Processadores

A arquitetura amd zen 5 está em desenvolvimento e usaria um nó de 5 nm

Índice:

Anonim

A AMD acaba de lançar sua arquitetura Zen 2 baseada em 7nm, mas parece que o desenvolvimento do núcleo pós-2020 já está em andamento. Embora estejamos familiarizados com o Zen 3 e o Zen 4, parece que a arquitetura do Zen 5 já está planejada e em funcionamento, o que mais ou menos o confirma para as gerações futuras dos processadores Ryzen, Threadripper e EPYC.

A arquitetura Zen 5 usaria um nó de 5nm

O Zen 5 da AMD será uma arquitetura pós-2021 que será apresentada em processadores de geração futura da família Ryzen, Threadripper e EPYC. Não podemos confirmar se a AMD usará as mesmas convenções de nomenclatura de CPU em 2020 e além, mas, assim como agora, todas as famílias de processadores apresentarão a nova arquitetura Zen.

O núcleo do AMD Zen 5 foi confirmado pela AMD há algum tempo em seus slides durante o lançamento do Zen +. Isso foi confirmado mais uma vez por David Suggs, arquiteto chefe dos núcleos de microprocessador AMD Zen 2 e Zen 5. A AMD possui equipes no departamento de CPU que trabalham em diferentes núcleos Zen em paralelo. David, em particular, foi o arquiteto-chefe por trás do núcleo AMD Zen 2, que recentemente estreou com os processadores Ryzen 3000 e também com os futuros núcleos Zen 5.

Sabemos que o Zen 2 da AMD é baseado na arquitetura de 7nm e o próximo Zen 3 seria baseado no processo de 7nm + já em 202. Os núcleos do AMD Zen 4 estão atualmente em projeto e estão programados para lançamento em 2021. Até então, a AMD deve pular para o nó do processo de 5 nm, permitindo que os núcleos do processador sejam até 80% mais densos do que os 7 nm atualmente permitidos.

Se a AMD usasse o mais recente nó de 5 nm da TSMC, também conhecido como N5, a empresa poderia esperar um aumento de 80% na densidade do transistor, 15% no desempenho geral e uma redução de 45% na área da matriz com sua próxima geração da série Ryzen baseada em Zen.

Com esse 'roteiro', é fácil prever que o núcleo do Zen 5 seja lançado entre 2022 e 2023 com um nó otimizado de 5nm, o que permitiria aumentar significativamente o desempenho.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button