O Facebook ajuda a detectar notícias falsas
Índice:
Na sociedade da informação, existe um paradoxo de que a desinformação é uma das maiores ameaças. Isso é algo que aqueles que intervieram em eventos como as últimas eleições nos EUA, o referendo para o "Brexit" na Grã-Bretanha e que sabem onde mais sabem muito bem, usando muito bem as redes sociais, especialmente o Facebook, para espalhar notícias falsas que modificam o opinião das pessoas.
Facebook começa a trabalhar
Agora, e somente quando o escândalo saltou para a imprensa em todo o mundo, e depois de negá-lo repetidamente, o Facebook tomou uma ação sobre o assunto e, além das ações que estão ocorrendo em segundo plano, lançou um aviso Usuários que recebem uma série de diretrizes a seguir para detectar notícias falsas. Estas são algumas das dicas que a rede social nos dá e que não devemos perder:

Antes de tudo, o Facebook nos alerta para a importância de suspeitarmos de manchetes excessivamente chamativas, chocantes e / ou sensacionais, aquelas que são difíceis de acreditar e que, às vezes, abusam dos pontos de exclamação para chamar nossa atenção.
Também devemos examinar a URL, pois, como nos golpes na Internet, muitos dos sites que publicam notícias falsas tendem a imitar o design de grandes mídias de informação; no entanto, elas fazem pequenas modificações em seu URL, uma vez que não podem usar o original.
Assim como os golpes, preste atenção ao formato, porque muitas dessas notícias falsas contêm erros de ortografia e expressões que, às vezes, não fazem sentido porque são provenientes de serviços de tradução automática.
Você também deve verificar as fotos, as datas e a fonte das notícias. Datas e fotos podem ser alteradas para dar credibilidade às informações; uma pesquisa é suficiente para verificar sua plausibilidade; no entanto, não é suficiente porque a imagem pode ser verdadeira. Investigue a fonte das notícias, verifique se é uma fonte confiável e desconfie das organizações que não são conhecidas.
E, claro, verifique os fatos narrados. Isso é tão simples quanto acessar outras mídias de informação de prestígio e verificar se elas coletam as notícias e se contam o mesmo. Se é uma notícia falsa, você não deve encontrá-la na CNN, no New York Times ou no The Guardian….
Notícias falsas continuam a dominar o facebook
As notícias falsas continuam dominando o Facebook. Descubra mais sobre os problemas da rede social com as notícias falsas que continuam a ter uma ótima presença.
Facebook reprime notícias falsas
O Facebook atua contra grupos e páginas que publicam notícias falsas. Saiba mais sobre as novas medidas adotadas pela rede social.
O Facebook continua lutando com notícias falsas
O Facebook continua lutando com notícias falsas. Saiba mais sobre os problemas da rede social com esta notícia.




