C O ccleaner é recomendado no Windows 10?
Índice:
- O que o CCleaner nos oferece
- Limpador de arquivos
- Ferramenta de limpeza de registro
- Iniciar do Windows
- Desinstalador de aplicativos
- Então, o CCleaner Windows 10 é recomendado?
Você provavelmente já ouviu falar do aplicativo CCleaner em mais de uma ocasião. O famoso programa de limpeza agora de propriedade da Avast é amplamente usado pela comunidade de usuários do Windows. Se você está pensando em usá-lo, leia o artigo do CCleaner Windows 10 antes para saber se é uma boa ideia usá-lo ou não.
Índice de conteúdo
Em 2017, a empresa Avast, distribuidora do antivírus com o mesmo nome, comprou este software. Sérios problemas de segurança logo surgiram no limpador para Windows. E é nela que foram introduzidas uma série de malware que tornou necessário reinstalar o Windows para eliminá-los completamente.
Desde então, muitos usuários veem o uso deste programa com maus olhos, por medo de que em algum momento isso ocorra novamente. No final, os problemas foram resolvidos e um grande número de usuários ainda usa o CCleaner no Windows 10. Nesse momento, podemos nos perguntar: é realmente recomendável usar o CCleaner no Windows 10?
Neste artigo, tentaremos responder a essa pergunta da maneira mais clara e detalhada possível.
O que o CCleaner nos oferece
A primeira coisa que podemos fazer é entrar no site oficial do CCleaner e ver o que ele oferece.
Temos três versões disponíveis:
- A versão gratuita e, portanto, a mais básica A versão profissional, que possui mais recursos e um período de avaliação de 15 dias A versão profissional mais totalmente paga. Além das ferramentas típicas das outras duas versões, ele nos oferece recuperação de arquivos e um disco rígido desfragmentado, especificamente o Defraggler.
Em suma, à nossa disposição, teremos à disposição as ferramentas típicas que você sempre teve:
- Um limpador de arquivos para aplicativos e o disco rígido Um limpador de registro do Windows Ferramenta para gerenciar programas que iniciam com o Windows Tool para desinstalar programas E ferramentas não muito úteis, como analisador de disco rígido, gerenciamento de plug-ins de navegador e outros.
Vamos agora analisar cada um dos principais utilitários que este CCleaner nos oferece.
Limpador de arquivos
Esta ferramenta é a marca do CCleaner. Por meio de uma análise simples e rápida, o programa é capaz de eliminar indiscriminadamente todos os arquivos temporários que não são mais úteis para o sistema.
Você também pode excluir o cache dos navegadores da web que usamos. Eles podem ser Microsoft Edge, Chrome, Firefox etc.
Vamos realizar uma análise dos arquivos que o CCleaner pode excluir do Windows 10. Para isso, selecionamos todas as opções que o programa nos oferece. Na imagem, vemos que seremos capazes de eliminar 151 MB.
O Windows 10 traz um limpador de arquivos embutido no sistema, por isso é um bom momento para explorar quais opções ele oferece. Para que possamos saber se é melhor ou pior que o CCleaner Windows 10.
A primeira opção que temos no Windows é liberar espaço em disco para toda a vida. Para abri-lo, faremos o seguinte:
- Vamos para o ícone "deste computador" no gerenciador de arquivos. No disco rígido, clicamos com o botão direito do mouse e escolhemos propriedades. Pressionamos o botão "liberar espaço".
Após uma primeira análise, ele nos mostrará uma lista de arquivos que podem ser removidos. Se clicarmos mais uma vez no botão "Limpar arquivos do sistema", obteremos uma lista maior de arquivos a serem excluídos.
Também foi um procedimento bastante rápido. Nesse caso, ele nos informa que podemos liberar mais de 21 GB de espaço. E, ignorando as instalações anteriores do Windows, elas teriam mais de 900 MB.
É um número muito superior ao proposto pelo CCleaner, pelo menos nesta versão de teste profissional. Então você pode ver que não estamos trapaceando, vamos montar os dois programas.
Mas o Windows 10 Cleaner não é deixado sozinho aqui. Poderemos ver todas as opções que ela possui se formos para a configuração do sistema. dessa forma, poderemos perceber que o CCleaner é totalmente desnecessário nesse aspecto para o Windows 10.
- Vamos para Iniciar e entrar na configuração. Escolhemos a primeira opção "Sistema". Na lista de opções laterais, clique em "Armazenamento".
Uma opção muito interessante que implementamos desde a Atualização de criadores de outubro de 2017 é o Sensor de armazenamento. Com essa opção ativada, o Windows excluirá automaticamente certos arquivos, como arquivos temporários e o lixo.
