Gtx 1660 super vs rx 590: a batalha pela faixa intermediária
Índice:
- RX 590 vs GTX 1660 SUPER
- Nvidia GTX 1660 SUPER
- bancada
- Benchmark sintético: RX 590 vs GTX 1660 SUPER
- Benchmarks de jogos: RX 590 vs GTX 1660 SUPER
- Consumo e temperaturas
- Palavras finais na batalha RX 590 vs GTX 1660 SUPER
A eterna luta: Nvidia vs AMD . Hoje vamos falar sobre um confronto que ocorre nas ligas menores, embora, por que médio / baixo alcance e não apenas médio? Vamos comparar os gráficos RX 590 vs. GTX 1660 SUPER, portanto , se você quiser saber qual gráfico se destaca acima do outro, continue lendo.
Índice de conteúdo
RX 590 vs GTX 1660 SUPER
O AMD RX 590 pertence a uma linha de placas gráficas muito notáveis.
A linha RX 500 tem sido um conjunto de gráficos de baixo custo muito popular na comunidade, com o RX 580 sendo especialmente famoso. Não é à toa que o RX 590 foi uma versão aprimorada em troca de um preço um pouco mais alto.
A verdade é que, para os padrões atuais, esse componente não ficou muito atrás. Exceto por algumas características específicas, a maioria dos valores é praticamente a mesma dos gráficos atuais.
Aqui deixamos você com uma lista geral de suas características:
- Arquitetura: Polaris Freqüência básica: 1498MHz Frequência de reforço: 1560MHz Contagem de transistores: 5, 7 bilhões Tamanho do transistor: 12nm Velocidade da memória (efetiva): 8 Gbps Tamanho da memória: 8 GB GDDR5 Interface de memória: largura de banda de 256 bits de memória máxima: 256GB / s Conectores de alimentação: 1x8pin TDP: 175W Data de lançamento: 15/11/2018 Preço aproximado: 220 €
Em geral, é bastante equilibrado.
No papel, as frequências, VRAM e larguras de memória são boas. A única coisa que precisaríamos mencionar negativamente é o uso do GDRR5 , um padrão da geração anterior.
Apesar disso, o RX 590 alcança bons desempenhos, conforme indicado pela empresa em seu próprio site, principalmente quando falamos em 1080p. Um exemplo disso é a tabela de quadros, onde eles apresentam vários jogos populares com gráficos máximos e todos acima de 60 fps.
No entanto, você consegue esse mesmo desempenho em títulos mais atuais? Posteriormente, veremos como essa placa se comporta nos videogames e em outros testes mais sintéticos.
Nvidia GTX 1660 SUPER
No outro canto, temos a Nvidia GTX 1660 SUPER , o novo membro da equipe verde.
Este gráfico é uma revisão do GTX 1660 Original e traz a tag SUPER , ou seja, possui a nova arquitetura de Turing . Apesar de ter quase as mesmas características do seu antecessor, a vantagem de ter tecnologias mais avançadas é notável.
Por um preço aproximadamente 10% maior, os gráficos da Nvidia nos trazem uma ração extra de especificações. Abaixo, mostramos a mesma lista de dados, mas para o GTX 1660 SUPER :
- Arquitetura: Turing Freqüência básica: 1530MHz Frequência de reforço: 1860MHz Contagem de transistores: 6, 6 bilhões Tamanho do transistor: 12nm Velocidade da memória (efetiva): 14 Gbps Tamanho da memória: 6GB GDDR6 Interface de memória: largura de banda de 192 bits memória máxima: 336GB / s Conectores de alimentação: 1x8pin TDP: 125W Data de lançamento: 29/10/2019 Preço aproximado: € 250
Como você pode ver, na maioria dos pontos, temos características superiores, como frequências mais altas, VRAM GDDR6 ou velocidade de memória mais eficaz. É verdade que perdemos a interface de memória, mas no final do dia, teremos uma largura de banda maior.
