Tutoriais

Gtg vs mprt: qual é o melhor método de classificação de monitores?

Índice:

Anonim

Ao entrar no mundo dos monitores, você se encontra rapidamente com diferentes padrões para determinar o desempenho. Estes são GtG vs MPRT , mas o que são e como funcionam cada um? Aqui, explicaremos isso e outras coisas que você deve saber rapidamente.

Índice de conteúdo

GtG vs MPRT:

O método GtG é um pouco complicado, como é chamado, porque foi testado principalmente em monitores LCD . Nesses dispositivos, o painel base projeta apenas luz e possui um filtro na parte superior que simula cores bloqueando determinadas luzes. Imagine isso como um vitral de uma catedral.

Diagrama de estrutura de telas de LCD

Então, quando falamos de cinza, na verdade estamos nos referindo à luz do painel da base atrás do filtro (que é tecnicamente branco).

Com isso em mente, o que esse método faz é calcular o tempo necessário para mudar de uma cor para outra. Em outras palavras, o tempo é contado a partir do momento em que o painel da base é desligado até ser ligado novamente, o que veríamos como uma mudança de cor.

Tempo de resposta da imagem em movimento (MPRT)

O MPRT, por outro lado, é um teste sujeito aos ciclos de atualização do monitor.

Nesses testes, o dispositivo é forçado a mudar rapidamente as cores. Dependendo do nível do teste, ele é aprovado em uma velocidade ou outra (depende da taxa de atualização do monitor) . Com isso, podemos determinar se a tela é capaz de manter o ritmo para o qual foi projetada ou não, entre outras coisas.

De certa forma, é um teste mais realista, pois o testa em um contexto que pode ocorrer. No entanto, também é menos preciso e pode não refletir seu tempo de resposta real, especialmente se o monitor tiver outras tecnologias.

GtG vs MPRT:

De Gray a Gray , temos o problema de que ele é medido sob condições experimentais bastante controladas. Isso se traduz em testes em situações que não são comuns na vida cotidiana.

Seria semelhante à instalação de um laptop de refrigeração líquida para ter um desempenho melhor e vender capaz de atingir a pontuação X. Não é uma mentira, é capaz, mas é algo retirado do contexto.

Por outro lado, se os monitores tiverem uma tecnologia diferente, como LED, OLED ou similar, os testes mudam um pouco. Felizmente, a maioria dos monitores compartilha a mesma tecnologia de LCD , portanto, não é comum nos encontrar nesses casos.

Além disso, mesmo que a tela esteja medindo 0 ms em GtG , ainda podemos sofrer com desfoque de movimento não intencional. Por ser um efeito visual, a medição de cinza pode não nos fazer muito bem .

MPRT

No caso do MPRT , temos outras séries de inconvenientes.

Para começar, os monitores de hoje geralmente estão em 60, 120, 144 ou 240Hz, o que nos deixa com um tempo de resposta de 1000ms / 240 (refrescos / s) = 4, 16ms. Ou seja, a taxa mínima de atualização real para um monitor calculado no MPRT é de aproximadamente 4 ms .

No mercado, no entanto, eles geralmente são vendidos a 1 ms, uma vez que com tecnologias auxiliares a ilusão de reduzir o Motion Blur pode ser feita . Inexplicavelmente, existem alguns modelos que, mesmo sem as tecnologias de redução do Motion Blur , anunciam a resposta conhecida de 1 ms .

No entanto, outro problema extra também surge. Essas tecnologias não são compatíveis com o G-Sync ou FreeSync na maioria dos dispositivos, mas algumas marcas anunciam as duas tecnologias nos mesmos modelos com 1ms.

Temos alguns jogos recentes da TUF , que parecem ter implementado uma nova implementação de ambos, mas o desempenho deles ainda está por ser visto.

O que é o Motion Blur ?

Mencionamos isso algumas vezes como Motion Blur ou Motion Blur , mas o que exatamente é isso.

O desfoque de movimento é um fenômeno que ocorre quando as imagens em movimento se cruzam à sua frente. Como não podemos receber todas as informações de luz de uma só vez, nosso cérebro preenche as lacunas que faltam. Você pode experimentar esse efeito simplesmente movendo a mão da esquerda para a direita em alta velocidade. É como se sua mão deixasse um raio atrás dela.

Que ocorre? Bem, acontece que os monitores replicam esse efeito, especialmente quando há movimentos em alta velocidade na tela. Em certas cenas específicas de animações, videogames ou filmes, pode ser o efeito visual desejado, mas outras vezes não.

Exemplo de Motion Blur em The Witcher 3

Por exemplo, no campo competitivo de videogames, quanto menos Motion Blur você tiver, mais nítidas serão as imagens. É uma visão um tanto antinatural, mas muito melhor para ser mais preciso. É por isso que muitos usuários não gostam ou detestam diretamente o motion blur.

Como resultado, monitores com altas taxas de atualização se tornaram cada vez mais populares . Quanto mais quadros você tiver por segundo, menos desfoque de movimento involuntário é criado.

E é aí que as taxas de atualização, tempos de resposta e desfoque de movimento se conectam .

Em relação a GtG vs MPRT, o Motion Blur geralmente é perceptível, embora o tempo de GtG seja tão baixo quanto 1 ms . Por outro lado, e como mencionamos, o MPRT é incapaz de atingir 1 ms , tornando-o insuperável que ele sofra de desfoque de movimento naturalmente.

