Notícia

Guia de overclock do soquete Intel 2011 (sandy bridge-e e ivy bridge

Índice:

Anonim

1. Introdução

Desde os primórdios da computação moderna, o overclock sempre foi um tópico bastante controverso. Vale a pena fazer? Algo vai quebrar? Quanto pagamos em troca desse desempenho adicional?

Tudo o que fazemos, sempre existe um pequeno risco de forçar os componentes acima das frequências do fabricante. Portanto, em qualquer guia (e este não é uma exceção), veremos avisos assustadores alertando para possíveis problemas e que todos os itens a seguir estão sob a responsabilidade do usuário final.

Grande parte da culpa por essa "má reputação" do overclock deve-se, simplesmente, a um processador mal tratado, a tocar nos valores do BIOS sem senso comum e sem consultar ou pesquisar no Google, a refrigeração insuficiente, a uma escandalosa falta de limpeza e manutenção e, em geral, uma combinação de todos os itens acima. Um processador com um overclock bem feito e bem conservado tem muito mais votos para durar muitos anos do que um processador que passou a vida inteira sem tocar nas frequências, mas com um pequeno dissipador de calor esquentando dia e dia também.

Há mais overclocking de desgaste? A resposta é rápida: geralmente pouco, mas sim. Mais consumo implica mais migração eletrônica e irremediavelmente mais calor. Felizmente, temos muitas dezenas de anos antes que um processador moderno diga o suficiente e, em geral, pode-se dizer que se um processador morrer com um overclock bem executado, ele morrerá exatamente o mesmo sem ele, certamente algumas semanas depois que sim..

Outra dica geral, fuja das opções de overclock automático que incluem placas de todos os fabricantes. Porque Como eles sempre colocam muito mais voltagem do que nós colocaríamos (ou seja, consumo desnecessário, desgaste e calor) e, o pior de tudo, eles fazem isso sem controle, podemos literalmente fritar nosso processador e não perceber até que seja atrasado.

Há pessoas que gostam de fazer overclock nos utilitários dos fabricantes com o sistema operacional iniciado. Geralmente é confortável e é o mais rápido para testar. Pessoalmente, gosto de alterar os valores diretamente no BIOS, primeiro, porque é o mais seguro ver claramente o que estamos fazendo; segundo, porque podemos formatar, alterar o SO, o que quisermos. que o overclock ainda estará lá, tão estável quanto o primeiro dia.

Para finalizar, um erro muito comum (e você verá essa pergunta repetida diariamente em muitos fóruns e comunidades) está pensando: Eu tenho um processador X. Quanta voltagem eu preciso fazer X Ghz? Resposta: DEPENDE. Cada processador é um mundo. Existem lotes muito bons que sobem muitos mhz com a tensão de estoque, existem lotes muito ruins que dificilmente podem ser apressados ​​e, infelizmente, apenas a sorte influencia aqui, e pouco pode ser feito para resolver isso. Como você já deve imaginar, os processadores que quebram os recordes mundiais são escolhidos entre grandes jogos porque são os melhores. No final do dia, se todos os processadores fizessem mais frequência do que o fabricante anuncia com a mesma voltagem, eles os rotulariam com essa frequência e, obviamente, eles os venderiam para nós mais caros.

A coisa mais importante antes de começarmos: não tenha medo das falhas e telas azuis que teremos (porque as teremos). Até a maior instabilidade devido ao overclock é resolvida de maneira tão simples como carregar os valores padrão do BIOS.

Conceitos anteriores

BCLK: A frequência do barramento principal abrange o antigo soquete 775 FSB, mas adicionando muitos outros barramentos no mesmo gerador de clock, por exemplo, o pciexpress. Ele está definido para 100 mhz e, ao contrário das gerações anteriores, é recomendável não alterá-lo, ele apenas suporta mais alguns mhz em comparação com a frequência de estoque e você pode até ler artigos sobre placas low-end que não aumentam esse valor. No caso do soquete 2011, existe a possibilidade de aplicar um multiplicador (x1, 00, x1, 25, x1, 66) que afeta apenas a frequência do processador e da memória. Pode ser interessante, mas observe que nem todos os processadores suportam esses multiplicadores (alguns, por mais que você aumente sua tensão, eles não) e, em geral, você pode obter exatamente o mesmo efeito aumentando o multiplicador de CPU ou RAM no seu caso.