Por outro lado, vale a pena notar o baixo TDP que possui, devido à nova arquitetura de Turing , que é muito mais eficiente que o Polaris . No entanto, quão bem o novo membro está se saindo? Ele será capaz de superar as velhas glórias ou permanecerá no meio do caminho?
Vamos ver como os dois gráficos se desdobram em testes sintéticos, onde veremos o desempenho deles como um componente individual. Em seguida, revisaremos o desempenho deles em videogames, onde podemos ver como eles se comportam em um ambiente mais real.
bancada
Para esses benchmarks, o ambiente de trabalho usado foi o seguinte:
MSI MEG Z390 ACE (RX 590)
Fórmula ASUS Maximus XI (GTX 1660 SUPER) |
||
ASRock Phantom Gaming U Radeon RX 590 Gigabyte GTX 1660 SUPER Gaming OC | ||
Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W (RX 590)
Cooler Master V850 Gold (GTX 1660 SUPER) |
Tentamos manter as variações de componentes mínimas, mas devido à distância entre os dois lançamentos, foi difícil.
No entanto, acreditamos que os resultados são suficientemente representativos do desempenho básico de ambas as placas gráficas.
Benchmark sintético: RX 590 vs GTX 1660 SUPER
Na seção de testes sintéticos, recorreremos a alguns testes 3DMark e VRMark , como é comum. O primeiro é o antigo teste central, ou seja, o Fire Strike .
Para uma vantagem insignificante, no Fire Strike , o Gigabyte GTX 1660 SUPER tem um desempenho melhor que o seu oponente direto. No entanto, com essas pontuações semelhantes, a diferença é praticamente nula.
Por outro lado, no Fire Strike Ultra , observamos um comportamento estranho.
Neste teste, o ASRock RX 590 decola e tira aproximadamente 10% de vantagem dos gráficos da Nvidia . O problema é que a principal diferença entre o Fire Strike e o Fire Strike Ultra é que o último roda em 4K .
Não é de surpreender que veremos mais adiante se isso é reproduzido da mesma forma em ambientes reais, ou seja, em videogames.
Aqui temos os resultados no Time Spy , que consideramos consideravelmente mais confiáveis do que os dados do Fire Strike .
Embora os dois testes sejam semelhantes, este segundo foi criado mais recentemente. Isso significa que as tecnologias e os recursos testados estão mais alinhados com o mundo e os aplicativos que usamos diariamente.
É possível que, há cinco anos, as altas frequências tenham recebido prioridade, mas que hoje a eficiência energética tenha mais peso. Portanto, pontuar mais no Time Spy é geralmente mais relevante do que pontuar mais no Fire Strike .
Finalmente, na seção Realidade Virtual , vemos como, na batalha RX 590 vs GTX 1660 SUPER, este segundo vence. A vantagem é de cerca de 15%, por isso não é acidental, mas o básico é mais poderoso.
Em seguida , mergulharemos no mundo dos videogames para verificar o desempenho no jogo.
Benchmarks de jogos: RX 590 vs GTX 1660 SUPER
Os seis jogos que você verá abaixo estão entre os mais exigentes do mercado atualmente. Portanto, mesmo se não atingirmos 60fps em alguns deles, é possível que em títulos com menos carga de trabalho possamos atingir taxas de quadros decentes.
Em relação a 1080p , vemos o comportamento esperado dos dois gráficos.
Não encontramos nenhum título em que o RX 590 possa se destacar acima de seu oponente. O mais notável é que ninguém é capaz de atingir 60 fps no Metro Exodus , embora seja um dos títulos mais complexos desses tempos, é compreensível.
Além disso, a vantagem está sempre entre 10% e 25% , em alguns deles. Uma melhoria tão grande não é o muco da Turquia.
Em 1440p , as coisas não mudam muito, pois em alguns títulos a vantagem da GTX 1660 SUPER cresce, embora em outros ela diminua. No entanto, podemos encontrar algo semelhante, uma diferença entre 10% e 25%, dependendo de qual jogo.
Além disso, deve-se notar que o GTX 1660 SUPER vacila no Deus Ex , ou seja, cai abaixo de 60 fps. Ainda é capaz de nos oferecer um desempenho aceitável em 4 dos 6 jogos.
