Smartphone

Intel é processada por seus chips sofia depois que vários telefones celulares pegam fogo

Índice:

Anonim

Vários anos atrás, quando a Intel ainda tentava entrar no mercado de smartphones, a empresa anunciou uma aliança estranha. Não sendo capaz de construir um modem para smartphone integrado em seu próprio chip na época, a empresa decidiu se unir à TSMC, responsável pela fabricação dos modems.

A Intel é processada por seus chips SoFIA, que aparentemente superaqueceram e causaram a explosão de vários smartphones

Isso permitiu à Intel lançar um SoC, chamado SoFIA, capaz de competir em mercados de baixo e médio alcance. No entanto, recentemente um fabricante brasileiro de dispositivos chamado Qbex entrou com uma ação contra a Intel, alegando que várias falhas no design de chips SoFIA causaram inicialização espontânea e superaquecimento de vários smartphones.

O QBEX alega que alguns componentes dos chips SoFIA estavam com defeito desde o início e que a Intel estava ciente desses defeitos, mas não tinha intenção de corrigi-los.

Os dispositivos baseados no processador SoFIA foram vendidos principalmente em mercados emergentes e tiveram desempenho semelhante ao de celulares com processadores Atom, com frequências de clock entre 1 GHz e 1, 2 GHz.

De acordo com a Qbex, a Intel o procurou para trabalhar juntos em janeiro de 2015, sob um contrato pelo qual o smartphone da Qbex, que possuía a marca Intel Inside, usaria componentes criados como parte do contrato Rockchip (um fabricante chinês com o qual a Intel havia fechado anteriormente acordos para lançar no mercado dispositivos baseados em SoFIA.)

Os problemas surgiram logo depois para o QBEX, quando os clientes começaram a devolver dezenas de smartphones com defeito, além de receber milhares de reclamações. Após uma breve investigação, os engenheiros da Qbex identificaram algumas falhas no microprocessador SoFIA ", que causou o superaquecimento dos smartphones, o que poderia levá-los a pegar fogo ou até explodir".

Um porta-voz da Intel respondeu a essa demanda dizendo o seguinte:

"Estamos investigando minuciosamente as reivindicações do processo. No entanto, não temos evidências para sugerir que os problemas de superaquecimento apontados pelo QBEX foram causados ​​pelo nosso produto. ”

Smartphone

Escolha dos editores

Back to top button