Erros a evitar ao criar um site

Índice:
- Falta de identidade visual
- Um design pobre e rústico
- Hospedagem ineficiente e não profissional
- O domínio não é consistente com a empresa
- Conteúdo ruim e mal criado
- Não pense em usabilidade
- O site não responde
- Falta mais trabalho nas mídias sociais
- Formulários de contato
- Exagerar conteúdo com números e informações desnecessários
- Não pense em SEO
- Não possui editor de conteúdo
- Conteúdo antiquado e desatualizado
- Taxas e preços ocultos
- Resultados de pesquisa ruins
- Conclusão e palavras finais
Certamente você já leu muitas dicas sobre como criar um site de sucesso, com questões que envolvem a escolha de uma boa hospedagem e as principais plataformas e CMSs para criar um bom design da web.
No entanto, hoje nossa abordagem será um pouco diferente e, portanto, mostraremos quais são os principais erros ao criar um site. Essas dicas abordam ações que você não deveria realizar de maneira alguma em seu projeto.
Índice de conteúdo
Falta de identidade visual
A identidade visual é composta de toda a estrutura gráfica de uma marca ou empresa. Ele reflete a essência de um negócio por meio de elementos como logotipo, letras, símbolos, cores e outros elementos que servem para identificar uma organização.
Ao criar um site, seus elementos devem estar de acordo com a identidade visual da sua empresa para que o reconhecimento da marca seja gerado. A falta de identidade visual significa que usuários e consumidores não se identificam com uma empresa precisamente devido à ausência de seus elementos originais.
Você quer um exemplo prático? Todos sabemos que as cores do McDonald's são amarelas e vermelhas. No entanto, se você entrasse em uma loja dessa marca, mas com cores azul e verde, não se sentiria estranho? Você gostaria de consumir nesse lugar? Provavelmente não, pois você não associará os elementos (cores) à verdadeira marca e, portanto, não terá certeza de que os produtos vendidos são os mesmos ou são plágio.
Em um site, essa mesma associação ocorre, pois, se as cores, o logotipo, os formatos e os desenhos não estiverem de acordo com a identidade visual da empresa, isso poderá causar desconfiança e descrédito por parte do usuário.
Um design pobre e rústico
Criar um site com banners enormes e feios, pop-ups em todos os lugares, cores chocantes, imagens distorcidas e outras coisas estranhas pode não ser uma boa estratégia.
A descrição anterior é a representação de um site que gera total credibilidade no usuário, além de enfraquecer a reputação de uma empresa. Esse tipo de site não representará a ideia central da sua empresa e, consequentemente, acabará gerando perda de negócios.
É importante desenvolver um bom site e investir em modelos modernos e funcionais, fáceis de navegar. Opte por modelos limpos que não afetem a legibilidade de outros elementos, como texto, por exemplo.
Se sua empresa não transmite confiança e parece não responder às necessidades do usuário (e se ele lhe falar sobre isso…), as chances de sair do site são enormes. Hoje, o site é como um cartão de visita, e aposto que você não entrega um cartão manuscrito A4, não é? Portanto, não faça o mesmo com o seu site. Portanto, invista em um design profissional e atraente.
Pense em quantas vezes você não fez uma compra porque não confiou em uma empresa depois de ver o site. Lembre-se disso ao criar seu próprio site. Esses pequeninos importam muito.
Hospedagem ineficiente e não profissional
Contratar uma hospedagem de baixa qualidade significa começar mal com o seu site. O provedor de hospedagem é responsável por manter o site on-line sem interrupções, além de oferecer outros serviços, como ferramentas de segurança digital e gerenciamento do seu nome de domínio.
Além de ter dores de cabeça constantes, você também sentirá o dano no seu bolso com a perda de clientes e possíveis negócios. Um serviço de hospedagem que vive deixando o site offline não oferece suporte técnico satisfatório ou serviços extras eficientes, é certamente uma farsa.
