Processadores

Globalfoundries 12lp + promete lutar contra 7nm tsmc

Índice:

Anonim

A GlobalFoundries (GF) anunciou na terça-feira a disponibilidade de uma nova adição à sua plataforma 12 Leading Performance (12LP), chamada 12LP +. A empresa afirma que terá um aumento perceptível no desempenho e uma diminuição na área e energia. Ele também contém uma célula de bit SRAM de baixa tensão.

GlobalFoundries anuncia as notícias de seu novo processo 12LP +

A GlobalFoundries (GF) promete grande parte dos benefícios de energia e desempenho de 7nm, mas com o menor custo da plataforma 12LP. Ele também fornece um aumento de 15% na densidade do transistor com esse novo nó.

A GF disse que o processo 12LP + FinFET fornece um aumento de 20% no desempenho ou uma redução de 40% no poder sobre a plataforma base 12LP (que, por sua vez, fornece uma melhoria de 10% em relação aos nós de 16 / 14nm e uma melhoria de 15% na escala da área lógica). Essa é a mesma quantidade de melhoria que o TSMC reivindicou ao comparar seu processo de 7 nm com 16 nm.

Em uma declaração, a GF comparou seu novo processo ao processo de 7 nm e também mencionou seu custo mais baixo: “Como uma tecnologia avançada de 12 nm, nossa solução 12LP + já oferece aos clientes a maioria dos benefícios de desempenho e energia que eles esperariam de um processo. de 7nm, mas seus custos com NRE (engenharia não recorrente) terão uma média de apenas metade, o que significa uma economia significativa . ”

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Outro novo recurso é uma célula SRAM de 0, 5V, que a GF alega ser de alta velocidade, baixa potência e útil para a troca de dados entre a memória e o processador, como em aplicativos de inteligência artificial (AI). Para aplicativos de IA, a GF fornece um Pacote de Referência de Design e Serviços de Co-Desenvolvimento de Tecnologia de Design (DTCO). Há também um novo interponder para embalagens 2.5D para facilitar a memória de alta largura de banda (HBM). Por fim, a empresa também disse que a ARM desenvolveu o IP físico Artisan e o IP POP para aplicativos de IA, que também estarão disponíveis para 12LP.

A GlobalFoundries tem como alvo IA e chips para computação em nuvem e disse que já tem vários clientes. A produção em volume deve começar em 2021.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button