Tutoriais

Hardware e software: definições e conceitos

Índice:

Anonim

Para que um sistema de computador funcione corretamente, seu hardware e software devem funcionar de maneira limitada, executando as tarefas solicitadas. Embora existam diferenças categóricas entre os dois conceitos, ambas as partes do computador são essenciais.

No artigo a seguir, definiremos o que é hardware , software , quais elementos do computador correspondem a cada parte, quais elementos estão na metade e quais diferenças existem entre cada grupo.

Índice de conteúdo

Definição de hardware , principais tipos e componentes

Hardware refere-se a um conjunto de peças físicas e tangíveis que interagem entre si em forma analógica ou digital para dar origem ao computador. Às vezes, é indicado de forma abreviada com os caracteres H / W ou oh / w. Uma definição alternativa refere-se à presença ou ausência de eletrônicos, chips ou circuitos impressos na peça, mas possui um nível de generalidade mais baixo, portanto, seu uso não é comum.

Hardware é o meio físico no qual qualquer software é instalado, operado e opera; isto é, sem o hardware , o computador não existe.

Com o tempo, no que parece ser quatro gerações tecnológicas, o hardware evoluiu lenta mas progressivamente. A primeira geração, que apareceu em 1945 e durou onze anos, foi baseada em tubos de vácuo. Isso foi seguido pelos transistores, usados ​​de 1957 a 1963. Desde então, o hardware baseado em circuitos integrados foi usado. Prevê-se que uma quarta geração, sob investigação e prototipagem, empregue transistores sem silício ou física quântica. A chegada desta quarta geração é difícil de prever.

A capacidade operacional (e computada quando apropriada) dos primeiros componentes não tem nada a ver com o que desfrutamos hoje.

Quando categorizamos todos esses elementos, uma primeira classificação do hardware pode ser feita com base em sua localização no sistema de computador. Assim, é feita uma divisão entre o hardware interno, geralmente o que está incluído dentro de uma torre, e o hardware externo, tudo o que não possui um local designado dentro da caixa do computador e, portanto, está localizado no campo de ação do usuário, mas fora do envelope da máquina.

Alguns dos elementos de hardware que seriam considerados internos são:

  • A unidade central de processamento, unidades de microprocessador ou CPU, unidades de disco rígido ou unidades de estado sólido HDD, unidades rígidas SSD Hybrid ou unidades de leitura de discos SSHD (CD, DVD, Blue Ray, disquetes, etc.) Memória RAM Sistema de ventiladores Refrigeração a líquido Chipset ou circuito integrado auxiliar Placas de expansão de áudio, vídeo ou rede Modem Fonte de alimentação Placa gráfica ou GPU Portas, plugues e conectores

Em relação ao hardware externo, alguns dos componentes que devem ser destacados são:

  • Monitores e telas auxiliares Joysticks , controladores de videogame ou gamepads e painéis de controle físico O teclado O mouse ou o mouse Os fones de ouvido, fones de ouvido e alto-falantes O microfone A webcam A impressora, o scanner e o fax Os discos rígidos externos e pen drives O projetor O touchpad e o mesa digitalizadora ou mesa digitalizadora O fone de ouvido de realidade virtual ou fone de ouvido VR Dispositivos especializados, como leitores de código de barras, sensores e similares

Às vezes, esses dois grupos são conhecidos como sistemas de computador e periféricos de computador.

Outra classificação possível aborda a importância do componente de hardware para alcançar a operação básica do computador. Nesse caso, estamos falando sobre o hardware principal e o hardware complementar.

Dentro do hardware principal, estão todos os elementos constituintes que são absolutamente essenciais; ou seja: CPU, chipset , SSD (ou HDD), RAM, fonte de alimentação, gabinete do computador, monitor, teclado e mouse. O restante dos dispositivos seria complementar, embora, dependendo da aplicação e das circunstâncias em que o computador é usado, um bom argumento possa ser feito para que algumas das peças não listadas se enquadram na categoria principal de hardware (caso de ventiladores, NIC ou GPU).

outra classificação possível baseada na função dos componentes. Assim, todos os elementos de hardware listados anteriormente podem ser incorporados em qualquer uma das categorias listadas abaixo:

