Notícia

Intel talvez remova cpus de 10nm para desktops [boato]

Índice:

Anonim

Fontes do site alemão Hardwareluxx nos mostram alguns rumores estranhos sobre o time azul. Diz- se que a Intel está abandonando seus planos para processadores de 10 nm para desktop. Essa notícia nos confunde um pouco, mas o site depende muito de sua fonte, pois vazou informações confiáveis ​​em outros momentos.

Segundo fontes internas da Intel , a empresa poderia abandonar seus planos de 10 nm .

Devido à crescente pressão da AMD tecnológica, a Intel parece ter adotado uma estratégia muito mais agressiva.

De acordo com uma fonte anônima razoavelmente confiável, a empresa irá percorrer um longo caminho na fabricação de transistores de 7nm, abandonando 10nm no processo. No entanto, o final disso levará cerca de dois anos, algo que pode custar muito à empresa.

Apesar de a Intel se orgulhar de seu salto para 10 nm, eles admitiram que essa nova microarquitetura é bastante problemática. Se adicionarmos as baixas frequências que eles conseguem atingir e o baixo volume de fabricação que possuem, isso não parece convergir.

Para compensar, estamos analisando arquiteturas como o Comet Lake-S e o Rocket Lake-S , que ainda possuem 14nm . Segundo a fonte, o plano seria aumentar o contador principal no campo do usuário, mas sem alterar muito a microarquitetura. Isso seria até 2022, quando o Lago Meteorito (ou com outro nome) com transistores de 7 nm chegaria ao fim .

Obviamente, por outro lado, as unidades gráficas de nova geração (Intel HD Graphics) parecem ter sido criadas a 10 nm .

Micro-arquiteturas como o Tiger Lake-S seriam completamente descontinuadas, embora suas versões para laptops continuassem sendo desenvolvidas. De acordo com as declarações da mesma empresa em maio, podemos ver nesta plataforma móvel:

  • Uma nova arquitetura de CPU Novo mecanismo gráfico Intel Graphics Xe Nova tecnologia de E / S

Processadores para servidores

Na seção de servidores, o Intel Xeon também planejava usar arquiteturas de 10 nm , mas parece que elas não serão afetadas tanto. Como as últimas notícias dos processadores de servidor eram relativamente recentes, acreditamos que o roteiro não mudará muito.

O Ice Lake e o Cooper Lake compartilharão o soquete LGA4189 e não apenas o compartilharão, mas também estarão no mercado ao mesmo tempo. Embora este segundo ainda possua micro-arquiteturas de 14 nm , ele terá tecnologias complementares (como extensões AVX-512_BF16 / BFloat extra) para oferecer desempenho superior.

Por outro lado, o Ice Lake terá núcleos Sunny Cove , apesar de abandonar as extensões do BFloat16 .

Aparentemente, a Cooper Lake planeja nos oferecer até 56 núcleos, enquanto que devido aos problemas com os 10nm, há apenas 28 para o Ice Lake . Portanto, a Intel precisará de outras maneiras de desenvolver transistores de 10 nm e atualmente não parece encontrar soluções úteis. A fonte fala sobre uma técnica chamada Contact Over Active Gate (COAG), uma nova maneira de conectar portas, embora continue causando problemas.

Depois do Ice Lake , teríamos a microarquitetura Sapphire Rapids construída em 10nm ++, mas não temos muita informação sobre isso.

Afinal, esses são rumores, mas devemos ter um olhar atento para saber quais dessas afirmações são verdadeiras.

E o que você acha dessa notícia estranha? Você acha que a Intel faria bem em seguir esses rumores? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.

Fonte Hardwareluxx

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button