Ew Firewire: o que é, para que serve e as diferenças com o usb
Índice:
- Qual é a porta Firewire
- Versões e velocidade do conector Firewire
- Principais características do cabo Firewire e seu conector
- Compre Firewire para adaptador USB
Você sabe qual é a porta IEEE 1394 ou Firewire ? Certamente, se você é europeu, não conhece muito essa porta do PC e é possível que você não a tenha visto em nenhuma placa-mãe. É por isso que hoje veremos em detalhes o Firewire, como ele funciona e para que podemos usá-lo.
Índice de conteúdo
A conectividade é um aspecto muito importante que sempre devemos levar em consideração ao comprar um dispositivo eletrônico "inteligente". A porta de conexão depende muito se podemos interagir com este equipamento através de um computador ou torná-lo compatível com determinados dispositivos. Quase todo mundo sabe muito bem o que é uma porta USB, mas nem todo mundo conhece o Firewire, e a verdade é que atualmente dificilmente a encontraremos, mas vale a pena saber o que é e como ela funciona, caso um dia encontremos uma e precisamos usá-la.
Qual é a porta Firewire
A primeira coisa que devemos saber é que seu nome oficial é porta IEEE 1394 devido ao protocolo de comunicação padrão usado. Se uma equipe tiver o Firewire, você o verá identificado dessa maneira com quase toda a probabilidade.
A porta Firewire é um tipo de conexão de entrada e saída para fornecer comunicação de alta velocidade entre dispositivos multimídia. Ele funciona através de transferência serial de dados, como uma porta USB e é usado principalmente para conectar câmeras digitais profissionais, impressoras e outros dispositivos onde normalmente encontramos a porta USB.
A principal razão pela qual não a vemos com muita frequência é porque o uso da porta USB é muito mais difundido na Europa, e é por isso que podemos vê-la com mais frequência no continente americano. Além disso, essa porta é usada principalmente por equipamentos da Apple, pois foi o fabricante que a inventou em 1995 e a implementou em sua gama de produtos, tanto computadores pessoais quanto equipamentos profissionais.
Versões e velocidade do conector Firewire
Como dizemos, na esfera doméstica, a porta IEEE 1394 foi deslocada pelos fabricantes devido a novos padrões como USB 3.0 e a nova interface Thunderbolt nos computadores Apple e outros equipamentos e periféricos. Mas devemos saber que ele ainda é amplamente utilizado em automação industrial e ambientes profissionais, portanto veremos a seguir.
Uma das características que antes eram de grande interesse para a comunidade de computadores é que o Firewire é capaz de controlar de um PC o periférico conectado a ele, ou seja, podemos interagir diretamente com o firmware de uma câmera de vídeo ou com as propriedades de um monitor. E isso é algo que ainda não era possível com a porta USB contemporânea. Além disso, ele também poderia fornecer energia para os dispositivos a 25 VCC, algo também novo e muito útil.
As versões do Firewire implantadas até o momento são as seguintes:
- Firewire 400 (IEEE 1394): É a primeira versão lançada no mercado com um conector de 6 pinos muito característico e uma velocidade de até 400 Mbps (50 MB / s), excedendo as velocidades do USB 1.0 e 1.1. Firewire 800 (IEEE 1394b): publicado em 200, é um conector capaz de suportar transferências de 786 Mbps (100 MB / s) e pode atingir distâncias de 100 metros de cabo. O conector também foi modificado em relação ao Firewire 400 (o primeiro), fornecendo 9 pinos em vez de 6. O Firewire 800 é contemporâneo ao USB 2.0. Firewire s1600: Esta versão foi implementada em 2007 e expandiu a largura de banda para 1, 6 Gbps (200 MB / s) sob o mesmo conector do Firewire 800. Em seguida, superou a versão USB 2.0 em uma grande faixa de velocidade, pois que isso atingiu apenas 60 MB / s. Firewire s3200 (IEEE 1394b): Também criado em 2007, aumentou a velocidade para 3, 2 Gbps (400 MB / s) usando o conector de 9 pinos da mesma maneira. Em um curto período de tempo, também foi criado o USB 3.0, capaz de fornecer velocidades de transferência de até 600 MB / se era a escolha perfeita para todos os fabricantes. Firewire s800T (IEEE 1394c): Esta é outra variante anunciada em 2007 que implementa a tecnologia Firewire através do conector Ethernet RJ-45, para combinar as vantagens de uma e de outra.
Na tabela a seguir, você pode identificar uma comparação entre as diferentes velocidades das conexões mais atuais versus o Firewire
Versão Firewire | Velocidade (MB / s) | Versão USB | Velocidade (MB / s) |
400 | 50. | 1.0 | 0, 19 |
1.1 | 1.5 | ||
800 | 100 | 2.0 | 60 |
s1600 | 200 | 3.0 | 600 |
s3200 | 400 | ||
3.1. | 1.225 | ||
Thunderbolt 1 | 1.200 | ||
Thunderbolt 2 | 2.400 | ||
Thunderbolt 3 | 4.800 |
Vemos que o USB é claramente o padrão predominante devido ao seu tremendo desempenho na transferência de dados.
