Escritório

Eles gravam hackers controlando a interface de uma rede elétrica

Índice:

Anonim

Em 2015, um grupo de hackers conseguiu acessar as redes de computadores de algumas empresas de eletricidade ucranianas, causando um blecaute para mais de 200.000 pessoas. Agora, um vídeo gravado por um dos funcionários de uma dessas empresas também apareceu e mostra como os hackers assumiram o controle e começaram a controlar remotamente o mouse de um dos computadores para desativar os alternadores.

Os hackers acessam remotamente a infraestrutura das empresas de energia para causar blecautes

Dois dias antes do Natal de 2015, os engenheiros da empresa de energia Prykkarpatyaoblenergo, localizada no oeste da Ucrânia, ficaram sem acesso aos seus PCs, enquanto os cursores do mouse começaram a ser controlados remotamente por hackers, que concordaram à interface de controle do circuito para cortar a energia de toda a população da região.

Um dos engenheiros que estavam lá na época decidiu gravar um vídeo em seu iPhone no momento em que o ataque estava ocorrendo. O PC apresentado no vídeo era uma unidade de teste e não estava conectado à infraestrutura elétrica de Prykkarpatyaoblenergo, mas ainda é o mesmo método usado pelos hackers para atacar os sistemas de controle elétrico de outras empresas do país, atingindo causa apagões de até seis horas.

Como dissemos recentemente, no final de 2016, uma série de ataques às empresas de eletricidade da Ucrânia ocorreram novamente, desta vez usando malware conhecido como CrashOverride, que pode desencadear ataques automáticos no estilo Stuxnet à infraestrutura elétrica. Há até quem garanta que esses ataques possam ser simples testes para operações futuras, talvez contra os Estados Unidos.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button