Portanto, escape desses tipos de hospedagem e procure um provedor que ofereça um serviço estável e um bom suporte técnico, de preferência 24 horas por dia, sete dias por semana.
O domínio não é consistente com a empresa
O nome do domínio facilita a identificação da sua empresa na internet. No entanto, a escolha é uma tarefa estratégica que pode gerar ainda mais reconhecimento.
Este é um erro bastante comum que também ocorre devido à falta de planejamento de negócios. Você criou seu site com um design novo e, de acordo com a sua empresa, no entanto, ao registrar um domínio, você escolheu um nome totalmente desconectado.
Domínios muito longos e estranhos e com o uso de palavras estrangeiras apenas dificultam a compreensão do usuário, tornando-se um obstáculo para os seus negócios. Portanto, pense em um nome de domínio desde o início do projeto para evitar problemas e perda de tempo. Por exemplo, o caso da Professional Review combina espanhol e inglês, um "pequeno erro", que levou muito tempo para o Google reconhecê-lo como uma marca.
Conteúdo ruim e mal criado
Aqui está um erro recorrente na maioria dos sites. Muitos se concentram no design e nas características de um projeto da web e acabam esquecendo esse componente muito valioso: o conteúdo.
O conteúdo é um dos elementos que definirão a qualidade do seu site ao longo do tempo. O que acontece é a desconexão do conteúdo com os objetivos da empresa, gerando assim um desinteresse por parte dos usuários.
Um bom conteúdo deve ser planejado com antecedência e transmitir os principais valores de uma organização, de maneira consistente com os dos outros elementos do site. Isso significa que também não é conveniente exagerar a quantidade de texto ou o número de imagens.
As regras do bom conteúdo são concisas, coerentes e de acordo com a mensagem que a empresa ou o blog pretende transmitir.
Todos os usuários acessam sites com algum objetivo: informações ou uma compra. O maior erro de um portal é não poder transmitir informações aos seus usuários, e a maneira como um texto é escrito contribui muito para isso.
Recomendamos a leitura de nossos tutoriais de computador.
Um texto limpo, bem pensado e com objetivos claros transmite um sentimento de confiança e transparência, enquanto um texto mal escrito dá uma impressão de indiferença e falta de profissionalismo. Ao criar novo conteúdo, pense sempre:
- Quem é meu público leitor? O que o público procura ao entrar em cada página do meu site? Quais são as dúvidas que eles buscam sanar? Qual é a melhor maneira de apresentar meu ponto de vista? Qual é o idioma apropriado?
Não pense em usabilidade
Usabilidade é o conjunto de recursos que fornece uma boa experiência para quem acessa uma página da web. Ao acessar um site, o usuário espera encontrar o que está procurando rapidamente e sem nenhuma dificuldade.
O que acontece é que esse é um fator completamente esquecido ou nem sequer é lembrado na maioria dos designs de sites, tornando a experiência desanimadora e desagradável. Abaixo, podemos ver alguns dos pontos que mais afetam negativamente um site:
- Tipografia (fontes difíceis de entender) Cores (cores fortes que dificultam a visualização dos elementos) Estrutura das páginas (páginas que contêm assuntos dispersos) Contato (dificuldade em identificar os contatos da empresa) Conteúdo (idioma) difícil de entender).
Sempre enfatizamos a importância da usabilidade para o usuário final, pois um pouco mais de tempo investido nesse aspecto é capaz de reduzir custos futuros e aumentar a lucratividade. Vale a pena investir um pouco mais alto em um poderoso sistema de busca.
O site não responde
Uma coisa é certa: as pessoas passam mais tempo em seus celulares do que em outras atividades. Por esse motivo, os sites atuais devem ser responsivos.
Embora isso seja importante, ainda existem algumas empresas que não investem nesse tipo de formato e, portanto, acabam ficando para trás, pois os acessos feitos por dispositivos móveis tendem a crescer mais a cada ano.
