Tutoriais

Good É bom usar um ssd nvme para jogos?

Índice:

Anonim

Os SSDs NVMe são os mais rápidos e avançados do mercado, tornando-os o meio de armazenamento em massa preferido para os usuários mais exigentes, incluindo jogadores. No entanto, temos tanta certeza de que um SSD NVMe é uma boa ideia para jogos? Ou é melhor optar por uma alternativa mais barata?

Índice de conteúdo

Vale a pena jogar um SSD NVMe ou é melhor optar por um SATA III mais barato

Os SSDs SATA III geralmente são recomendados para os fãs de videogame, e existem alguns motivos convincentes para isso. A primeira e mais importante razão, é claro, é o preço. Os SSDs NVMe têm um preço bastante alto, especialmente para modelos de maior capacidade, que são essenciais para jogos nos dias de hoje, quando todos os títulos AAA têm um tamanho de instalação de cerca de 50 GB ou mais. Esse preço alto nos faz perder uma parte importante do orçamento apenas no SSD. O Samsung EVO 970 500 GB custa cerca de 160 euros, enquanto um SSD SATA III de 500 GB já pode ser encontrado abaixo de 90 euros.

Como podemos ver, a diferença de preço é muito significativa, pois por pouco mais do que o custo de um SSD NVMe de 500 GB, podemos comprar um modelo SATA III de 1 TB, o que nos dará uma grande capacidade de poder instalar todos os nossos jogos preferido. Você também pode investir essa diferença de dinheiro em outro componente, por exemplo, uma placa gráfica mais poderosa ou um processador mais avançado que durará mais tempo.

O maior benefício do uso de um SSD em videogames está relacionado a uma redução no tempo de carregamento. As telas de carregamento acontecem quando o jogo em questão carrega os ativos armazenados no seu disco rígido para criar o mundo virtual em que o jogo ocorre. Quanto mais rápido o disco rígido, menor o tempo de carregamento, embora você precise ver qual é a diferença realmente entre um NVMe SSD e um SATA III.

A razão pela qual os SSDs reduzem significativamente as telas de carga é que sua maior velocidade de transferência de dados torna o trabalho muito mais rápido que o HDD ou o disco rígido mecânico. Essa taxa de transferência é ainda mais alta nas unidades NVMe, mas isso realmente não conta nos tempos de carregamento reais, porque eles já são muito rápidos.

Por exemplo, suponha que um HDD crie uma tela de carregamento de 5 segundos para um jogo. Isso pode ser entediante em jogos como RPGs, nos quais você tem que passar por várias telas de carregamento em uma única missão. Um disco rígido médio tem uma velocidade de leitura de cerca de 125 MBps. Um SSD SATA III atinge aproximadamente 500 MBps ou mais. É um aumento de velocidade quatro vezes maior, o que reduz o tempo de carregamento em 5 segundos / 4 segundos = 1, 25 segundos.

Uma unidade NVMe média tem uma velocidade de leitura de 2 GBps ou 16 vezes a velocidade do disco rígido. O tempo de carregamento do jogo agora seria de 5 segundos / 16 = 0, 32 segundos aproximadamente. Isso significa que a redução no tempo de carregamento que ocorre na transição de um SSD SATA III para NVMe é inferior a um segundo, algo quase insignificante.

SSDs não afetam o FPS do jogo

Muitos usuários acreditam que os jogos rodarão mais rápido se um SSD de alta velocidade for usado, mas isso não é verdade, pois a única diferença está no tempo de carregamento. Depois que os dados do jogo são carregados, nenhuma informação adicional precisa ser extraída do disco, exceto pequenos pedaços de dados de tempos em tempos, portanto, mesmo com um disco rígido com velocidade de leitura de 125MB / Sim, você poderá executar o The Witcher 3 ou mesmo o Battlefield V, perfeitamente bem, uma vez que tenha passado pela tela de carregamento. O FPS é afetado por muitos componentes: processador, placa gráfica, RAM etc., mas não pelo armazenamento.

Os aprimoramentos do FPS vêm principalmente de placas gráficas melhores, capazes de renderizar imagens mais rapidamente para atrair recursos de jogos mais rapidamente e de processadores mais poderosos, capazes de lidar com a API da GPU e outros dados sem problemas. A RAM influencia o FPS, mas você praticamente notará apenas se ficar aquém. Em outras palavras, desde que você tenha RAM suficiente, isso não melhorará o desempenho adicionando mais.

Os seguintes testes do Techspot confirmam que 8 GB de RAM são suficientes para executar sem problemas.

Desempenho de RAM nos jogos de vídeo GTX 1060

4 GB 8 GB 16 GB
Assassin's Creed: Origins

71 FPS 76 FPS 76 FPS
Campo de batalha 1

98 FPS 101 FPS 102 FPS
Segunda Guerra Mundial

51 FPS 57 FPS 57 FPS

Palavra final e conclusão sobre o NVMe ou o SSD SATA III para jogar

A conclusão é clara: se você for usar seu PC para jogar, é melhor optar por comprar um SSD baseado na interface SATA III, pois você dificilmente notará qualquer diferença nos tempos de carregamento dos jogos. Isso permitirá que você invista mais dinheiro na placa gráfica ou no processador, os elementos mais importantes ao influenciar o desempenho de um jogo moderno.

Recomendamos a leitura do nosso post sobre os melhores SSDs do momento SATA, M.2 NVMe e PCIe

Isso encerra nosso artigo sobre o NVMe ou o SSD SATA III para reproduzir; lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver algo para contribuir.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button