Xbox

Gigabyte z170x soc force análise

Índice:

Anonim

Tivemos uma das placas-mãe com maior desempenho das gerações anteriores, a Gigabyte Z170X SOC FORCE. Baseado no recente chipset Intel Z170, que oferece compatibilidade com os processadores Intel Skylake do soquete LGA1151. Também inclui novas tecnologias de armazenamento como M.2, SATA Express e Eye… Um total de 22 fases de energia!

Deseja saber mais sobre o overclock e os recursos? Não perca a nossa análise !

Agradecemos à Gigabyte Spain por confiar no produto para sua análise:

Especificações técnicas da Gigabyte Z170X SOC FORCE

Gigabyte Z170X SOC FORCE em imagens

O Gigabyte Z170X SOC nos torna uma apresentação Premium onde eles existem. Encontramos uma capa minimalista onde predominam as cores corporativas da série SOC: laranja e preto. Enquanto na área traseira, temos todos os recursos e melhorias mais importantes.

Depois de abrir a caixa, encontramos um pacote muito completo:

  • Placa-mãe Gigabyte Z170X SOC Force, placa traseira, manual de instruções e guia rápido, CD com drivers, cabos SATA, adaptador para montagem em mesa, ponte SLI.

A Gigabyte Z170X SOC Force é uma placa-mãe no formato E-ATX com dimensões de 30, 5 cm x 26, 4 cm; verifique se ela se encaixa na sua caixa, pois excede levemente as medidas normais. A Gigabyte oferece um design muito esportivo com um PCB preto e detalhes em laranja em todas as portas de expansão.

No resfriamento, ele tem dois dissipadores de calor passivos encarregados de manter as 22 fases de suprimento e o chipset Z170 resfriados. O dissipador de calor das fases de fornecimento também serve como um bloco para o resfriamento de líquidos, contando duas saídas para os acessórios.

Incorpora a tecnologia Ultra Durable com componentes personalizados, como capacitores Chemi-Con 10K e Tecnologia Turbo B-Clock que permite 5% a mais de overclock. Ele também possui um soquete personalizado com pinos banhados a ouro que aumenta o desempenho e a estabilidade do processador. Além de uma conexão auxiliar 8 + 4 EPS.

Possui 4 soquetes de memória RAM DDR4 compatíveis com 64 GB e velocidades de até 3866 Mhz (overclocking) e perfil XMP 2.0. Ele também incorpora o painel de toque OC, que permite realizar qualquer monitoramento com um voltímetro digital, aplicar um overclock, etc… Um passe completo de um único painel!

Entre suas conexões de expansão, encontramos 4 slots x16 com barramento PCI Express 3.0 e compatíveis com a tecnologia 4 Way SLI da Nvidia e CrossFireX da AMD. Estes vêm com um reforço metálico que amortece melhor o peso das placas gráficas pesadas. É complementado com até 3 conexões PCI Express x1.

Nós detalhamos as possíveis configurações de várias placas que podemos instalar. Lembre-se de que temos um chip PLX que nos permite essa configuração, que não permite o chipset Z170 como padrão:

  • 1 placa gráfica: x16.2 placas gráficas: 16x / 0x / 16x / 0x, 3 placas gráficas: 16x / 0x / 8x / 8x ou 8x / 8x / 16x / 0x. 4 placas gráficas: 8x / 8x / 8x / 8x

Possui o chip Sound Core 3D que inclui a tecnologia AMP-UP Audio com suporte para 7.1 canais e OP-AMPs. Este último nos permite personalizar a qualidade do som, dependendo das preferências pessoais com chips removíveis. Obviamente, encontramos uma melhoria impressionante na qualidade do som com áudio dinâmico e maior clareza.

Enquanto falamos, é vital falar sobre o USB DAC-UP que oferece uma fonte de alimentação limpa e sem ruídos para o conversor digital-analógico. O DAC (conversor digital-analógico) pode ser sensível a flutuações na fonte de alimentação de outras portas USB e, por esse motivo, o GIGABYTE USB DAC-UP tira proveito de uma fonte de alimentação isolada que minimiza possíveis flutuações e garante a melhor experiência áudio possível.

O Gigabyte Z170X SOC FORCE inclui apenas 8 conexões SATA III 6 GB / s que compartilham até três SATA Express 10 GB / s. Onde 6 dos SATA IIIs são compartilhados com o chipset Z170 e os dois restantes com o controlador ASMedia ASM1061. Como você pode ver no lado esquerdo, temos uma conexão de energia PCIe extra de 6 pinos para fornecer mais energia em sistemas Multi-GPU e duas conexões USB 2.0 para conectar um pendrive aos overclockers.

