Processadores

▷ É aconselhável ou não comprar um processador de segunda mão

Índice:

Anonim

Quando se trata de montar um novo PC ou atualizar o nosso, surge a questão de se vale a pena optar pelo mercado de segunda mão, porque muitas vezes vemos fóruns cheios de usuários que tentam vender seu hardware atual para pagar por uma atualização. Neste artigo, veremos se é uma boa ideia comprar um processador de segunda mão ou outro componente de segunda mão.

É uma boa ideia comprar um processador de segunda mão?

É uma pechincha quando se trata de componentes de PC recondicionados ou usados. Muitos usuários compraram processadores como o Core i7 4790K ou Core i7 6700K por preços muito mais baixos que o Core i7 7700K, que era o topo de gama na época. Isso permite um ótimo desempenho por menos dinheiro, especialmente no caso do Core i7 6700K, que executa quase o mesmo que seu irmão mais velho. Portanto, é verdade que você pode economizar algum dinheiro com um processador usado, mas, como todo o resto, convém conhecer alguns pontos negativos em itens de segunda mão, especialmente peças e componentes de PC.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a revisão do Intel Core i9-9900K em espanhol

Por que você deve comprar um processador de segunda mão

O ponto principal quando se trata de ver novos componentes de PC é que você realmente não precisa de peças novas. É legal descompactar esse novo processador brilhante, mas na verdade não precisa ser novo. A aquisição da CPU de outra pessoa pode economizar até 50% para um desempenho muito semelhante em muitos casos. Isso significa que você pode gastar mais para melhorar outro componente do seu PC atual.

Mesmo se houver um problema com o próprio produto, como danos cosméticos, desde que tudo funcione conforme o esperado, você estará pronto. Isso também significa que você fará sua parte para manter o máximo de equipamentos possível fora dos aterros sanitários. Nem todo mundo recicla equipamentos eletrônicos; portanto, remover peças das mãos de outras pessoas significa que elas terão uso prolongado antes de chegar ao fim de sua vida útil.

Essa CPU que você está obtendo por menos só pode ser descartada devido ao proprietário anterior solicitar uma atualização. Não faz sentido descartar a unidade antiga; portanto, se ela oferece uma atualização para o seu sistema, por que não tirar proveito dela?

E por que você não compra um processador de segunda mão ou outro componente

A garantia de um produto específico geralmente está vinculada ao proprietário original por meio de comprovante de compra, portanto, verifique as condições gerais do que você está comprando de alguém e observe os defeitos. No entanto, uma compra em segunda mão de um varejista geralmente é acompanhada de uma garantia limitada do item. Dito isto, pode ser difícil examinar o estado de uma peça, por exemplo, a CPU, sem ter conhecimento técnico avançado. Os produtos restaurados pelo fabricante tendem a ter suas próprias garantias do ponto de compra, embora sejam frequentemente mais curtos do que a garantia de uma compra completamente nova.

Embora os componentes usados ​​possam ser uma boa pechincha, existem certos componentes que sempre devem ser comprados novos. Isso inclui a placa-mãe, a fonte de alimentação e os discos rígidos, incluindo os SSDs. Essas peças em particular são muito importantes, principalmente a placa-mãe. Em nossa opinião, não vale a pena arriscar comprar uma placa-mãe em segunda mão ou qualquer unidade de armazenamento que esteja sendo usada diariamente.

Os discos rígidos sofrem desgaste, portanto, para obter a melhor vida de uma, você sempre deve renová-la. Na pior das hipóteses, a placa-mãe ou a fonte de alimentação usada podem parecer muito boas de se olhar, mas podem morrer em breve e levar outros componentes. Isso é algo que você não quer que aconteça e custará mais para corrigir.

Precauções ao comprar hardware usado

Para comprar hardware de segunda mão, você deve sempre recorrer a fóruns especializados e procurar usuários que já fizeram algumas vendas de maneira satisfatória. Esses usuários podem pedir um pouco mais de dinheiro que iniciantes, mas você também estará correndo menos riscos. Também é justo dizer que todos os vendedores foram novatos em algum momento, na verdade, apenas porque um usuário não realiza vendas não significa necessariamente que não é legítimo. Outra opção é acessar uma loja física ou uma plataforma de vendas on-line com uma certa reputação, e isso oferece a você uma garantia mínima sobre o componente usado em questão ou também conhecido como recondicionado.

Isso encerra nosso artigo sobre se é aconselhável comprar um processador em segunda mão, esperamos que ele seja do seu agrado e o ajude na próxima atualização do seu PC ou na montagem de um novo.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button