  • Elementos de processamento: eles são responsáveis ​​por receber as instruções elétricas, interpretá-las usando cálculos e lógica e emitir novos sinais elétricos de acordo. Elementos de armazenamento: são dispositivos capazes de acumular informações de maneira eletromagnética ou lógica para usá-las conforme exigido pelo sistema de computador. Dispositivos de entrada: são periféricos que transformam comandos do usuário em sinais elétricos que podem ser interpretados pela máquina. Dispositivos de saída: são periféricos que transformam os sinais elétricos emitidos pelos elementos de processamento para apresentá-los de forma que o usuário possa interpretá-los facilmente. Dispositivos de entrada e saída: são periféricos mistos que combinam as particularidades dos dispositivos E (entrada) e S (saída), fechando um ciclo de troca de informações com a CPU.

Os elementos usados ​​para montar o computador e, principalmente, a maneira como eles são instalados, têm um efeito determinante no tipo de computador resultante. Assim, o uso de peças leves com pequenos fatores de forma, todas integradas de forma muito compacta, dão origem a laptops e netbooks ; enquanto componentes modulares mais volumosos e mais poderosos, deliberadamente projetados para montagem em caixa ou rack, resultam em computadores desktop.

Definição de software e tipos principais

Software é a parte imaterial do computador que permite que diferentes componentes de hardware funcionem. É um conjunto de instruções, dados ou programas que executam tarefas específicas no sistema do computador. Às vezes, refere-se ao software como a parte variável do computador, os estados que a máquina pode adotar e os sinais que forçam esses estados.

Dentro do software de computador, encontramos aplicativos, programas, sistemas operacionais e muitos outros tipos. Três divisões são geralmente usadas para trazer alguma ordem a todo esse conjunto: software de sistema, software de programação e software de aplicativo.

O software do sistema é a plataforma na qual repousa o hardware e os aplicativos do computador . Esse tipo de programa de computador é escrito com uma linguagem de programação de recursos de baixo nível ou de primeira geração; isto é, um idioma cujas instruções são controladas pelo hardware sem intermediários, como é o caso da linguagem de máquina e das linguagens de montagem.

O sistema operacional de um equipamento de computador é um exemplo claro de software do sistema. O usuário não opera diretamente o sistema operacional, mas interage com a interface gráfica do usuário ou a GUI fornecida por ele e através dos aplicativos instalados no sistema operacional.

Além dos sistemas operacionais, os seguintes tipos de programas também são encontrados no software do sistema:

  • Antivírus Utilitários de controle de disco (ferramentas de formatação e similares) Drivers ou drivers de hardware Tradutores de linguagem de computador Carregadores de programas Alguns BIOS e EUFIS Gerenciadores de inicialização ou gerenciadores de inicialização Hypervisors

Por outro lado, software de aplicativo, software ou aplicativos de utilidade para o usuário final (um nome geral que começou a ganhar força ultimamente devido à tecnologia móvel) são todos aqueles programas que executam tarefas específicas para as quais foram especificamente desenvolvidos.

Por fim, o software de programação permite ao usuário desenvolver suas próprias ferramentas através de uma linguagem mais próxima do ser humano. Nesta seção, você encontrará ferramentas como linguagens de programação, compiladores, ferramentas de depuração ou depuração e similares.

Como existem mil e uma aplicações possíveis para o software , é difícil estabelecer uma classificação robusta e sem interpretação de acordo com sua utilidade. A taxonomia dos programas de computador é um problema suficientemente complexo para a Microsoft começar a trabalhar em 2007 para criar uma lista organizada deles.

Desde então, uma taxonomia conseguiu outra; Abaixo está um resumo (sem definições) daquele usado pela International Data Corporation (IDC) em 2018, escrito por Rasmus Andsberg e Dan Vesset:

  1. Aplicações de mercado
    • Aplicações colaborativas
      • Aplicações para conferências
        • Aplicativos de conferência na Web
        Aplicativos de e-mail Mídia social para empresas Aplicativos para equipes de trabalho
      Aplicações de planejamento e gerenciamento de tarefas
      • Aplicativos corporativos de gerenciamento de conteúdo Aplicativos de publicação e criação Aplicativos persuasivos de gerenciamento de conteúdo Aplicativos de localização eletrônica Portais de negócios Aplicativos de colaboração e compartilhamento de conteúdo
      Aplicativos de gerenciamento de recursos corporativos
      • Aplicações financeiras
        • Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (15).
        Aplicativos de gerenciamento de recursos humanos
        • Aplicativos principais de RH Aplicativos de recrutamento Aplicativos de gerenciamento de remuneração Aplicativos de gerenciamento de desempenho do modelo Aplicativos de gerenciamento de treinamento Aplicativos de gerenciamento de modelo
        Aplicativos de gerenciamento de pagamentos Aplicativos de negociação Aplicativos de gerenciamento de pedidos Aplicativos de gerenciamento de desempenho de negócios Aplicativos de gerenciamento de projetos e portfólio
      Aplicativos de gerenciamento da cadeia de suprimentos
      • Aplicativos de logística Aplicativos de planejamento de produção Aplicativos de gerenciamento de estoque
      Aplicações de produção e operações
      • Aplicativos de gerenciamento de rede de produção Aplicativos de operações do setor público e do setor de serviços Outros aplicativos de operações
      Aplicações de engenharia
      • Aplicativos de Design Assistido por Computador Aplicativos de Engenharia Assistida por Computador Aplicativos de Fabricação Assistida por Computador Aplicativos Colaborativos de Gerenciamento de Dados de Produtos Outras Aplicações de Engenharia
      Aplicativos de gerenciamento de relacionamento com o cliente
      • Aplicativos de produtividade e gerenciamento de vendas Aplicativos de gerenciamento de campanhas de marketing Aplicativos de atendimento ao cliente Aplicativos de hub de comunicações Aplicativos de comércio digital
  1. Pedidos de desenvolvimento e apresentação de mercado
    • Software de análise e inteligência artificial
      • Software para análise, relatório e solicitação ao usuário final Ferramentas analíticas preditivas e avançadas Plataformas de software com ferramentas de pesquisa e análise de conteúdo IA
      Software de gerenciamento de informações
      • Sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionalSistemas de gerenciamento de banco de dados não relacional
        • Sistemas de gerenciamento de banco de dados do usuário final Sistemas de gerenciamento de banco de dados de navegação Sistemas de gerenciamento de banco de dados orientado a objetos Sistemas de gerenciamento de banco de dados de múltiplos valores
        Sistemas dinâmicos de gerenciamento de dados
        • Sistemas de banco de dados orientados a documentos Sistemas de banco de dados acessíveis por senha Sistemas de gerenciamento de banco de dados representados graficamente Gerenciadores escaláveis ​​de coleta de dados Produtos por tipo de análise, análise e gerenciamento de dados
        Ferramentas de gerenciamento e desenvolvimento de banco de dados
        • Ferramentas de administração de banco de dadosFerramentas de replicação de banco de dadosFerramentas de modelagem de dadosFerramentas de arquivamento e gerenciamento de ciclo de vida de informações de banco de dadosFerramentas de desenvolvimento e otimização de banco de dadosFerramentas de segurança de banco de dados
        Gerenciadores de dados distribuídos em rede Integridade de dados e software de integração
        • Software de despejo de dados grande Software de despejo de dados dinâmico Software de qualidade dos dados Software de infraestrutura para acesso a dados Software de espaço de trabalho para dados compostos Software de definição e controle de dados mestre Software de gerenciamento de metadados Software preparação de dados de autoatendimento
        Gerentes de informações espaciais
      Software de orquestração e integração
      • Middleware B2B
        • Serviços de gerenciamento B2B de middleware de entrada B2B e redes B2B
        Software de integração
        • Software de gerenciamento APIP Plataformas de integração Software de plug-in e adaptadores de conectividade
        Middleware ativado por evento
        • Software de retransmissão de análises de middleware orientado a mensagens
        Gerenciador de transferência de arquivos
      Software de desenvolvimento de aplicativos
      • Ferramentas de desenvolvimento, ambientes e idiomas Construindo componentes de software Sistemas de gerenciamento de regras de negócios Ferramentas de modelagem e arquitetura
        • Ferramentas de modelagem de objetosFerramentas de modelagem de processos de negóciosFerramentas de arquitetura de negócios
        Ferramentas de qualidade de software e ciclo de vida
        • Ferramentas automatizadas de qualidade de software Configuração de software e gerenciamento de alterações
        Plataformas de aplicativos
        • Plataformas de aplicativos orientadas a apresentações
          • Plataformas de aplicativos de software para servidor Plataformas de aplicativos em nuvem orientadas a apresentação
          Plataformas de aplicativos motivadas por modelo Monitoramento de transações Software de automação de tarefas robótico
  1. Software de infraestrutura de sistemas
    • Software de gerenciamento de sistemas e serviços
      • Gerentes de operações de TIGerentes de configuração e automação
        • Drivers de aplicativos de gerenciadores de carga de trabalho e data center do sistema
        Gerentes de serviços de TI
      Software de rede
      • Software de infraestrutura de rede
        • Software de entrega de aplicativos de rede Software de driver SDN e exibição em rede
        Software de gerenciamento de rede
      Software de segurança
      • Software de certificação e identidade digital Software de segurança de terminal Software de segurança de mensagens Software de segurança de rede Ferramentas de inspeção e segurança de conteúdo da Web Ferramentas de orquestração, resposta, inteligência e análise de segurança Outros programas de segurança
      Software de armazenamento
      • Software de replicação e proteção de dados
        • Software de proteção de dados Software de relatório, recuperação e backup Software de replicação de armazenamento Software de replicação baseado em hipervisor ou host Software de migração de dados e sistema Software de replicação baseado em aplicativo e estruturas de interface de programação de malha Software de replicação de matriz Software gerenciamento de replicação
        Software de arquivamento
        • Software de arquivamento de email Software de arquivamento de arquivos e similares
        Software de armazenamento e gerenciamento de dispositivos
        • Software de gerenciamento SRM e SAN heterogêneo Software de gerenciamento SRM e SAN heterogêneo Software de gerenciamento de dispositivos de armazenamento Outros programas de gerenciamento de armazenamento
        Software de infraestrutura de armazenamento
        • Software de virtualização e federação Sistemas de arquivos baseados em host e software de gerenciamento de volumes Software de gerenciamento de acessos e caminhos de armazenamento Software de hierarquia de armazenamento automatizado Software de aceleração de armazenamento
        Controladores de armazenamento definidos por software
        • Controladores de armazenamento definido por software baseado em blocoControladores de armazenamento definido por software baseado em arquivoControladores de armazenamento definido por software baseado em objetoControladores de armazenamento definidos por software hiperconvergentes
        Gerenciamento de endpoint
        • Ferramentas de gerenciamento de saída
          • Gerenciadores de dispositivos Gerenciadores de impressão Gerenciadores de saída corporativos
          Gerenciadores de terminais de clientes
        Software de computação virtual e física
        • Sistemas operacionais e subsistemas
          • Núcleos do sistema operacional Clientes do sistema operacional Sistemas operacionais industriais incorporados
          Ferramentas de computação definidas por software
          • Máquinas virtuais Infra-estrutura Containers Cloud Systems
          Clientes de computação virtual Outros programas de computação
RECOMENDAMOS VOCÊ Como definir limites de uso em aplicativos e categorias no iOS 12

