Tutoriais

ᐅ Guia muda teclados mecânicos cherry, gateron, outemu, kailh?

Índice:

Anonim

Os teclados mecânicos podem surpreender com sua complexidade e variedade. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, existem dezenas ou centenas de interruptores mecânicos diferentes, com grandes diferenças de sensação ao toque (e, portanto, seu conforto), qualidade, durabilidade e muitos outros fatores.

Você quer conhecê-los? Fique conosco neste artigo. Vamos lá!

Índice de conteúdo

O que é um interruptor mecânico? Diferenças com teclados de membrana

Antes de iniciar, é necessário explicar o que é um comutador mecânico ou conjuntos em geral. Bem, como o próprio nome sugere, esses são mecanismos que funcionam como um interruptor normalmente aberto (não permite a passagem de corrente elétrica) que, quando pressionado ou acionado, fecha (permitindo a passagem da corrente). Dessa maneira, se um desses comutadores estiver localizado em cada tecla de um teclado, ele poderá ser registrado quando cada tecla for operada, atingindo o efeito desejado.

Foto de "Fourohfour" - Wikipedia

A maior diferença no nível operacional com um teclado mecânico é que os teclados de membrana não possuem mecanismos individuais para cada tecla, mas consistem em uma placa com faixas eletricamente condutoras, localizadas entre duas camadas chamadas membranas, e As teclas são acionadas pressionando uma cúpula de borracha, que fecha o circuito, identificando que uma certa tecla foi pressionada.

Em vez disso, os teclados mecânicos utilizam mecanismos individuais soldados a uma placa eletrônica, agindo exatamente como uma chave: ao pressionar a tecla, há contato entre as placas metálicas da chave, permitindo a passagem de corrente e "informando" que ela é você pressionou a tecla

Como regra geral, os teclados mecânicos são considerados superiores devido a uma série de vantagens, sendo a mais importante:

  • Maior durabilidade. O fato de os comutadores serem individuais e o mecanismo usado é mais durável que os teclados de membrana. Estes últimos costumam ter uma durabilidade de até 10 milhões de pressionamentos de teclas, enquanto os mecânicos costumam ficar em torno de 50 milhões. Melhor sensação ao escrever. Muitos estão descontentes com os teclados de membrana devido à sensação de digitação. Para teclados mecânicos, existe uma grande variedade de switches com características diferentes, com pelo menos um para cada usuário. Os teclados mecânicos não têm problema ao digitar várias teclas ao mesmo tempo (rolagem da tecla N)

Os interruptores mecânicos mais comuns atualmente

Chamamos de "comum" os comutadores que usam uma estrutura mecânica semelhante ao Cherry MX, sobre o qual falaremos a seguir. É usado na grande maioria dos teclados mecânicos.

Cherry MX

A Cherry é uma empresa alemã dedicada principalmente à fabricação de seus interruptores mecânicos Cherry MX, que foram desenvolvidos e patenteados no início dos anos 80. Eles são os mais conhecidos hoje e muitos outros são baseados neles. Eles também são considerados de alta qualidade e confiabilidade e são fabricados na Alemanha.

As cores dos interruptores: vermelho, azul, marrom, preto…

Dependendo da força de atuação, das características de deslocamento e muito mais, os interruptores da Cherry e seus clones são classificados em várias "cores":

  • Interruptores RED: é completamente linear, com uma força de atuação média. Sua pulsação é bastante leve e, dos 4 grandes, é o que mais se parece com uma "pena".

  • Interruptores AZUIS: é aquele que, para a maioria das pessoas, caracteriza teclados mecânicos, pois é clicável, ou seja, possui aquele ruído de clique que todos associam a um teclado mecânico (e, na verdade, é apenas desse tipo interruptores). Você pode ouvi-lo aqui. E sim, é muito alto. "Clicky" também implica que é tátil, e sua força de atuação é média ou média-alta.

  • Interruptores MARROM: São táteis, bastante equilibrados em termos de força de atuação e deslocamento, e podem ser colocados entre os Vermelhos e os Azuis.

  • Interruptores BLACK: Eles foram o primeiro switch de Cherry, conhecido por ser bastante difícil. Eles são lineares.

Existem também muitos outros. Do próprio Cherry, devemos mencionar o Cherry MX Silent (destinado a produzir o mínimo de ruído possível), o Cherry MX Speed (com menos deslocamento e menor distância de atuação, para ser mais rápido nos jogos), o Cherry MX Clear (tátil com grande força de atuação)) e muito mais: prata, branco, transparente, cinza tátil, verde etc.

'Clones' de cereja: Gateron, Outemu, Kailh…

A expiração da patente do switch Cherry MX em 2014 (de acordo com nossas fontes ) gerou vários clones chineses que imitam sua estrutura, função e características, mas a preços muito mais baixos. Com isso, a empresa alemã deixou de "monopolizar" o mercado emergente de teclados mecânicos para jogos.

