Tutoriais

Intel vt: o que é e para que serve?

Índice:

Anonim

Se você já se deparou com os termos Intel VT ou Máquina Virtual e não sabia o que eram, aqui vamos explicar um pouco o que são. Os dois termos estão intimamente relacionados e têm a ver com a virtualização de processos usando software. Embora atualmente não seja algo muito popular, é um processo vital para a indústria.

Índice de conteúdo

O que é virtualização e máquinas virtuais ?

Em palavras simples, poderíamos definir a virtualização como um processo que abstrai o hardware e executa certas plataformas usando apenas software. Embora possa parecer um pouco estranho para você, não é tão elaborado quanto parece.

A idéia por trás da virtualização é executar tudo o que realmente precisa de suporte de software e hardware usando software. O caso mais típico disso são as Máquinas Virtuais, algumas 'aplicações' que nos permitem virtualizar Sistemas Operacionais , principalmente.

Ao virtualizar sistemas operacionais , podemos desfrutar, por exemplo, de duas experiências diferentes no mesmo computador sem precisar reiniciá-lo. Pode parecer um rolo, mas outro dos usos mais conhecidos (embora não seja tão legal) é o dos emuladores.

O que antes precisava de um processador, uma placa gráfica, RAM e outros (com potência mínima) , hoje pode ser realizado com alguns componentes. Graças a isso, podemos ter um PlayStation 1 , um GameBoy Advance ou até um Nintendo 3DS em qualquer dispositivo atual ou mesmo em celulares.

Mas os lucros não param por aí. A virtualização é muito relevante para o setor de tecnologia, em geral. Uma das coisas mais usadas há algum tempo (já que temos outras ferramentas hoje) foi o desenvolvimento de aplicativos móveis.

Não é de surpreender que um dos principais pontos fortes ainda esteja trabalhando em servidores. O que sabemos por 'the Cloud' não existe realmente, são simplesmente computadores processando dados para outros computadores.

Mas com tudo isso: o que a Intel tem a ver com tudo isso?

O que é o Intel VT ?

Embora os sistemas mais antigos (no caso dos emuladores) tivessem hardware consideravelmente menos poderoso, eles ainda usavam componentes especializados.

Sim, o processador do PlayStation 2 era muito mais fraco do que qualquer Ryzen 3000 e os gráficos quase não tinham poder. No entanto, já tínhamos GPUs e CPUs em módulos separados, porque cada um é especializado em uma tarefa. Se queremos virtualizar um PlayStation 2 , muito do trabalho é feito pela CPU , e é por isso que o desempenho pode ser afetado em computadores menos potentes.

Por esse mesmo motivo, à medida que esse processo se tornou mais difundido na comunidade de tecnologia, as otimizações começaram a ser desenvolvidas.

Se este for o seu caso, você terá que navegar no BIOS da placa-mãe. Normalmente, esta opção é encontrada na guia responsável pela segurança .

Em relação à tecnologia, a Intel garante que melhora a flexibilidade e a robustez das soluções tradicionais de virtualização baseadas em software. Os destaques do Intel VT são:

  • Simplifique a transferência do controle da plataforma entre os Sistemas Operacionais Host (OOs) e o Virtual Machine Manager (VMM). Otimização de rede para virtualização com aceleração baseada em adaptador.
A Intel fecha seu departamento de Inteligência Artificial

Por outro lado, o Intel VT-d tem seus próprios aprimoramentos relacionados aos diferentes poderes que eles oferecem ao VMM . Entre eles, destacamos:

  • Atribua portas de entrada / saída a sistemas operacionais clientes. Reatribuição de DMA Reatribuição de interrupções

Isso é especialmente interessante para empresas, pequenas, médias e grandes. Embora alguns usuários possam criar sistemas complexos a partir de vários sistemas operacionais , é na seção de servidores que isso realmente brilha.

Como a maior parte do trabalho que fazemos na nuvem é em outros computadores que lidam com essas solicitações, podemos dizer que grande parte da Internet é virtualizada. Portanto, essas tecnologias são vitais para a operação correta e ágil da web.

Palavras finais sobre tecnologias de virtualização

Não nos aprofundamos muito em como funciona ou em como usá-lo em todo o seu potencial, pois hoje só vimos o que é e para que serve. Esperamos que você tenha achado interessante, pois é uma característica muito importante para o mundo tecnológico em que vivemos.

O que temos que confessar a você é que hoje ela pode não ser uma tecnologia tão interessante.

A maioria dos novos processadores e placas-mãe Intel suportam o Intel VT , por isso é praticamente um padrão. Poderíamos aproximar a tecnologia multithreading que quase todos os processadores de desktop carregam.

Não é à toa, é sempre bom saber um pouco mais de perto o que temos naqueles potes de metal que fazem cálculos, certo?

Esperamos que você tenha entendido o artigo e aprendido algo novo hoje. Se você tiver alguma experiência sobre essas tecnologias incluídas no Intel VT , sinta-se à vontade para compartilhá-las abaixo, na caixa de comentários.

Agora, escreva-nos: Em que outra tecnologia você está interessado agora? Na sua opinião, qual é o ponto mais forte da Intel? Compartilhe suas idéias com os outros!

Fonte Intel VT e VT-dIntel VTThoma Krenn

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button