Multiplicador: É o número de ciclos do processador para cada ciclo do BCLK, a frequência do nosso processador é calculada multiplicando o valor do BCLK pelo multiplicador. Em geral, é o único valor que alteramos para atingir a frequência desejada, normalmente alterando o multiplicador máximo de turbo-impulso para todos os núcleos (já que geralmente produz um resultado melhor do que aumentar a frequência base, com o mesmo desempenho, esperamos poder diminuir o tensão).

Aqui está a necessidade de um processador desbloqueado. Nesse soquete, todos os processadores (i7 4960X, i7 4930K, i7 4820K, i7 3960X, i7 3930K) cumprem isso, exceto o i7 3820, no qual teremos que tirar proveito do multiplicador BCLK mencionado acima.

CPU / Vcore Voltage: a voltagem que atingirá nossa CPU. É um "mal necessário", pois é o que aumenta drasticamente o consumo e o calor, mas aumentá-lo é o que torna o sistema estável novamente após o aumento das frequências. Devemos ter um cuidado especial neste momento, pois uma tensão excessiva é uma das poucas coisas que podem causar danos permanentes ao nosso processador. Não existe uma regra absoluta para a tensão, uma vez que depende de nossa refrigeração, a margem segura será maior ou menor, mas é recomendável permanecer abaixo de 1, 4V no ar, ajustável a 1, 45V no líquido (loop personalizado ou kits selados de muito Para um líquido selado, é mais aconselhável respeitar os limites do ar, que é o seu desempenho). Para um primeiro overclock, tentaremos permanecer abaixo de 1, 35V. Se nossas temperaturas estiverem boas, continuaremos. A tabela de tensões seguras, de acordo com a intel, é a seguinte:

Quanto mais longe estivermos desses valores, em geral, melhor. Por exemplo, os kits de memória rodando a 1, 85V são geralmente chips extremamente apertados e bastante soltos. No soquete 1155/1150, alguns limites são mais rígidos, por exemplo, recomenda-se que a ram não exceda 1, 65V.

Para um overclock leve / moderado, em geral não precisamos alterar nenhuma tensão secundária da nossa placa. Geralmente, basta saber que eles estão lá, se quisermos apertar algo ao máximo, ou se não alcançarmos estabilidade em frequências muito mais baixas do que o esperado. Os nomes das tensões que regulam as mesmas coisas são ligeiramente diferentes para cada fabricante, embora sejam facilmente identificáveis.

Programas recomendados

Os ajustes serão feitos diretamente no BIOS, ou seja, não precisaremos de nenhum programa de overclock. O que precisamos é monitorar a tensão e a frequência de nossa CPU, as temperaturas e, finalmente, a estabilidade. Estes são os programas que eu apenas uso, o Prime95 é tão válido quanto o IntelBurnTest, ou o Coretemp versus o HWMonitor, mas esses são os que eu costumo usar e os que me deram os melhores resultados. Tudo de graça e tudo mais do que cumprir sua função.

O deslocamento é um valor que é adicionado (ou no seu caso subtraído) ao VID do processador o tempo todo, permitindo aumentar a tensão sempre que necessário, mas sem perder a queda para economizar energia quando o computador é ligado com pouco trabalho.

