Tutoriais

Ferramenta de diagnóstico do processador Intel: vale a pena?

Índice:

Anonim

A Intel Processor Diagnostic Tool é uma nova ferramenta que a gigante azul disponibiliza a todos os usuários de seus processadores para avaliar facilmente o desempenho de sua CPU e sua operação correta. Apresentamos todos os detalhes sobre esta ferramenta e se realmente vale a pena.

Índice de conteúdo

Existem muitos programas que circulam na Internet que realizam ações ou avaliações semelhantes, mas, como sempre acontece em grandes marcas, a ferramenta mais confiável quase sempre é aquela que vem do próprio fabricante, sem dúvida, é a que melhor conhece seus produtos e como tratá-los..

Por que uma CPU pode quebrar

Bem, a verdade é que não há muitas razões pelas quais uma CPU pode quebrar e, além disso, praticamente todas as razões levarão a uma única solução: a de mudar a CPU por uma nova.

O processador é basicamente o coração do computador, um microchip com circuitos integrados diabolicamente complexos, compostos por milhões de transistores através dos quais a corrente é passada para um na forma de uns e zeros (tensão / não tensão) milhões de vezes por segundo. A CPU é responsável por processar todas as instruções, programas e componentes do sistema operacional. Os resultados obtidos são o que vemos na tela.

À primeira vista, esse pequeno chip parece muito sensível e frágil, mas na verdade não é tanto, mas suporta temperaturas de até 100 o C nos modelos mais atuais. Ele também é capaz de suportar descargas de eletricidade estática, graças a um sistema de proteção passiva que ele incorpora, e até aumenta com um sistema de desligamento ou proteção da própria placa-mãe.

Quem diz que esse elemento é quebrado apenas por tocá-lo está longe da realidade, embora, é claro, sempre haja casos específicos nos quais esse foi o caso devido à má sorte. Aqui estão as razões pelas quais uma CPU pode quebrar:

  • Uma batida no chão Um choque elétrico maior que a eletricidade estática Seu uso continuado em altas temperaturas próximo ao máximo suportável Curto-circuito nos contatos do soquete ou sobretensão devido a uma placa defeituosa Instale-o em um soquete incompatível

A verdade é que também não há muito mais, quase todos são eventos físicos que podem acontecer ao longo da vida.

O que é a Ferramenta de diagnóstico do processador Intel e para que serve?

Se são apenas causas físicas que quebram uma CPU, por que queremos uma ferramenta de diagnóstico?

A Ferramenta de diagnóstico do processador Intel, que é realmente chamada, é uma ferramenta de diagnóstico para processadores Intel. Isso consiste em verificar sua operação correta com um processo no qual verifica a marca, modelo e características técnicas da CPU e executa uma série de testes de estresse no processador para verificar se há algum problema na integridade dos núcleos.

O que esta ferramenta está realmente fazendo é uma espécie de referência para a CPU através de vários testes, incluindo:

  • Verifique a originalidade do produto (que eu saiba, não há CPUs XD de imitação). Verifica a string da marca ou a palavra, o que basicamente é comparar a string do arquivo de configuração da CPU para ver se ela corresponde à referência (microcódigo). Você testa o cache L1, L2 e L3 quanto à velocidade, carga e quantidade de memória correta. Verificação do conjunto de instruções MMX / SSE Verifique a operação correta do controlador de memória integrado (IMC). Teste do número primo, que mede a rapidez com que a CPU pesquisa um número primo aleatório Operações de ponto flutuante e operações matemáticas para verificar a ALU (unidade aritmética-lógica. Teste de estresse da CPU para verificar temperaturas e aceleração. Testes de carga e frequência Verificação do PCH (Platform Controller Hub), que é um controlador de dados para se comunicar com elementos como o relógio do sistema, a interface de exibição flexível (IDE), gráficos integrados (DMI) e outras funções de entrada / saída Teste SPBC (Sample Production Bit Checker), que verifica se é um processador de amostra ou de produção.Teste o módulo gráfico interno com padrões de cores 2D e 3D e a operação correta deste (desde que está em execução).

