Laptops

Intel optane vs ssd: todas as informações

Índice:

Anonim

Quando todos pensamos que os SSDs eram uma das melhores invenções do mundo da computação, a Intel parece deixá-los em fraldas, a gigante de semicondutores trabalha com a nova tecnologia de memória 3D Xpoint, que promete ser muito melhor do que a NAND atual usada em Discos SSD, fala-se de uma nova geração de SSDs até 1000 vezes mais rápida que os atuais, portanto a mudança pode ser ainda maior do que quando os discos mecânicos estavam obsoletos. Intel Optane vs SSD: todas as informações

Intel Optane se aproxima da velocidade da RAM

A nova tecnologia 3D Xpoint vem com o nome de marca Optane, é um novo tipo de memória muito mais rápido que o NAND (até 1000 vezes) e também não é volátil para que os dados não sejam perdidos quando a energia acabar. Uma velocidade 1000 vezes maior que a NAND nos aproxima muito do que a RAM é capaz de oferecer.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Este último pode abrir as portas para uma mudança radical na maneira como os computadores de hoje são fabricados, imagine por um momento que a separação entre RAM e armazenamento desaparece. Com isso, em um futuro não muito distante, poderíamos comprar um novo computador com memória de 1 TB (para citar uma figura) e que ele pode ser usado como RAM ou como armazenamento indiferentemente. Isso pode parecer um sonho, mas Optane é a peça fundamental que pode nos trazer essa mudança que alguns usuários sonharam tanto. O computador teria acesso a grandes quantidades de RAM sem lentidão ou perda de desempenho, algo que seria um dos santos grails da computação.

SSDs atuais se ajoelham antes do Optane

Por enquanto, a Intel é bastante rígida com o Optane e fornece o conta-gotas de informações. Micron é o parceiro da Intel no desenvolvimento do Optane e mostrou um protótipo no último Flash Memory Summit. O sistema de teste utilizado consistia em uma besta composta de 64 GB de memória DDR4 e um módulo Optane PCI Express 3.0 4x de 140 GB como um arquivo de troca.

Foi realizado um teste com o SideFX Houdini para comparar o Optane com um SSD Intel 750, com o SSD tradicional, o processo de renderização levou um total de 35 horas e o processador ficou em modo de espera 70% do tempo. Em seguida, o mesmo teste foi feito com o Optane e o tempo de renderização caiu para 10 horas enquanto a CPU estava em espera apenas 20% do tempo. Com esses dados, o Optane pode ser uma revolução para profissionais de imagem que precisam processar grandes quantidades de dados todos os dias.

Recomendamos o nosso guia de dicas ao comprar um SSD.

Em outro teste no IDF em Shenzhen, vimos a Intel jogar com uma unidade Optane passando dados através de uma interface Thunderbolt 3, a taxa de transferência alcançou 2 GB / s, enquanto o mesmo teste com um SSD baseado em NAND deu uma Velocidade de 300 MB / s. Talvez a Intel tenha exagerado ao afirmar que o Optane é 1000 vezes mais rápido que o NAND, mas ninguém negará que a diferença de velocidade seja evidente e que, por enquanto, só vimos protótipos e toda nova tecnologia possui uma enorme margem de evolução.

RECOMENDAMOS A JMicron criou a nova ponte USB 3.1 Gen 2 para PCIe NVMe para SSDs externos

Palavras finais

Sem dúvida, a tecnologia Optane promete muito, o ruim é que vamos viver uma situação muito semelhante à do início dos SSDs atuais, veremos discos com capacidades muito reduzidas e a preços proibitivos. Por esse motivo, ainda teremos que nos contentar por alguns anos com os SSDs atuais e, por enquanto, podemos apenas sonhar em ver a memória RAM desaparecer de nossos sistemas.

O que você espera da tecnologia Optane?

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button