Processadores

Globalfoundries revela grandes melhorias de processo em 7nm finfet

Índice:

Anonim

A GlobalFoundries é uma das fundições mais importantes do mundo dos semicondutores, por isso não para de investir em novos processos de fabricação. A empresa detalhou todas as melhorias que seu nó avançado a 7 nm LP oferecerá.

Os 7nm da GlobalFoundries prometem grandes melhorias em novos processadores

O novo processo de 7nm LP da GlobalFoundries será o usado pelos processadores AMD Ryzen de terceira geração, que não chegarão ao mercado até o próximo ano se não houver atrasos. Esse novo processo oferecerá um desempenho 40% maior que o seu nó atual a 14 nm; ao mesmo tempo, o consumo de energia será reduzido em 60%. Como são números muito ambiciosos, será necessário verificar se eles realmente foram cumpridos ou se parte da melhoria foi deixada para trás.

Recomendamos que você leia nossa publicação sobre a AMD, que oferece uma série de vídeos para ajudá-lo a usar o Radeon Overlay e o Radeon WattMan

Esse novo nó na LP de 7 nm permitirá reduzir em grande parte o tamanho dos chips, até 2, 7 vezes menor, o que permitirá aos arquitetos integrar muito mais transistores no mesmo espaço. Com isso, talvez seja possível que a terceira geração Ryzen inclua seis núcleos em cada complexo CCX, o que daria doze núcleos em um único chip.

A GlobalFoundries declarou recentemente que esse novo processo de fabricação permitirá atingir frequências de até 5 GHz, o que seria uma das razões mais importantes para uma melhoria no desempenho oferecida pelos novos processadores. Obviamente, a AMD não será a única empresa a usar esse novo processo de fabricação. Esperamos que um grande número de processadores para smartphones e tablets também viva.

Fonte Eteknix

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button