Se inserirmos a opção "Alterar a maneira de liberar espaço automaticamente", podemos decidir com que frequência os arquivos serão excluídos e até aceitar que o Windows exclua automaticamente arquivos de instalações anteriores do Windows.
Se escolhermos a opção "espaço livre agora", o sistema analisará o disco rígido dos arquivos a serem excluídos. Basicamente, será a mesma opção para limpar o disco, mas mostrada de uma maneira mais amigável.
Está comprovado que o limpador do Windows 10 é completo, simples e também integrado ao sistema. Dessa forma, evitaremos problemas com a exclusão de arquivos indesejados pelo CCleaner.
O único ponto negativo do limpador do Windows é que, para limpar o cache dos navegadores, teríamos que fazê-lo manualmente em cada um deles. Novamente, há mais vantagens do que desvantagens, pois você impedirá o CCleaner de excluir dados importantes do navegador.
Ferramenta de limpeza de registro
Outra ferramenta que o CCleaner incorpora é o limpador de registro. Talvez tenha sido, seja e será a funcionalidade mais controversa de todas e a que quase certamente nos trará problemas mais cedo ou mais tarde.
A exclusão de dados do registro do Windows não é recomendada em nenhuma circunstância. O registro contém dados essenciais para a configuração de todo o sistema e seus aplicativos. Uma mudança nele pode desencadear sérias conseqüências; portanto, não é recomendável tocá-lo demais, a menos que saibamos o que fazemos.
Além disso, o desempenho da equipe não será afetado após o furacão de limpeza do CCleaner. Na imagem anterior, estamos vendo como o CCleaner considera algumas das pastas do sistema SysWOW64 como chaves de registro incorretas. Isso não parece muito bom!
Finalmente, só precisamos reparar em um aspecto; se o Windows não oferecer uma ferramenta semelhante, será por algum motivo sério.
Iniciar do Windows
A terceira ferramenta para comentar é a que permite ativar ou desativar os aplicativos que você não deseja iniciar ao iniciar o Windows 10.
Não precisamos disso, pois o Windows 10 implementa um utilitário que faz a mesma coisa.
- Vamos à barra de tarefas e clicamos com o botão direito do mouse, escolhemos a opção "Gerenciador de tarefas". Clique em "Mais detalhes" para ampliar suas opções e entrar na guia Início
Outra maneira de acessá-lo é escrever no menu iniciar o comando "msconfig" e obteremos a mesma janela.
Desinstalador de aplicativos
Por fim, mencionaremos outra ferramenta que implementa o CCleaner Window 10. Essa ferramenta oferece a possibilidade de desinstalar os programas que queremos de nossa equipe.
No Windows 10, também não temos uma, mas duas maneiras de desinstalar aplicativos do nosso computador.
Podemos acessá-lo com: iniciar -> configurações -> aplicativos e recursos. Veremos todos os aplicativos e utilitários instalados no Windows.
Ou também acessando o painel de controle -> desinstalar programas. Nesse caso, apenas os aplicativos instalados fora da Microsft Store serão exibidos.
A esse respeito, deve-se mencionar que alguns desses aplicativos não podem ser desinstalados com a ferramenta Windows, por exemplo, Xbox, Weather, etc. O próprio CCleaner é capaz de desinstalá-los. Mesmo assim, são elementos que mal ocupam espaço e são sem importância mesmo tendo-os.
Então, o CCleaner Windows 10 é recomendado?
Em vista de todas as ferramentas que tentamos, podemos dizer que o Windows oferece soluções para todas elas. Pelo que podemos dizer com calma e por razões convincentes de que o CCleaner não é recomendado para o Windows 10.
Você já possui informações suficientes para decidir se deve ou não instalar o CCleaner no seu computador.
Se você decide fazer ou não, deixamos alguns tutoriais que podem ser muito úteis:
Manuseie este programa com cuidado e evite excluir coisas desnecessárias. Então não diga que não o avisamos.
Amd radeon rx vega 64 custará 100 euros a mais do que o preço recomendado
Várias fontes confirmaram que a placa de vídeo AMD Radeon RX Vega 64 será vendida a um preço superior ao preço recomendado pelo fabricante.
Nokia se junta ao programa recomendado para empresas Android
É anunciado que todos os smartphones Nokia serão compatíveis com o programa Android Enterprise Recommended do Google.
Requirements Requisitos do Windows 10: mínimo e recomendado
Se você ainda não instalou este sistema operacional no seu computador, mostramos quais são os requisitos do Windows 10 e como poder vê-los no seu PC.