Processadores

Kx-6780a e zx

Índice:

Anonim

Recentemente, alegados resultados do Cinebench R20 foram lançados para os próximos processadores KX-6780A e ZX-C4580 do fabricante chinês Zhaoxin.

O KX-6780A tem o desempenho de um Core i5-3470

Os dois processadores foram desenvolvidos com tecnologia 100% daquele país. O KX-6780A é o mais competitivo dos dois, com uma pontuação de 845. Enquanto isso, o ZX-C4580 tem uma pontuação de 245. Para colocar isso em perspectiva, o modelo KX está aproximadamente no mesmo nível do Ivy Bridge i5, como o Core i5-3470. O resultado é impressionante para um chip produzido no mercado interno. O ZX-C4580, enquanto isso, não é tão poderoso.

Ambas as peças são construídas em um nó de processo 'antigo' de 28nm e são um exemplo do que os fabricantes chineses podem fazer no mercado de CPU. O KX-6780A, em particular, é notável com desempenho multithreading relativamente alto.

É interessante notar que nenhum desses processadores funciona a mais de 3 GHz. Um problema constante com os fabricantes de CPU chineses, incluindo a concorrente Longsoon, está tornando o silício estável a mais de 3 GHz. O KX-6780A possui um IPC relativamente alto para compensar as baixas velocidades de clock.

É interessante projetar o desempenho que poderia ser alcançado quando a Zhaoxian pode fabricar processadores com nós de 20 nm, 14 nm e menos nanômetros. Um KX-6780A com frequências mais altas pode atingir os níveis de desempenho de um Haswell, ou seja.

É importante notar aqui que o objetivo desses chips não são os videogames, mas a independência dos suprimentos do país. É um risco de segurança para o governo chinês confiar nas peças Intel / AMD (quem sabe quais peças da Ryzen têm falhas na NSA). Ao desenvolver uma alternativa indígena, escritórios do governo, centros de vigilância e muito mais podem mudar para uma solução mais segura e mais conhecida.

Fonte Hardwaretimesmomomo_us

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button