Processadores

Kaixian kx

Índice:

Anonim

A fabricante chinesa de processadores Zhaoxin delineou projetos para os seus processadores KaiXian e KaiSheng de próxima geração. A China está pressionando bastante para reduzir a dependência do país em relação à tecnologia dos EUA. É por isso que agora podemos ver os processadores de 7 nm e as tecnologias PCIe 4.0 e DDR5 até 2021.

KaiXian KX-7000: Marchando em direção ao PCIe 4.0 e DDR5

Zhaoxin tem duas linhas de produtos principais. Os chips KaiXian são projetados para o mercado consumidor, enquanto os processadores KaiSheng são projetados para o mercado de servidores. As séries KaiXian KX-6000 e KaiSheng KH-30000 da Zhaoxin atualmente usam um nó de processo de 16 nm. No entanto, a empresa chinesa espera alcançar paridade com Intel e AMD até 2021.

Os atuais processadores KaiXian KX-6000 são baseados na microarquitetura LuJiaZui e produzidos com o processo de fabricação de 16 nm da TSMC. Os chips têm no máximo oito núcleos e relógios básicos de até 3 GHz. No entanto, os próximos chips KX-7000 anunciados recentemente empregarão aparentemente uma nova microarquitetura de processador, que Zhaoxin ainda não revelou.

A TSMC é responsável por produzir os chips KX-7000 para Zhaoxin com o nó do processo de 7 nm. Passar de 16 nm para 7 nm é um grande salto e deve permitir que a Zhaoxin comprime mais megahertz nos chips KX-7000. Se a nova microarquitetura for legal, a Zhaoxin deve ser capaz de preencher a lacuna de desempenho entre ela e a Intel ou AMD.

Espera-se que as peças KX-7000 de 7nm venham com um novo iGPU (Integrated Graphics Processing Unit) compatível com DirectX 12, bem como a mais recente interface PCIe 4.0 e RAM DDR5.

Semelhante às ofertas existentes ao consumidor de Zhaoxin KH-30000, a empresa chinesa também apresentou o processador KH-40000 com um nó de 16 nm. Eles têm até oito núcleos e relógios básicos de até 2, 7 GHz.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Zhaoxin promete quadruplicar o número de núcleos de oito para 32 núcleos no futuro para esta série. Isso colocaria o KH-40000 no mesmo terreno que os Threadrippers da AMD, pelo menos de uma perspectiva central. Resta ver como será o desempenho.

Como podemos ver, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está forçando esse país a desenvolver seus próprios processadores, algo que pode vir contra os Estados Unidos. Os processadores KX-6000 já correspondem ao desempenho do i5, portanto, no futuro, a diferença será cada vez menor. Para os Estados Unidos, este é um mercado a menos onde eles podem vender seus processadores, um dos mais importantes do mundo. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button