Internet

Intel olha para além do CMOS, meso abre caminho para o futuro dos dispositivos

Índice:

Anonim

Estamos nos aproximando cada vez mais das limitações físicas na arquitetura de chips, tornando mais importante para os fabricantes o desenvolvimento de novas maneiras de superar esses limites. A computação quântica é um passo em direção a esse objetivo, e a Intel espera dar o próximo passo em sua tecnologia MESO.

A tecnologia MESO superará as limitações do CMOS

Pesquisadores da Intel, da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBNL) publicaram um artigo na Nature intitulado "Lógica de órbita magnetoelétrica magnética (MESO) escalável e com eficiência energética". Nele, os cientistas explicam como os dispositivos baseados em MESO têm o potencial de reduzir a tensão em 400% em comparação à tecnologia complementar de óxido-semicondutor de metal (CMOS) e aumentar a eficiência energética. 10 a 30 vezes quando combinado com uma potência ultra baixa do estado de sono.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a AMD Ryzen - Os melhores processadores fabricados pela AMD

Atualmente, a Intel ainda está trabalhando no dimensionamento do CMOS, mas os pesquisadores veem que a lógica do MESO está impulsionando o crescimento na era pós-CMOS. Eles esperam que sua tecnologia surja na próxima década. A Intel já desenvolveu um protótipo experimental do dispositivo MESO, usando materiais magnetoelétricos desenvolvidos por Ramamoorthy Ramesh na UC Berkeley e LBNL. A tecnologia utiliza materiais quânticos à temperatura ambiente para produzir efeitos de transdução em órbita giratória.

O MESO é um dispositivo construído com materiais quânticos à temperatura ambiente, é um exemplo do que é possível e, esperamos, desencadeia inovação na indústria, na academia e nos laboratórios nacionais. Vários materiais e técnicas críticos ainda precisam ser desenvolvidos para permitir o novo tipo de dispositivos e arquiteturas de computação.

Enquanto o protótipo experimental mostra resultados promissores, a tecnologia está em seu estágio pré-infantil. São necessárias muito mais pesquisas e os dispositivos práticos ainda estão muito distantes, pelo menos uma década.

Fonte Techpowerup

Internet

Escolha dos editores

Back to top button