No entanto, as tecnologias assistivas permitem que esses monitores certificados MPRT ou GtG enganem o olho humano.

Tecnologias auxiliares

No final do dia, na batalha GtG vs MPRT, o que determina melhor qual tela é superior, geralmente não é a qualidade persa, mas a sensação que a tela nos transmite. Portanto, existem alguns ou três recursos adicionados aos gadgets para oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Primeiro de tudo, um dos métodos é desligar e ligar o monitor mais vezes por segundo para reduzir o tempo que vemos os pixels. Assim, teremos certas "telas pretas" quase imperceptíveis que eliminam a ilusão de desfoque.

Aqui está um exemplo de câmera lenta de como o método acima funciona.

Por outro lado, temos o método clássico de aumentar a taxa de atualização das telas, mas agora estamos em 240 Hz. No entanto, para que seja uma experiência tranquila, precisamos de tantos quadros quanto a taxa de atualização que temos e poucos gráficos permitem isso. Note-se que existem telas que adaptam sua frequência com o FreeSync ou G-Sync e que outras também suportam overclocking para oferecer valores mais altos.

Se quiséssemos uma resposta real de 1 ms, precisaríamos de um monitor de 1000 Hz e componentes capazes de produzir 1000 quadros por segundo. Imagine pesquisar 1000 quadros por segundo no Metro Exodus com RTX. Você pode imaginar a chita, certo?

RECOMENDAMOS VOCÊ Como saber quanta RAM minha placa-mãe suporta

Outro método um pouco mais radical é mudar para os displays OLED , por exemplo, que têm melhores tempos de resposta. Nestes monitores, cada pixel é um LED , tornando a imagem mais nítida e a cor muda mais precisa. Não é de surpreender que alguns monitores OLED e tecnologias similares também sofram do Motion Blur em determinadas circunstâncias.

Por fim, mencionamos novamente o ASUS TUF Gaming, que foi apresentado na Computex 2019. Eles são um novo modelo de monitores com o que chamam ELBM-Sync. Essa tecnologia mescla a Redução de desfoque de movimento com a Adaptive Sync, incompatíveis.

Isso nos permite alterar a taxa de atualização para ter uma melhor experiência do usuário e eliminar o Motion Blur usando o primeiro método descrito. No entanto, esses monitores ainda não estão à venda.

GtG vs MPRT : marketing

Como muitos de vocês já sabem, o marketing é um mundo sombrio, onde quase tudo vale para atrair mais atenção. É por isso que os líderes de marketing sempre colocam esse número que certifica 1 ms . Para o comprador incauto, isso parece correto, mas para a pessoa que investiga que ele cheira regularmente.

Temos que deixar claro que ter um GtG baixo não é indicativo da ausência de Motion Blur . Da mesma forma, ter um MPRT baixo também não é.

O ponto ideal seria encontrar um monitor que mostre os dois valores e, além disso, eles são baixos. No entanto, à medida que o mercado avança, quase nenhuma marca mostra os dois e, às vezes, apenas mencionam 1 ms sem explicar em qual dos dois testes.

É por isso que não podemos confiar 100% no que as especificações ou os próprios fabricantes nos dizem. O mais recomendado é ver comentários desses produtos nos quais você está interessado. Existem inúmeras fontes online que analisam esses dispositivos em profundidade, para que você tenha uma longa investigação pela frente.

Até que o mercado seja um espaço saudável para caminhar com segurança, isso continuará assim. O que aconselhamos é pedir aos fabricantes e sites de vendas que publiquem os resultados nos dois testes, GtG e MPRT.

É algo tremendamente improvável, pois mostraria a verdadeira natureza dos dispositivos, mas é o melhor para os usuários.

Conclusões sobre o tempo de resposta

Lamento que você tenha lido isso, mas é a coisa mais sincera que podemos lhe dizer. Depois de todo este artigo, não podemos realmente esclarecer nada, pois os dois métodos não são opostos ou contraditórios.

Da mesma forma que com gráficos realizamos testes sintéticos e desempenho em videogames, com monitores temos esses dois métodos.

Como o ideal é ter dados dos dois testes, recomendamos que você solicite às marcas que publiquem todos os resultados de cada modelo (lembre-se de ser educado) . Dessa forma, o mercado pode estar saudável e teremos dados cada vez mais confiáveis sobre a qualidade dos dispositivos. Até então, nossa melhor recomendação é seguir as revisões e investigar quais modelos se comportam melhor em quais ambientes.

No futuro, espera-se que os monitores com taxas de atualização de 1000Hz sejam uma realidade bastante próxima (antes de 2030) . Ao mesmo tempo, também é esperado que, com as tecnologias de suporte, os gráficos suportem a cota de 1000 fps . Com isso, reduziremos o Motion Blur de uma maneira "natural" , embora ainda haja pessoas especiais capazes de ver acima dessa miragem.

No entanto, tudo isso já é especulação e bruxaria. Esperamos que você tenha achado este artigo interessante e que tenha aprendido outra coisa.

É altamente recomendável o site do Blurbusters , que possui uma pesquisa muito mais extensa e documentada sobre o assunto .

Fonte HardZoneBlurBusters

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button