Internet

Computadores Linux atacados pela vulnerabilidade sambacry

Índice:

Anonim

Ataques por computador continuam sendo manchetes este ano. Tivemos o ransomware WannaCry, que afetou centenas de milhares de usuários do Windows em todo o mundo.

Computadores Linux atacados pela vulnerabilidade SambaCry

Agora chega a vez dos computadores Linux. Uma vulnerabilidade recentemente descoberta no Samba, chamada SambaCry, coloca computadores Linux expostos à Internet. Dessa forma, eles são vulneráveis ​​a um ataque da mesma intensidade que o WannaCry.

SambaCry: Vulnerabilidade no Linux

Os pesquisadores já detectaram malware aproveitando essa vulnerabilidade em computadores Linux. Nos casos detectados, foi visto que os computadores foram infectados com o software de mineração de criptomoedas. O número de usuários atacados não é conhecido exatamente, embora os hackers já tenham lucrado com esses ataques.

Recomendamos que você leia todas as melhorias e novidades do Ubuntu 17.04

A vulnerabilidade no Samba foi revelada há algumas semanas. Alguns dias após ser revelado, o primeiro ataque foi cometido. Desde então, os invasores já obtiveram 98 XMR (Monero, uma criptomoeda). Foram cerca de 4.700 euros para mudar. Portanto, se eles continuarem assim, obterão grandes benefícios. Desde os últimos dias, a taxa das recompensas obtidas aumentou. Analistas comentam que recebem 5 XMR por dia e essa média pode aumentar mesmo nos próximos dias.

Felizmente, a vulnerabilidade do Samba já foi corrigida. Pelo menos nas versões 4.6.4 / 4.5.10 / 4.4.14. Para aqueles com outra versão, um patch de segurança chegará muito em breve. Eles já estão em desenvolvimento, embora uma data exata para seu lançamento não seja conhecida. Esperamos que as soluções cheguem em breve e o número de pessoas afetadas não continue a crescer.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button