Enquanto isso, seu oponente só é capaz de manter alguns fps acima de 60 no Doom (2016), o que se destaca por ser muito bem otimizado.
Em 4K, nenhum deles nos oferece uma taxa de quadros acima de 60 fps , algo normal para a faixa de preço em que estamos. Enfim, os jogos em 4K ainda não parecem uma alternativa muito palpável, nem com os melhores gráficos do mercado.
Consumo e temperaturas
Aqui será visto claramente como as tecnologias mais avançadas de um dos gráficos se tornam capital na comparação.
É quase inevitável que os novos componentes sejam mais eficientes do que seus pares das gerações anteriores e a verdade é que Turing cumpre rigorosamente isso.
Devemos enfatizar que nenhum dos dois gráficos atende ao TDP estimado. No entanto, um supera-o bastante, enquanto o outro mantém um perfil muito mais baixo (em termos absolutos) .
A GTX 1660 SUPER está sempre no grupo de menor consumo para ocioso e carga de trabalho. Por outro lado, o RX 590 mantém um consumo consideravelmente alto.
Embora seja verdade que a energia gasta não é especialmente relevante na compra de um componente, você pode vê-la como uma economia de longo prazo. Menos consumo significa menos luz gasta, além de um uso mais responsável da eletricidade, algo que beneficia o meio ambiente.
Não é por nada, agora vamos verificar as temperaturas, pois nem todo consumo se traduz em calor desperdiçado.
Em temperaturas, devemos destacar que o RX 590 mantém um perfil muito baixo em repouso, mas isso muda drasticamente ao atribuir uma carga de trabalho. Por outro lado, a GTX 1660 SUPER sempre mantém boas temperaturas nos dois casos.
No entanto, e como é comum, em nenhum caso essas temperaturas são preocupantes.
Palavras finais na batalha RX 590 vs GTX 1660 SUPER
Se considerarmos apenas esses dois componentes, a conclusão é bastante clara.
Nossa recomendação é que você compre a GTX 1660 SUPER acima da RX 590 . No entanto, se a comparação fosse contra o GTX 1660 Original (que tem um preço idêntico ao RX 590) , as coisas mudariam.
Seja como for, esta placa gráfica de equipe verde é visivelmente mais poderosa que seu oponente. O desempenho demonstrado é em média entre 15 e 25% maior e, considerando o custo em torno de 10% , é uma troca aceitável.
No entanto, onde um se destaca acima do outro está na eficiência energética.
Como a GTX 1660 SUPER é uma gráfica mais nova, ele utiliza muito melhor seu poder, e é por isso que recomendamos mais. Já mencionamos isso muitas vezes, mas na tecnologia, quase sempre ter um componente mais novo é indicativo de que é melhor.
No entanto, novos gráficos da AMD estão a caminho e a arquitetura Navi pode atrapalhar os planos da Nvidia . É verdade que no RX 590 vs GTX 1660 SUPER Nvidia ganha um pouco, mas o que aconteceria se fizéssemos a mesma comparação com o RX 5500 XT ou algum outro modelo que está caindo?
Agora, diga-nos, qual gráfico parece a melhor decisão para você? Que outro componente você recomendaria comprar, em vez desses dois? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
RECOMENDAMOS VOCÊ As séries B550 e Intel 400 estão prontas para o lançamento, de acordo com a BiostarAmd coloca à venda o amd ryzen 5, zen atinge a faixa intermediária
Os novos processadores AMD Ryzen 5 são oficialmente lançados hoje, temos um total de quatro novos processadores baseados em Zen.
Novo qualcomm snapdragon 700, recursos premium na faixa intermediária
Novos processadores Qualcomm Snapdragon 700 anunciados, todos os recursos dos novos reis da faixa intermediária.
Samsung trará a câmera tripla para sua faixa intermediária
A Samsung trará a câmera tripla para sua faixa intermediária. Saiba mais sobre o modelo que fará uso desse recurso na faixa intermediária da empresa.