Processadores

Intel tick

Índice:

Anonim

O Intel Tick-Tock chega ao fim, a partir de agora a evolução dos microprocessadores será mais lenta e veremos mais famílias fabricadas com o mesmo processo de fabricação. Não surpreende, pois nos últimos anos a gigante do silício já sofreu vários atrasos em seu roteiro.

O Tick-Tock da Intel é substituído por um ciclo trifásico

A estratégia Tick-Tock da Intel consistiu em manter um grande ritmo na evolução de seus processadores. O Tick representa uma mudança no processo de fabricação (redução do nm) e o Tock consiste na introdução de uma nova microarquitetura, essas fases foram produzidas em anos alternados, para que em um ano o processo de fabricação seja reduzido e no ano seguinte uma nova microarquitetura é lançada.

Dada a dificuldade de continuar diminuindo o nm, a Intel não teve escolha a não ser pôr fim ao seu ciclo Tick-Tock e passar para um novo ciclo de três estágios. Isso significa que a partir de agora cada redução de nm seguirá duas etapas sem diminuir o nm, em uma delas uma nova arquitetura é introduzida e na próxima a arquitetura introduzida anteriormente é otimizada.

Para nos colocar em contexto, o último Tick foi o Tri-Gate de 14nm introduzido em Broadwell e será seguido pelos processadores Skylake (nova arquitetura) e Kaby Lake (otimização do Skylake). O próximo passo será uma nova redução de nm com Cannonlake, neste caso, vamos para 10nm.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button