É a primeira placa-mãe que vejo com três conexões M.2. com uma largura de banda de 32 GB / s. Para mim, é uma referência, já que essa conexão oferece muita diversão ao jogar com conexões SATA. Diferença muito boa para a Gigabyte Z170X SOC FORCE !

Por fim, detalho as conexões traseiras completas:
  • 2 x USB 2.0.4 x USB 3.1. (Vermelho) Tipo C.1 x USB 3.1 (Pequeno) Tipo A.1 x USB 3.1 Tipo C (Vermelho). USB Q-Flash Plus. 1 x LAN Gigabit. 1 x DVI1 x HDMI. 1 x Displayport mini. SOC Link Saída de áudio digital.

Bancada de testes e testes

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i5-6600k.

Placa de base:

Gigabyte Z170X-SOC FORCE

Memória:

2 × 8 16GB DDR4 a 3000 MHZ Kingston Savage

Dissipador de calor

Corsair H100i GTX.

Disco rígido

Samsung 840 EVO 250GB.

Placa gráfica

Nvidia GTX 780.

Fonte de energia

EVGA SuperNOVA 750 G2

Para verificar a estabilidade do processador e da placa-mãe, fizemos um overclock de até 4.600 mhz com Prime 95 Custom e refrigeração a ar. Os gráficos que usamos é uma Nvidia GTX780, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes com um monitor 1920 × 1080.

RECOMENDAMOS VOCÊ Como saber que tenho um processador muito bom para overclock

BIOS

Como o Socket 1150 Gigabyte, ele lançou um BIOS muito estável com uma grande capacidade de overclock. O congelamento da tela ou o bloqueio periférico não são mais exibidos. Ele ainda mantém todos os seus benefícios: controle do ventilador, sensor de temperatura, excelente capacidade de overclock e personaliza qualquer parâmetro ao nosso gosto.

Como esperado, a Gigabyte mantém a tecnologia Q-Flash PLUS usada nas placas-mãe X99. Esta aplicação nos permite atualizar nosso equipamento para o BIOS mais recente sem a necessidade de montar um processador ou memória RAM. A Gigabyte usou o controlador ITE EC 8951E, que envia o sinal para um LED próximo ao controlador EC, que nos avisa que o processo foi concluído e que o sistema agora pode ser iniciado normalmente.

Palavras finais e conclusão

A Gigabyte Z170X SOC FORCE é uma das melhores placas-mãe do mercado para seus componentes Ultra Duráveis ​​e suas 22 fases de energia. Entre os pontos mais fortes, encontramos três conexões M2 em 32 GB / s, 4 slots de expansão PCI Express para x16 compatíveis com Nvidia SLI e AMD CrossFireX 4Way, graças ao sistema de chipset assinado PLX e um sistema de resfriamento passivo com a opção de expandi-lo com um refrigeração líquida personalizada.

Em nossos testes, conseguimos elevar o processador i5-6600k para estáveis ​​4.600 Mhz e os resultados foram fantásticos. Mas queríamos ir um pouco mais longe e mantivemos os 4800 Mhz com uma tensão de 1, 35v.

Esta série de placas-mãe (Super Overclock = SOC) é sempre caracterizada por ter um público muito exclusivo. Mas desta vez é mais perto do usuário que está procurando o melhor em overclock e jogos com a adição da placa de som AMP-UP.

Atualmente, você pode encontrar a Gigabyte Z170X SOC FORCE em lojas on-line pelo preço de 266 euros. Comparado aos seus rivais mais diretos, ele está posicionado como um dos principais produtos mais acessíveis para todos os orçamentos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ ESTÉTICA.

- NENHUM.
+ COMPONENTES ULTRA DURÁVEIS.

+ 22 FASES DE ALIMENTAÇÃO.

+ CHIP PLX PARA CARTÕES GRÁFICOS E SOM DEDICADO.

+ BIOS ESTÁVEL.

+ OFERECEMOS UM DOS MELHORES CLAROS DO MERCADO POR MENOS DE 270 EUROS.

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:

Gigabyte Z170X SOC FORCE

QUALIDADE DO COMPONENTE

CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

SISTEMA MULTIGPU

BIOS

EXTRAS

PREÇO

9.5 / 10

A MAIORIA DAS MAIORES NO Z170.

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button