No entanto, essa classificação gigantesca é destinada a especialistas do segmento de mercado dedicados ao desenvolvimento de software que precisam ter controle exaustivo e absoluto sobre sua catalogação. Para aplicativos em nível de usuário, a seguinte classificação hiper-reduzida pode ser mais explicativa:

  • Processadores de texto Gerentes de banco de dados Gerentes de planilha Jogadores de mídia Gerentes de apresentação Sistemas de gerenciamento de relacionamento com cliente Software de planejamento e gerenciamento de recursos Programas educacionais Simuladores Exploradores de conteúdo Ferramentas de projeto assistido por computador (CAD) Ferramentas de controle Gerentes de comunicação de software

Outra classificação possível do software refere-se à maneira como ele é entregue ao público. Com base nessa característica, podemos diferenciar os seguintes segmentos:

  • Shareware. Refere-se a programas distribuídos como uma demonstração; ou seja, seu uso é gratuito durante um período de avaliação; no final, é necessário adquirir uma licença para continuar usando o software . Existe uma clara intenção de venda, então. Liteware. Nesse caso, estamos falando de uma variedade de shareware em que o programa completo é desativado até que a aquisição seja feita pelo usuário, mas as funcionalidades básicas do software estão disponíveis sem pagamento. Freeware. Este é um software que pode ser usado de forma totalmente gratuita, no entanto, sua distribuição está sujeita a direitos autorais, licenças de distribuição ou proteções comerciais. Software de domínio público ou programas de domínio público. É a evolução lógica do freeware , além de ser gratuito para o usuário, não há restrições à sua distribuição. Software de código aberto ou programas de código aberto. Além de serem gratuitos e distribuídos gratuitamente, os blocos de código que compõem esse tipo de programa são públicos e suas modificações são deixadas a critério da comunidade de usuários.