Principais características do cabo Firewire e seu conector
Já vimos as versões e velocidades que podemos alcançar com o Firewire, agora é hora de ver os recursos dessa porta em termos de compatibilidade e conectividade.
- Ele é capaz de suportar conexões de até 63 dispositivos e cabos de 4, 25 metros de comprimento.Como o USB, ele suporta Plug and Play e hot plugging.Ele também suporta conexões ponto a ponto nas quais seus O link não precisa usar a memória do sistema nem a CPU Meio de transmissão assíncrono orientado para conexões em tempo real, muito importante, por exemplo, para vigilância por vídeo.
Agora veremos os tipos de conectores Firewire que podemos encontrar
Firewire de 6 pinos:
Distingue-se por ser um conector retangular que termina em uma ponta triangular. Os pinos estão localizados em um bloco central com duas linhas de três contatos. É usado para a versão Firewire 400.
Há também uma versão menor de 4 pinos.
Firewire 800 em diante
Esse conector reduz um pouco o tamanho e estende os pinos de conexão para 9 dispostos em um bloco central com uma linha de 5 contatos e outro de 4 separados dois a dois. O conector é quadrado.
Compre Firewire para adaptador USB
Sendo interfaces de link de dados seriais, é possível obter dispositivos de compatibilidade que usam uma ou outra interface. Para isso, será necessário apenas com um conversor Firewire para USB ou vice-versa. Obviamente, a velocidade de transferência será limitada pelo nó mais lento.
Aqui podemos ver alguns conversores para venda de qualidade superior ou inferior, mas bastante acessíveis se precisarmos deles.
Firewire IEEE 1394 para adaptador USB
CABLEPELADO USB Macho para Firewire IEEE 1394 6 Pin Female Adapter Compre na AmazonO primeiro deles será este adaptador da versão 400 para USB 2.0, que certamente será o mais usado.
Fangfeen 1394 6 pinos 6 pinos fêmea USB 2.0 Tipo USB 1.1 / 2.0 Um adaptador macho Firewire IEEE Adaptador fêmea portátil para macho; Adaptador Firewire 1394; Adaptador USB 2.0 de 6 pinos; Adaptador USB 2.58 EURAdaptador IEEE 1394 de 4 pinos para USB Firewire
CHENYANG USB para FireWire IEEE 1394 Cabo macho Adaptador Conector macho iLink de 4 pinos para Sony DCR-TRV75E DV- Compatível apenas com Sony DCR - DV trv75e.Não pode usar outra unidade de trabalho 1394 ou USB. Conexão: 13944Placa de um lado. Por outro lado, há uma tomada USB.Comprimento: 100cm; Conector: 1 lado é 1394 macho de 4 pinos. O outro lado é USB macho
Aqui temos outra versão que transforma nosso USB em um conector Firewire de 4 pinos
Adaptador Firewire para Thunderbolt
Adaptador Apple Thunderbolt para FireWire Apple- Conecte facilmente o seu Thunderbolt Mac a um dispositivo FireWire com o adaptador Apple Thunderbolt to FireWire.Este adaptador compacto se conecta à porta Thunderbolt no seu Mac para fornecer uma conexão FireWire800 de 7W que suporta periféricos auto-alimentados, como discos rígidos e dispositivos de áudio. Adaptador Thunderbolt Apple para FireWire
Também temos conversores Thunderbolt para Firewire que serão úteis para laptops Mac que não possuem Firewire.
Adaptador Firewire 800 a 400
Akord FireWire - Adaptador de porta ultracompacto (400 pinos de 6 pinos para 800 pinos de 9 pinos), branco (importado)- Adaptador FireWire 400 (fêmea) de 6 pinos para FireWire 800 (macho) de 9 pinos Elimina a necessidade de cabos adicionais Fabricado em ABS forte, para proteger as portas e garantir uma conexão confiável Bidirecional, funciona de 400 a 800 e também de 800 a 400
Finalmente, podemos escolher os conversores Firewire da versão 800 em diante para o conector tradicional de 6 pinos.
Firewire + adaptador USB para RJ-45
TrendNet TC-NTUF - Adaptador FireWire (USB / RJ-45), Preto- Adaptador USB e FireWire do tipo sexo masculino / feminino para TC-NT2 Solução ideal para expandir ou adicionar conectividade USB e FireWire Cor preta
Finalmente, temos um adaptador HUB para várias conexões compatíveis com RJ-45, USB e Firewire.
Bem, isso é tudo sobre o conector Firewire, como ele funciona e seus principais recursos e tipos. Como você pode ver, é um conector semelhante em funções ao USB, embora pouco a pouco o desloque devido a sua grande aceitação e maior velocidade em suas versões mais recentes. Sua placa-mãe possui um conector Firewire?
Também recomendamos estes tutoriais:
Se você tem algo a contribuir ou nos dá sua opinião nos comentários, estamos sempre atentos a ajudar a comunidade.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.