Hardware

Intel fornece detalhes sobre cxl, sua resposta à conexão nvlink

Índice:

Anonim

O CXL (Compute Express Link) é uma tecnologia de interface de conexão ambiciosa para dispositivos removíveis com alta largura de banda. Basicamente, ele foi projetado para superar muitas das limitações técnicas do PCI-Express, a menor das quais é a largura de banda.

Intel CXL usará linhas PCIe 5.0 de 32 Gbps

A Intel projetou a interface CXL pensando em seus gráficos 'Xe', especialmente em ambientes de data center, uma interconexão especial semelhante ao NVLink ou InfinityFabric. O desenvolvimento do CXL também é impulsionado pelas principais empresas de aceleradores de computação, como NVIDIA e AMD, que já possuem interconexões semelhantes. Em um evento dedicado chamado "Dia da Interconexão 2019", a Intel fez uma apresentação técnica que explica em detalhes como o CXL funciona.

Muitos detalhes técnicos

A Intel criou a interface de conexão CXL para substituir o PCI-Express em ambientes de data center, pois permite maior largura de banda, mais dispositivos conectados e menor latência, em maior medida. A latência é o maior inimigo dos conjuntos de memórias compartilhadas que abrangem vários computadores físicos. O CXL foi projetado para superar muitos desses problemas sem descartar a melhor parte do PCIe: simplicidade e adaptabilidade.

A Intel vê o CXL como um protocolo alternativo executado na parte superior da camada física do PCIe. O Intel CXL usará inicialmente linhas de 32 Gbps PCIe 5.0, mas a Intel planeja atualizar para o PCIe 6.0 mais tarde (e teoricamente além) para escalar.

A Intel se orgulha de que o CXL oferece menor latência do que outras opções de interconexão.

O setor está adotando protocolos de cache consistentes, e grandes fabricantes de equipamentos originais, como Dell EMC e HPE, estão pressionando por isso. Esperamos ouvir mais sobre o Intel CXL no futuro, mas ainda é cedo. O recente lançamento do Intel Xeon de segunda geração incluiu o PCIe 3.0. Esperamos que a Cooper Lake tenha o PCIe Gen4 ainda este ano e até 2020 e, em seguida, incorpore as CPUs dos servidores Intel para dar suporte ao PCIe 4.0 até 2020. A AMD, enquanto isso, lançará o EPYC 'Rome' com o PCIe 4.0 em alguns meses.

Fonte Techpowerup

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button