  1. Tudo está feito. Nós salvamos os valores do BIOS e reiniciamos. Se o PC travar antes de chegar ao Windows, não é necessário tentar mais, o overclock é instável, adicionamos o deslocamento de aproximadamente 0, 02V (para sentir isso) e testamos novamente. Se o PC não passar no POST, o BIOS deverá carregar os valores padrão e fornecer uma mensagem de erro após várias tentativas de inicialização. Repetimos os passos com um pouco mais de tensão. Quando chegamos ao SO, continuamos com o próximo passo, verificamos a estabilidade do equipamento. Queremos algo rápido para poder alterar valores no BIOS o mais rápido possível (aumentar a frequência mais se for estável ou aumentar a tensão se não for). Normalmente, com cerca de 15 passagens no modo Alto (2048mb) do intelburntest é suficiente para ter uma idéia (não sabemos ao certo se é estável com "apenas" isso, mas sabemos que é raro que não fosse). Se você possui RAM em quantidade, menos passes com mais RAM geralmente oferecem um resultado melhor para detectar instabilidades. Para o teste final, é recomendável deixá-lo por várias horas, com o máximo de RAM possível (colocamos 100 passes, por exemplo, e esperamos até ficarmos cansados). Enquanto passamos no teste, verificamos as temperaturas com o HWMonitor. Se a temperatura da CPU ultrapassar os 75º, você já está no limite do que o seu sistema de refrigeração permite, portanto não deve continuar subindo. Se passar de 80ºC, estamos no topo do que nosso processador pode oferecer e não devemos continuar subindo (além disso, eu recomendaria afrouxar um pouco o overclock para normalizar as temperaturas, é melhor ter 100mhz do que um processador com 2 menos anos de vida). Sempre falamos sobre temperaturas de encapsulamento (a que sai como uma CPU seca); se os núcleos esquentam um pouco, isso não importa. A hera-e é quente e você pode apertar um pouco os limites, mas pessoalmente, como a Intel, de maneira bastante conservadora, especifica um Tcase máximo de 71º, tentaria não subir muitos graus a partir daí.

    Se algo falhar, o computador trava, um controlador que nunca falhou falha, vemos uma tela "XXX parou de funcionar", em última análise, qualquer coisa anormal, aumenta a tensão da CPU 0, 02V e volta ao passo dois. Sempre sem passar por cima dos 1.35-1.4V

    Se o PC estiver estável, volte ao passo um e aumente o multiplicador em um ponto, devido às altas temperaturas (provavelmente, se você seguiu estritamente o guia e não possui resfriamento brutal) ou devido a tensões no limite que comentamos (1.4V) chegará um momento em que atingiremos o limite do nosso processador. Nesse momento, é melhor retornar ao último valor estável e diminuir a tensão o máximo possível, pouco a pouco, ponto a ponto, e testar a estabilidade todas as vezes. Como o ponto 2 diz, para o último teste, é altamente recomendável deixá-lo por pelo menos 4-8 horas (com algum descanso, se necessário, para que a caixa esfrie um pouco) com toda a RAM disponível para garantir.

RECOMENDAMOS A Intel lançará o Haswell-E no final do ano

A tela que todo usuário de overclock verá durante esse pesado processo de teste de estabilidade, salvando preferências pessoais (há quem prefira o prime95 sobre o IntelBurnTest, outros o grande OCCT que traz um pouco de tudo…) deve ser semelhante a este (que é meu no momento de escrever estas linhas):

Sobre a calibração de linha de carga (LLC)

Embora, em geral, o valor normal que as placas tragam atenda ao que queremos fazer, é interessante saber que temos essa opção. Seu papel é simplesmente compensar a queda de tensão natural do processador quando totalmente carregado. É um bom complemento para compensar o overclock e, em muitos fabricantes, existem muitos níveis para se ajustar ao nosso gosto.

No caso do MSI, é uma opção muito completa, que compensa, em certa medida, a ausência de opções de compensação. Existem pessoas que usam essa opção para compensar excessivamente o vdrop na carga e têm um overclock com tensões muito baixas em repouso; pessoalmente, isso não me parece uma prática recomendada, primeiro porque o processador come picos de tensão muito feios na etapa de inatividade-> carga, segundo, porque, se cairmos, podemos ter instabilidades nessa mesma transição e enlouquecer até encontrar o problema.