E, de fato, quase simultaneamente com o vencimento da referida patente, a Razer lançou seus interruptores mecânicos clonados, mas detalharemos isso em outro ponto. É hora de falar sobre os fabricantes que se dedicam basicamente ao lançamento de switches quase equivalentes ao Cherry ( vermelho da "marca chinesa" ≈ vermelho da cereja …). Os mais importantes atualmente são Gateron, Outemu e Kailh, embora existam alguns mais.

Para acompanhar nossas explicações, mostraremos alguns gráficos de comportamento dos comutadores que permitirão comparar as diferenças de pontos de ação e força necessária em comparação com o Cherry MX. Esses dados são extraídos do input.club, que executa os testes.

  • Os Gaterons são considerados os melhores clones e certamente têm grande estima da comunidade. Alguns chegam a argumentar que são melhores, o que parece um pouco exagerado, mas não é impossível. Eles não têm muita presença no mercado, pois dificilmente são vistos em opções entusiásticas. O fato de a maioria dos teclados chineses não usar é certamente um indicador de que seu preço e qualidade estão um pouco acima do restante. O Outemu é provavelmente o mais usado hoje, pois é encontrado em quase todos os teclados mecânicos de 30 a 50 euros., especialmente em sua variante azul. A verdade é que nossas referências indicam que elas funcionam bem, sem problemas notáveis. Os Kailh (também chamados de Kaihua, embora frequentemente sejam digitados incorretamente: * Kaihl) foram os primeiros clones a serem conhecidos a partir de 2014 e estavam presentes na grande maioria dos teclados com interruptores chineses até alguns anos atrás. Muitos afirmam que falham rapidamente e que são inconsistentes na digitação (eles dizem que há uma variação nos pontos de força e ação necessários entre os switches do mesmo teclado, o que é sutilmente apreciado ).Há muito mais empresas que fazem esse tipo de switch, como TTC (presente nos teclados da Xiaomi), Gaote, ALPS, Matias etc., embora sejam uma minoria.

Mas essas empresas fizeram mais do que "copiar" Cherry. Eles também têm modelos totalmente concebidos e conceituados por eles, embora escapem um pouco do que é visto na maioria dos teclados do mercado. Alguns exemplos:

O Kaihl Low Profile é uma das opções mais famosas para interruptores mecânicos de baixo perfil. Como você pode ver nas imagens, correspondentes a um Tesoro Gram XS, esses switches parecem uma membrana de laptop, mas são 100% mecânicos. Além disso, a empresa também possui uma variedade de caixas Kailh, que têm uma grande reputação.

Também podemos mencionar muitas outras opções, como a Gateron Clear, que é linear e ultraleve, apenas uma força de atuação de 27 gf é necessária, exatamente 10 gf a menos que o Cherry MX Red. E ainda existem muitos outros exemplos, mas são praticamente invisíveis em o mercado de teclados mecânicos, exceto para alguns entusiastas.

Tabela comparativa entre Cherry e seus clones

Interruptores azuis Switches MARROM Interruptores vermelhos Interruptores PRETOS
Tipo de toque Toque (clicky) Tátil (sem cliques) Linear Linear
Força de atuação (cereja), gf 55 37. 37. 55
Força de atuação (Kailh / Outemu / Gateron), gf 50/46/58 42/40/36 50/47/43 NA / 65 / NA / NA
Força máxima (cereja), gf 60 (pico de toque 65) 55 54 75
Força máxima (Kailh / Outemu / Gateron), gf 60/60/62 60/60/52 65/61/55 NA / 84 / NA / NA
Viagem para ativação (Cherry) 2 mm 2 mm 1.5mm 2, 1 mm
Curso máximo (cereja) 4 mm 4 mm 4 mm 4 mm
Ponto de toque (cereja) 1 mm 1 mm Não Não

Palavras finais e conclusão sobre os diferentes interruptores mecânicos

Os teclados mecânicos são um mundo inteiro. Não apenas existe uma grande variedade entre os switches convencionais, mas também existe um número ainda maior de modelos que apenas os mais entusiastas conhecem e apreciam. De fato, neste artigo omitimos comutadores icônicos como o Bucking Spring dos teclados antigos da IBM.

Se você está procurando se gabar de periféricos ou valorizando a experiência de digitação que um mecânico pode oferecer, certamente haverá uma para você!

Você pode estar interessado em nosso guia para os melhores teclados do mercado

Sempre insistiremos que, se você estiver satisfeito com o teclado de membrana, não é excessivamente necessário que você mude. Obviamente, se você vai gastar 50 ou 60 euros em uma opção de " jogo " de membrana ou em uma das chamadas " semi-mecânicas ", talvez você deva ficar de olho nos teclados mecânicos, porque pelo mesmo preço que essas opções oferecem uma maior probabilidade e certamente uma experiência superior.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, já sabemos que fomos deixados de lado, mas esse é um mundo tão grande e interessante que daria até para escrever um livro. Convidamos você a fazer perguntas, críticas construtivas ou sugestões nos comentários!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button