Tutoriais

Intel xtu: o que é e para que serve

Índice:

Anonim

Tentando diminuir a temperatura, melhorar o desempenho ou aumentar a vida útil da bateria de um laptop - trata-se de fazer pequenos ajustes que podem adicionar algo mais perceptível. O Intel XTU (Extreme Tuning Utility) é um software poderoso para overclocking ou underclocking, com opções para ajustar a tensão e o TDP para reduzir temperaturas, prolongar a vida útil da bateria e melhorar o desempenho.

O que é o Intel XTU

O Utilitário de ajuste extremo da Intel (XTU) é um programa baseado no Windows que a Intel promove como uma maneira de acelerar e ajustar o desempenho do seu sistema. Muitos entusiastas preferem lidar com isso via BIOS, mas o Intel XTU oferece opções para modificar métricas como tensão de núcleo, multiplicador de velocidade de clock e limites de potência de aumento de turbo.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Como limpar o cache do navegador, Edge, Chrome e Firefox

No entanto, a maioria de nós possui laptops que não são capazes de fazer overclock, tanto por causa da mudança que os processadores Intel passaram de uma configuração FSB tradicional para o BCLK há vários anos, quanto porque os sistemas de refrigeração não são capazes para lidar com essa térmica. Felizmente, algumas das configurações disponíveis, como a tensão do núcleo, que não é usada apenas para overclocking, e que também podem ser usadas para reduzir a carga térmica.

O Intel XTU é uma ferramenta que permite ajustar configurações que podem reduzir as temperaturas que nosso sistema atinge sob carga, possivelmente fazendo com que os ventiladores funcionem mais silenciosamente e até prolongem a vida útil da bateria.

O que o Intel XTU nos oferece

Quando você abre o Intel XTU pela primeira vez, uma tela é exibida com informações detalhadas sobre o seu hardware, como processador, memória, placa-mãe etc. Esses dados podem ser úteis para pessoas que tentam ajudar na solução de problemas por meio de um fórum, mas lembre-se de ocultar qualquer número de série.

No lado esquerdo, está o menu de navegação, onde você irá rolar pelas várias funções necessárias para fazer overclocking ou underclocking. Na parte inferior, você verá um gráfico de linhas e uma tabela que mostra os dados de saída do hardware e os sensores associados no seu PC. As configurações padrão mostram dados como temperatura, utilização e status do acelerador, mas os pequenos ícones de chave inglesa permitem adicionar ou remover itens do para ajustar as configurações e mostrar o que é importante.

Ao fazer overclock em sistemas de desktop, é comum definir uma tensão estática para melhorar a estabilidade, mas em dispositivos móveis isso pode reduzir a vida útil da bateria. Em vez disso, apenas compensaremos, o que permite que o processador altere dinamicamente a tensão para corresponder à tarefa - ou seja, menor quando ocioso e mais alto quando se trabalha duro. Esse deslocamento funciona assumindo o nível que a CPU teria ajustado e, em seguida, aumentando ou diminuindo-o com base no nível do deslocamento.

Os testes de estresse integrados não são particularmente estressantes em comparação com os favoritos dos fãs, como Prime95 ou AIDA64, mas são adequados para nossos testes iniciais. Você pode configurar um comprimento personalizado para o teste de estresse, e cada teste tenta criar uma carga completa sem criar a saturação da carga de trabalho causada pelos dois testes de estresse mencionados acima. Testes internos são úteis para avaliar a estabilidade durante o processo de torneamento, enquanto o Prime95 ou o AIDA64 podem ser usados ​​para validar a estabilidade depois que você terminar de ajustar as configurações de "longo prazo".

Vale a pena executar o benchmark antes de ajustar qualquer configuração, pois ele pode ser usado como um benchmark para avaliar os ganhos que obtemos. No entanto, devemos observar que, como o teste de estresse, esse benchmark não é muito abrangente comparado a uma alternativa de terceiros como um loop Cinebench R15, para avaliar o desempenho ao longo do tempo e observar melhorias na temperatura. e consumo de energia derivado da inflexão. Para ser justo com a Intel, esse utilitário é o método de software recomendado para overclock de processadores da série K, portanto, este benchmark foi projetado para medir o ganho de desempenho aumentando a velocidade do clock. A janela Intel XTU Benchmark mostra a pontuação da última execução, frequência e temperatura máximas e um gráfico mostrando que estávamos ativando a limitação do limite de energia.

O Intel XTU permite criar vários perfis de várias configurações que você pode alterar rapidamente. Para a maioria dos leitores, esse recurso não será muito utilizado, pois, uma vez que você tenha encontrado a melhor subguia estável que seu sistema pode suportar, ele funcionará assim indefinidamente. No entanto, se você tiver uma CPU capaz de fazer overclock, poderá criar um perfil com overclock para tarefas como jogos ou edição de vídeo e um perfil sem overclock que seja executado durante a computação regular para melhorar a vida útil da bateria e as térmicas.

Isso termina nosso artigo sobre o Intel XTU: o que é e para que serve, esperamos que tenha sido muito útil para você.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button