É uma opção que às vezes está um pouco oculta, por exemplo, no Rampage, ele está localizado nas configurações avançadas das fases, na seção "Power Control DIGI +"

Códigos de erro BSODs (capturas de tela azuis) e causas prováveis

Lista traduzida de overclock.net

0x101 = Aumentar Vcore

0x124 = Aumente / diminua o QPI / VTT primeiro, se não melhor, aumente o Vcore (normalmente o primeiro caso está na 1ª geração i7, o segundo no Sandy)

0x0A = RAM / IMC instável, aumente o QPI. Se não melhorar, aumente o Vcore

0x1A = Erro de gerenciamento de memória. Muitas vezes, é um módulo defeituoso. Tente aumentar um pouco a tensão da RAM, teste a RAM com o Memtest

0x1E = Aumentar Vcore

0x3B = Aumentar Vcore

0x3D = Aumentar Vcore

0xD1 = QPI / VTT, aumente / diminua, se necessário. Também pode ser RAM instável, aumentar a tensão da RAM um pouco

0x9C = QPI / VTT na maioria das vezes, mas a falta de Vcore também pode ser uma causa

0x50 = Freqüência / Latências instáveis ​​da RAM ou multiplicador de não pontuação, aumente a tensão da RAM ou ajuste o QPI / VTT.

0x109 = Muito pouco ou muito Tensão na RAM

0x116 = Classificação baixa de IOH (NB) ou problema de GPU (comum com GPUs com overclock intenso ou configurações maciças de multigpu)

0x7E = Arquivo corrompido do sistema operacional, provavelmente com overclock. Execute sfc / scannow e chkdsk / r

Qualquer erro que não apareça na lista (trava, reinicializa sem captura de tela, IBT congelado…) geralmente ocorre devido à falta de Vcore.

Solução de problemas e informações adicionais

Aqui, listaremos várias suposições do "pior caso" e como corrigi-las.

Pode acontecer que, diretamente, o PC fique com a tela preta, os ventiladores estejam funcionando, mas ele nem tenta iniciar. Isso geralmente acontece quase sempre quando tentamos fazer overclock do ram sem latências relaxantes (os módulos geralmente têm muito pouca margem e são erros nos quais o BIOS tem problemas para se recuperar) ou porque eles estavam com muita pressa de carregar o multiplicador em vez de ir aos poucos. Não entre em pânico, todos esses problemas são resolvidos carregando os valores padrão do BIOS.

  • Antes de tudo, desconectamos a fonte, pressionamos o botão liga / desliga no computador (para esvaziar os capacitores). Esperamos um minuto e tentamos novamente. Muitas placas estão "prontas" e sabem como carregar os valores padrão após um olverclock ruim.Se a etapa anterior não funcionar, redefiniremos o BIOS para os valores padrão. Muitas placas topo de linha incluem um botão na parte traseira para isso (como cada modelo é diferente, recomendamos a verificação do manual). Em placas mais comuns, geralmente é um jumper simples que fica próximo à pilha e tem a abreviação "clear RTC" ou "clear CMOS". Não é necessário que o PC esteja desconectado da energia, mas não faz mal:

    Se a etapa anterior também falhar, fazemos o mesmo novamente, mas desta vez também removemos a célula de botão da placa e deixamos o jumper na posição de apagamento. Também removemos os módulos de RAM e deixamos o PC sem energia e sem bateria por algumas horas. Posts para garantir, é melhor deixá-lo por uma noite inteira. Uma vez feito, recolocamos a bateria, a memória ram, conecte e teste. Se tudo correu bem, o PC deve funcionar neste momento.

Falhas ao restaurar da suspensão / hibernação: Verifique se a Sobretensão da PLL está desativada (e a tensão pairando em torno de 1, 8V se a nossa placa reportar, algumas vezes em Auto, algumas placas decidem carregá-la desnecessariamente).

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button