Portanto, se seu site não for responsivo, sem dúvida, você estará perdendo pontos contra a concorrência e os clientes em potencial em um mercado tão movimentado. Dessa forma, corrija esse erro e ofereça mais possibilidades de acesso aos seus usuários e clientes.
Falta mais trabalho nas mídias sociais
Assim como os dispositivos móveis, as redes sociais também estão presentes no dia a dia das pessoas. O tempo gasto nas mídias sociais excede o acesso aos sites e isso deve ser levado em consideração, mesmo antes da criação do site.
Atualmente, todo o conteúdo criado tem o objetivo de ser compartilhado nas redes sociais para gerar um efeito viral e, assim, obter a máxima disseminação.
Um site que não possui funções para compartilhar conteúdo, perde tráfego e acessos, além de não gerar compromisso social. Portanto, estar fora das redes sociais está sendo desconectado e fora do mundo atual.
Portanto, é importante instalar plug-ins no seu site para que os visitantes possam encontrá-los em qualquer lugar, além de receber conteúdo regular da sua empresa. Não disponibilizar os botões para seguir, compartilhar e dar um "curtir" são oportunidades perdidas para a empresa.
Formulários de contato
Um dos principais objetivos de um site é gerar novos negócios. E para que isso aconteça, os formulários de contato precisam ser facilmente visíveis e acessíveis.
Um erro muito comum que ocorre é a dificuldade do usuário em encontrar o número de telefone, endereço ou e-mail de uma empresa, pois esses dados devem ser facilmente visualizados.
Atualmente, os projetos de sites já possuem esses detalhes de contato na parte superior da página, facilitando a vida do usuário, que não precisará navegar para uma página para encontrar um número de telefone simples. Se o seu site ainda não usar essa estrutura, revise e corrija esse erro. Mas lembre-se de que você precisa adaptar seu site ao novo RGPD, tanto por lei quanto para que seus leitores estejam 100% seguros.
Exagerar conteúdo com números e informações desnecessários
Você conhece alguém que só sabe falar sobre ela o tempo todo e não tem nada mais interessante para contar além da vida? É exatamente o que seu site mostrará se você abusar de conteúdo institucional.
Esse tipo de conteúdo concentra-se nos aspectos mais particulares e históricos de uma organização. No entanto, é limitado a um resumo geral e menos completo.
Um erro que ocorre é que algumas empresas e marcas acabam exagerando e se exibindo nesses aspectos e acabam transformando o site em uma espécie de álbum de família com informações irrelevantes e desnecessárias para o público final.
Lembre-se de que o cliente deseja conhecer as soluções que você oferece para solucionar seus problemas e não tem interesse em ver as fotos do último ano da empresa, nem o número de clientes que a empresa recebeu no mês passado.
De qualquer forma, deixe essas informações para os murais internos e as informações de vendas para os acionistas, pois o cliente deseja saber como sua empresa resolverá o problema.
Não pense em SEO
Ao criar seu ambiente de Internet, é importante pensar no processo de indexação pelos diversos mecanismos de pesquisa e otimizar seu site para garantir que ele seja encontrado pelo seu público-alvo. Esta tarefa tem um nome: SEO, ou Search Engine Optimization, e é composta de várias atividades que facilitam a leitura do seu site pelo Google.
Vale a pena fazer uma pequena pesquisa antes de iniciar qualquer projeto da Internet ou atualizar seu portal antigo. Com uma boa abordagem e investimento (tempo e talvez econômico), você pode fazer grandes coisas.
Não possui editor de conteúdo
Os editores de conteúdo são plataformas capazes de criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de maneira organizada e oferecem grande facilidade de modificação, sem a necessidade de uma equipe técnica para fazer modificações.
