Processadores

O xeon e5

Índice:

Anonim

As placas-mãe do chipset X79 são bem lembradas e ainda estão em uso com os processadores Intel Core das séries Sandy Bridge e Ivy Bridge e também são compatíveis com os processadores Intel Xeon E-series da época, como o E5-1680 v2. O canal do YouTube Tech YES City nos mostra passo a passo como você pode tirar o máximo proveito de uma placa-mãe X79 'antiga' usando o Xeon ou um i7-3930K.

Xeon E5-1680 V2 com placa-mãe X79 rodando a 4, 4 GHz

Primeiro, a placa-mãe usada é o ASUS Sabertooth X79 junto com o processador Intel Xeon E5-1680 V2. A vantagem deste processador sobre qualquer chip Core baseado em Sandy Bridge ou Ivy Bridg e é que ele vem com o multiplicador desbloqueado e oferece 8 núcleos e 16 threads. O melhor processador Core que poderíamos usar com uma placa-mãe X79 é o Core i7-4960X, que vem com 6 núcleos e 12 threads, portanto, apostar em um Xeon antigo pode ser uma opção muito boa para atualizar nosso computador com a placa-mãe X79.

O vídeo acima é bastante educativo e é vital acompanhar as opções personalizadas no BIOS, pois existem muitos parâmetros para tirar o máximo proveito do Xeon em uma placa-mãe como essa, mesmo tocando manualmente nas tensões.

A tecnologia YES City atinge 4, 4 GHz com este processador e com as configurações definidas no BIOS. Nos testes Cinebench R15, o Xeon pontua 1556 cb. Com esses resultados, a CPU teria um desempenho semelhante ao Ryzen 7 2700, aproximadamente, ou mesmo alinhado com o Ryzen 7 2700X.

Se pudéssemos adquirir um processador Xeon como este, poderíamos dar nova vida ao nosso computador com a placa-mãe X79. O desafio seria colocar o chip no mercado, mas isso é outra história.

Fonte Tech YES City

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button