Processadores

Intel core i7-9750h vs intel core i7

Índice:

Anonim

Como você pode imaginar, nossa comparação entre o Intel Core i7-9750H e o Intel Core i7-8750H foi rápida. Dois processadores que estabeleceram e estabelecerão uma referência em termos de notebooks, os mais equilibrados em desempenho / preço em suas famílias, merecem um artigo para ver quais são as diferenças em termos de desempenho e jogos.

Índice de conteúdo

Nesta comparação, usamos os resultados obtidos em cada revisão e nos testes atuais realizados nos laptops Gigabyte AERO 15-X9 e AORUS 15-XA, dois computadores com hardware semelhante, exceto a CPU.

Intel Core i7-9750H vs Intel Core i7-8750H a referência de sua classe

O Core i7-8750H, sem dúvida, marcou uma era nos laptops para jogos até hoje. Bastante uma fera de 6 núcleos da 8a geração Coffee Lake que foi usada por absolutamente todos os fabricantes de jogos para notebook e não jogos, na verdade, praticamente todas as nossas análises mais recentes têm a presença desse processador.

Por outro lado, temos o novo Intel Core i7-9750H, um CPU lançado recentemente pela gigante azul e que visa ser a nova referência em laptops até a chegada da arquitetura hipotética de 10nm, a menos que você obtenha um 10ª geração, é claro. Segundo o fabricante, este CPU de 6 núcleos também é capaz de 28% a mais do que seu irmão anterior. Estamos aqui para corroborar isso, embora, é claro, sejam dois laptops não idênticos, com sistemas de refrigeração diferentes e que influenciarão um pouco o resultado.

Folha de dados Intel Core i7-9750H vs Intel Core i7-8750H

Vamos começar como sempre com a tabela que inclui todas as características técnicas dos processadores. Dessa forma, podemos ver as diferenças que foram implementadas na nova família Core.

A partir desta tabela, podemos deixar claro que as principais inovações do processador ocorrem no aumento da freqüência de clock em um total de 40 MHz, tanto na frequência base quanto no turbo, e sim, no aumento de 3 MB no cache L3. Em vez disso, os cache L1 e L2 foram mantidos exatamente iguais, com 32 KB por núcleo para cache de instruções e dados e 256 KB por núcleo para o cache L2.

Outro aspecto que também foi atualizado é a capacidade de suportar até 128 GB de RAM, algo que nunca é visto em um laptop, e que se casa com a atualização idêntica em toda a gama de processadores de 9a geração, embora tenha cuidado, em Dual Channel, não Quad Channel, como acontece com a plataforma LGA 2066.

Em relação ao restante das especificações, tanto as que inserimos quanto as que não foram, são exatamente iguais: suporte a TDP, PCI-E, temperatura máxima suportada etc. É hora de ver nossos lados de teste, porque eles terão uma influência irremediável nos resultados.

Ficha técnica das equipes comparativas

Esse é o hardware básico dos notebooks, pois vemos que é bastante semelhante, se não o mesmo, pois, por exemplo, a memória RAM é exatamente a mesma e da mesma marca. O mesmo vale para a placa de vídeo, que é uma Nvidia RTX 2070 em ambas as unidades, o que facilitará bastante o fato de obter resultados idênticos nelas.

Algo que será diferencial é o sistema de refrigeração, embora a verdade seja que as temperaturas não variem muito. De fato, durante os testes , obtivemos uma temperatura de carga de 81ºC na GPU AORUS e 86ºC na Gigabyte, e 89ºC na CPU AORUS e 92 na Gigabyte.

Agora, sem mais delongas, vamos ver quais resultados obtivemos em nossos testes do Intel Core i7-9750H vs Intel Core i7-8750H.

Testes sintéticos para Intel Core i7-9750H vs Intel Core i7-8750H

Como são dois computadores focados em jogos, o melhor que podemos fazer é mostrar os resultados dos benchmarks feitos para ambas as equipes durante suas respectivas análises. Obviamente, essa pontuação inclui o desempenho da placa gráfica e também da CPU como um todo.

Em vista dos resultados, observamos melhorias evidentes no conjunto total de GPU + CPU, também notamos um desempenho otimizado em geral durante nosso uso com o laptop, que é, afinal, o que é. Nesse sentido, mais uma vez, o sistema de resfriamento em ambos os casos foi bom e as temperaturas foram controladas durante o desempenho dos benchmarks. Além disso, os programas estavam na mesma versão.

Começando com o teste de CPU puro, podemos ver uma melhoria de desempenho do i7-9750H em relação ao modelo anterior, não é demais, mas o aumento na frequência e no cache significa que agora a capacidade de renderizar tanto o núcleo múltiplo quanto o núcleo único será um pouco melhor. Obviamente, nesse caso, não vemos 28% que a marca prometeu, mas uma melhoria de 5%. Se considerarmos que o custo dos laptops de ambas as gerações será semelhante, definitivamente optaremos por este novo CPU.