O software final, claramente associado à palavra software , é frequentemente reconhecido em vários grupos de programas cujo objetivo tem um efeito adverso na experiência do usuário. Resumimos abaixo os tipos mais comuns de software malicioso que usam essa rescisão:

  • Malware . O malware é mencionado definindo qualquer programa com intenção maliciosa. É um termo geral. Spyware . Esse tipo de malware é especializado na coleta de informações sobre o equipamento do computador no qual foi instalado inadvertidamente e sobre o usuário. Alguns dos objetivos desse tipo de programa são hábitos de navegação, informações confidenciais ou credenciais de acesso. Adware . Estamos falando de adware , caso o malware seja projetado para forçar anúncios constante e regularmente ao usuário. Os desenvolvedores de adware podem se beneficiar da publicidade ou das vendas geradas. Ransomware . São programas que bloqueiam a operação do computador até que um resgate seja pago. Pode ser descrito como chantagem do computador. Nos últimos tempos, o caso mais popular de ransomware foi o WannaCry. A existência desse tipo de software é justificativa suficiente para manter cópias de backup redundantes de nossos preciosos arquivos. Bloatware . Esses são programas desnecessários que são instalados durante o download de outro software . Como o usuário não exige seu uso, o código está nas unidades de disco que ocupam memória. O desperdício de espaço na memória, juntamente com sua instalação e inutilidade indesejadas, são as características que o validam como software

À lista de softwares maliciosos deve ser adicionada toda uma gama de vírus de computador: cavalos de Tróia, worms, bombas lógicas, recicladores , trotes e outros.

O último software especial que vamos apresentar ao leitor é o middleware . Também é conhecida como lógica da troca de informações entre aplicativos, um nome que melhor se adequa ao trabalho que realiza: servindo como ponte entre qualquer par de aplicativos, pacotes de programas, SO, componente de hardware ou redes.

Software de qualidade é aquele que atende à sua funcionalidade, possui procedimentos simples de instalação, é previsível, seu design prioriza a usabilidade e é extensível. A iteração de versões que examinam avarias ( bugs e falhas ) e certificação também fornece segurança. No entanto, esses recursos nem sempre são tão comuns no mundo do software , pois são ferramentas tremendamente complexas no nível mais básico.

Uma fusão entre hardware e software : firmware

O firmware é um ponto de encontro entre hardware e software no sentido de que, mesmo no caso de linhas intangíveis de código, dados e instruções, elas estão estritamente vinculadas a um componente de hardware . Assim, a mutabilidade inerente do software é perdida aqui, e é por isso que o firmware às vezes é chamado de firmware.

Alguns exemplos de firmware são certas variedades de BIOS e UEFI, RTAS (serviços de abstração de tempo de execução), CFE (ambientes comuns de firmware ) e algumas outras tecnologias usadas em computadores, roteadores , firewalls e NAS específicos.

Tabela de diferenças entre hardware e software

HARDWARE SOFTWARE
Definição de Componentes físicos do sistema de computador Conjunto de instruções e dados
Função Interação e computação do usuário Transmissão de informações e pedidos entre hardware
Natureza Física Lógica
Criação Na fábrica com materiais físicos Por código em ambientes de programação
Interdependência Requer instalação de software para funcionar Eles precisam ser instalados no hardware para funcionar
Durabilidade Sujeito a desgaste Inalterado pelo uso ou pela passagem do tempo
Motivo da falha Falhas aleatórias de fabricação ou sobrecarga Falhas sistemáticas do projeto
Segurança Suscetível a backdoors introduzidos na fabricação Vulnerável a vários ataques de computador
Reparação Requer substituição de componente Simplesmente reinstale o software corrompido

Com isso, encerramos nosso artigo sobre as diferenças de hardware e software. Um bom ponto de partida para descobrir suas definições e ter clareza sobre suas semelhanças.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button