Placas Gráficas

Gp100: nvidia anuncia sua nova geração de chips gráficos

Índice:

Anonim

Aproveitando o evento GTC de 2016, a Nvidia finalmente revelou seu núcleo gráfico (GPU) chamado GP100, o que significaria o topo da gama para a geração Pascal, uma arquitetura na qual a Nvidia trabalha há 2 anos para suas novas placas gráficas.

O novo núcleo Pascal GP100 se beneficiará do inovador processo de fabricação de 16 nm com características técnicas que diferem ligeiramente dos rumores que surgiram do hipotético GTX 1080. O novo chip GP100 eventualmente possuirá 3.840 shaders, 240 unidades de texturização e um impressionante barramento de 4.096 bits.

Provavelmente, a coisa mais surpreendente sobre este novo chip gráfico da Nvidia é que ele usará as novas memórias de alto desempenho HBM2 com uma configuração máxima de 16 GB, essa quantidade de memória certamente é reservada apenas para a versão TITAN, enquanto que para a GTX 1080 TI é usada cerca de 8 GB de memória HBM2, mais do que suficiente para todos os jogos atuais e futuros.

Abaixo dessas linhas, podemos ver um gráfico detalhando mais sobre as características do novo núcleo Pascal GP100, entre elas a tecnologia NVLink, que busca melhorar a escalabilidade da GPU e a memória unificada, o que permite simplificar os processos de programação.

GP100, o chip gráfico mais poderoso da atualidade

Se fizermos comparações com a arquitetura anterior da Nvidia (Maxwell), veremos que o número de transistores quase dobra, de 8 bilhões de Maxwell para 15, 3 bilhões de transistores Pascal no mesmo tamanho de pacote, mas também exigindo mais energia do que o computador, com um TDP de 300W em comparação com os 250W exigidos pelos chips Maxwell.

O chip Pascal GP100 em detalhes

Com os dados impressos, o chip Nvidia GP100 será facilmente a GPU mais poderosa do mundo, embora ainda precise esperar mais algumas semanas para conhecer o lançamento das primeiras placas gráficas Nvidia com GP100 e, principalmente, o preço.

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button