É claro que você não poderá se mover em todas as funções do site, como personalizar todo o site sem treinamento prévio, mas certamente a parte do conteúdo não será um problema se você usar um CMS (Content Management System) como Wordpress. Com isso, seu custo de manutenção é consideravelmente reduzido, e você não precisará de uma equipe técnica a cada passo, o que o deixa mais livre para sempre incluir novos conteúdos no site. Existem muitos sites que usam plataformas.NET que são um pouco antigas e com um custo bárbaro ou CMS, como drupal ou joomla, que não são compatíveis com o Wordpress.
Conteúdo antiquado e desatualizado
Os clientes esperam que seu site contenha as informações mais recentes sobre seus produtos, serviços e empresa. Quando você não tem isso, eles podem assumir que você não está mais no negócio, ou simplesmente não é inovador e não está à frente da concorrência.
Seu conteúdo deve responder às necessidades de seus clientes (ou clientes em potencial) e ser atualizado à medida que as coisas mudam. Se você tem um blog, atualizá-lo pelo menos uma vez por semana, se não mais, pode ajudar a direcionar os visitantes ao seu site e manter os mecanismos de pesquisa satisfeitos com o seu projeto.
Além disso, evite colocar links para suas páginas do Facebook ou Twitter se você tiver apenas alguns seguidores. As pessoas podem pensar que sua empresa é muito pequena e acabam não contratando.
Taxas e preços ocultos
As pessoas querem saber sobre preços, taxas de assinatura e cobranças adicionais antes ou no início de um processo. Em vários sites, os usuários tiveram que passar por interações complexas apenas para encontrar informações básicas.
Por exemplo, eles tiveram que iniciar o processo de compra de uma associação para descobrir o custo dela. Os usuários devem poder encontrar informações antes de se comprometerem com um processo de compra complexo. Por esse motivo, todas as informações que oferecemos na web são gratuitas e não temos nenhum portal pago. Tudo o que tornamos público é gratuito e você deve valorizar o tempo que investimos.
Resultados de pesquisa ruins
Os usuários recorrem à pesquisa por preferência, como último recurso, ou quando sabem exatamente o que estão procurando. Em qualquer cenário, os sites precisam oferecer suporte aos usuários, fornecendo resultados de pesquisa robustos.
Infelizmente, a pesquisa de sites ainda é uma grande fraqueza para muitos sites. Alguns sites retornam resultados que não correspondem às consultas do usuário. Outros buscam apenas parte do conteúdo do site, mas não o revelam claramente ao usuário.
Resultados mal intitulados ou acompanhados de descrições inúteis deixam as pessoas adivinhando o conteúdo por trás do link. Anúncios intercalados com resultados de pesquisa surpreendem os usuários e os afastam do site.
Revise regularmente os logs de pesquisa para saber mais sobre o comportamento de pesquisa do usuário e os sucessos e falhas do seu mecanismo de pesquisa. Se ele escapar, aconselhamos a contratação de um especialista em SEO, se for bom e se você fizer casos, ganhará muitos números inteiros.
Conclusão e palavras finais
Até agora, você pode ter uma idéia de quais são os principais erros ao criar um site, mas existem muitos outros. Embora seja mais simples de resolver, muitos passam despercebidos, por omissão ou descuido no projeto.
Para finalizar, a regra para ter um bom site não é fazer exageros, em nenhum dos aspectos discutidos aqui. Lembre-se de que o que um usuário ou cliente espera encontrar em um site é a facilidade de navegação e a capacidade de encontrar possíveis soluções para seus problemas.
Intel haswell chegará sem erros no lançamento

Há menos de uma semana, informamos que os novos processadores Intel Haswell trariam um erro nas conexões USB 3.0. Qual seria o problema?
4 erros que você não pode fazer a seleção de fotos de produtos

Artigo em que falamos sobre a qualidade da fotografia e a importância de fazer uma boa seleção nos principais produtos.
Primeiros erros no pirulito android

O Android 5.0 Lollipop vem com alguns bugs que afetam a câmera e a lanterna e o gerenciador que permite fechar os aplicativos em execução