Como podemos ver, ele faz muitas coisas em apenas alguns segundos, algo que nem todos os programas são capazes de fazer. De fato, o mais normal é que, com outro, só podemos fazer um teste de estresse enviando um grande volume de processos para a CPU, mas não há verificações avançadas como esta.

O que esse programa pode detectar?

Bem, a julgar por esse teste, poderíamos detectar muitas coisas erradas em nossa CPU. Por exemplo, verificando o controlador de memória, podemos comprar se a comunicação for bem-sucedida e se o controlador estiver danificado. Da mesma forma, realizando o teste de estresse e a ULA , pudemos verificar se as temperaturas operacionais estão corretas e o sistema ou núcleos estão funcionando corretamente.

Também poderíamos comprar o conjunto de gráficos e instruções integrados compatíveis com o sistema operacional e a placa-mãe. de fato, muitas dessas verificações são para detectar possíveis problemas de compatibilidade entre o hardware do nosso equipamento.

Onde baixar e como instalar a Ferramenta de diagnóstico do processador Intel

Já vimos mais ou menos o que essa ferramenta pode fazer pelos mostos, agora é hora de saber onde está disponível.

Bem, será tão fácil quanto nos informar no site oficial da Intel e estará localizado no Centro de Download. Caso contrário, clique no link anterior e você estará lá.

A instalação é muito simples, basta clicar duas vezes na ferramenta e seguir o processo clicando em " Intall ". Podemos personalizar o caminho da instalação clicando em " Opções ".

Durante o processo, outra janela será aberta, onde novamente teremos que clicar em " Instalar " e o processo será concluído.

Como usar a ferramenta

Após executar a ferramenta de diagnóstico, teremos que aceitar os termos da licença e automaticamente o processo de verificação e diagnóstico começará. Portanto, seja simples, teremos que esperar alguns minutos sem fazer nada para que isso acabe.

No lado direito, todos os testes a serem executados serão representados, " aprovado " significa que passamos e " falhamos " porque algo está errado. Esse será o momento em que teremos que ir para a página da Intel e levantar o problema em seu fórum. É claro que eles saberão o que fazer ou o que está causando o problema.

Durante o processo, aproveitamos a oportunidade para iniciar o Gerenciador de Tarefas do Windows, pois no lado esquerdo, recebemos um link direto para essa ferramenta para verificar o processo e a carga do kernel.

Se, nesta mesma parte, formos para a seção " Recursos da CPU ", podemos ver o conjunto de instruções que nossa CPU suporta. Isso será útil para os mais conhecedores do assunto, como programadores que têm finalidades muito específicas.

Outra possibilidade interessante é clicar no link do nome da nossa CPU para ir diretamente para a página de especificações da Intel (ark.intel.com) e descobrir mais sobre a nossa CPU.

Vamos agora examinar superficialmente a barra de ferramentas deste software, que também não possui muitos segredos. A primeira seção será simplesmente armazenar os resultados em um arquivo de texto.

No segundo, teremos mais opções disponíveis, que basicamente são ativar ou desativar diferentes opções de teste. Embora também possamos verificar a garantia da CPU, desligar o sistema, procurar atualizações ou abrir o gerenciador de tarefas. Nesta seção, vemos a opção " Looping ", que basicamente ativa a possibilidade de executar o teste recursivamente.

A terceira seção serve apenas para mostrar ou não o painel de resultados correto e a última para conhecer os detalhes do programa.

Conclusão sobre a ferramenta de diagnóstico do processador Intel

Bem, já demos uma boa visão geral dessa ferramenta, é tarefa de cada uma explorar suas opções com mais detalhes, embora não exista muito mais do que o que foi discutido.

De nossa parte, vemos que é uma aplicação muito interessante para quem deseja testar a operação de uma CPU e realizar um pequeno teste de estresse. Será recomendado se encontrarmos um desempenho estranhamente lento em nosso PC e não soubermos o porquê. Pelo menos com esta ferramenta, poderemos saber se nossa CPU está em perfeito estado.

Agora deixamos alguns tutoriais extras

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, pelo menos para aprender sobre a existência dessa ferramenta. Para qualquer problema, escreva-nos na caixa de comentários ou no fórum de hardware. Você fez o teste e perdeu um erro?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button