Agora vamos ver os resultados dos testes sintéticos com o 3DMark. Os gráficos mostram uma melhoria notável, mas e se formos especificamente aos resultados obtidos a partir da CPU? 6598 contra 5065, obtendo então o i7-9750H uma pontuação 23% mais, o que, neste caso, é quase 28% do que estávamos falando no início. No restante das pontuações , também vemos melhorias significativas que também estão em torno desse percentual de aumento.

Por sua parte, no PCMark 8, um bom programa para determinar a fluidez e o desempenho do conjunto geral do PC, também vemos uma pontuação significativamente maior no AORUS. Estamos falando de uma pontuação 19% maior que a geração anterior. Confirmamos então que é um conjunto mais poderoso, e não vamos esquecer que a única coisa que muda é a CPU, porque mesmo o sistema operacional é o mesmo, até a unidade SSD do Gigabyte AERO 15-X9 apresentou melhor desempenho.

Desempenho nos jogos

Já vimos que, em termos de desempenho em testes sintéticos, o laptop com CPU Core i7-9750H prevalece em todos os casos; será o mesmo quando se trata de tocar?

A configuração gráfica em todos os casos é exatamente a mesma, a única diferença está na versão dos drivers que foram atualizados recentemente. De qualquer forma, isso não é motivo suficiente para ver o desempenho consideravelmente melhor que o novo CPU Intel nos oferece.

Em títulos como Tomb Rider ou Deux EX, vimos melhorias consideráveis ​​superiores a 20 FPS. Em outros, como Doom 4 ou Final Fantasy XV, essa melhoria é reduzida para alguns FPS. E, finalmente, temos o Metro Éxodus, no qual obtivemos um desempenho menor, o que, neste caso, pode ser devido à captura de quadros em diferentes fases do jogo.

De qualquer forma, as melhorias gerais são muito notáveis e vemos esse salto de qualidade que faz todo o hardware funcionar melhor e aproveitar ao máximo esse RTX 2070 Max-Q

Temperaturas de ambos os laptops

Embora não seja parte integrante da comparação, uma vez que isso afeta modelos de laptop específicos, faremos uma revisão das temperaturas operacionais que obtivemos nas duas equipes.

Lembre-se de que ambos tinham um sistema com dois ventiladores do tipo turbina, embora maiores e mais poderosos que o modelo com o Core i7-9750H. Da mesma forma, a configuração dos heat pipes é 2 para o Gigabyte AERO 15-X9 e 3 para o AORUS 15-XA.

Os resultados são certamente semelhantes, mas, em geral, percebemos que essa nova CPU é mais quente que a anterior, devido aos picos de temperatura obtidos até 95 graus e devido a um maior aquecimento no estoque. Imagine se não tivéssemos essa melhoria no sistema de refrigeração, na medida do possível.

Conclusão final do Intel Core i7-9750H vs Intel Core i7-8750H

Bem, praticamente não temos dúvidas de que a Intel realmente melhorou o desempenho geral com esta nova geração de processadores, e é realmente significativo que ainda possam ser feitas melhorias a partir de uma litografia de 14 nm que está conosco há vários anos e até 9 gerações..

Sem dúvida, o aumento da frequência e o aumento da memória cache tornam o Intel Core i7-9750H um processador mais completo, se possível, com desempenho que rivaliza com muitos dos processadores de desktop, como o AMD Ryzen 5 2600x, altamente recomendado pela nós para equipamentos de jogos de mesa.

Visite o nosso guia para os melhores laptops do mercado

No que diz respeito à refrigeração, já sabemos que quanto mais frequência, mais calor ela emitirá, isso não é segredo, e a AORUS teve que renovar todo o seu sistema de refrigeração para manter as temperaturas em níveis semelhantes aos do i7-8750H.. E a verdade é que esse novo sistema é eficiente, mas também bastante barulhento.

O desempenho dos jogos é a vitrine perfeita para finalmente determinar que esse novo CPU realmente representa uma melhoria no desempenho geral e, tendo em vista os preços semelhantes que estamos vendo nas novas unidades, recomendamos que você opte por essa nova geração, embora não introduza 128 GB de RAM. Obviamente, não vimos essa melhora de 28% em nenhum lugar; em vez disso, ela permaneceu em 20%, no máximo, e foi capturada com uma pinça.

Até agora, nossa comparação entre o Intel Core i7-9750H e o Intel Core i7-8750H vem. O que você acha desta nova geração de processadores para notebooks? Você pretende comprar um em breve?

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button