Notícia

O primeiro macbook pro com tela retina já é um produto vintage ou obsoleto

Índice:

Anonim

Foi em 11 de junho de 2012, quando, na World Wide Developer Conference (WWDC), que a Apple celebra todos os anos nas mesmas datas, a empresa Cupertino anunciou o que seria seu primeiro MacBook Pro com tela Retina. Como lembramos os MacRumors, esse recurso, juntamente com a magreza da equipe, fez "a multidão em Moscone West explodir com uma grande salva de palmas".

Em seis anos, o primeiro MacBook Pro com tela Retina se torna obsoleto

O novo laptop da Apple, focado no uso profissional, também recebeu vários elogios de especialistas, usuários e da mídia que realizaram diferentes análises e deram as melhores classificações por sua combinação ideal de funcionalidade e portabilidade. Jose Rossignol nos lembra que Marco Arment, um desenvolvedor conhecido, até o chamou de "o melhor laptop já feito", com um "design que agradou à multidão".

"Lançado em 2012, menos de um ano após a morte de Steve Jobs, vejo isso como o pico da visão de Jobs para o Mac", disse Arment em um artigo publicado no ano passado.

Além de ser o primeiro MacBook Pro com tela Retina, o modelo de 2012 apresentou um design muito mais fino em comparação aos modelos anteriores, depois que a Apple removeu a porta Ethernet integrada, bem como a unidade de disco óptico para CDs e DVDs.. Apesar dessas mudanças, o design externo do laptop permaneceu praticamente inalterado até 2015.

Embora mais fina, a linha MacBook Pro 2012-2015 tinha uma ampla variedade de opções de conectividade, incluindo um par de portas Thunderbolt e USB-A, uma porta HDMI, um slot para cartão SD e um adaptador MagSafe que facilitavam a desconexão com segurança em caso de "puxar".

Se fizermos uma comparação, o MacBook Pro a partir de 2016 tem apenas duas ou quatro portas Thunderbolt 3 (dependendo do modelo) que são capazes de combinar as funções de alimentação, USB, DisplayPort, HDMI e VGA através de um único cabo. Além disso, a Apple removeu as portas USB-A e HDMI, o leitor de cartão SD e o conector MagSafe de uma só vez.

De acordo com os últimos relatórios trimestrais de vendas fornecidos pela empresa, enquanto o desaparecimento de todas essas portas no MacBook Pro não causou uma redução significativa nas vendas do Mac, não é menos verdade que alguns clientes continuam preferindo os modelos mais populares. antiga. De fato, a Apple continua a vender uma configuração do MacBook Pro 2015 de 15 ″ a um preço de 2.255 euros na Espanha.

No entanto, para aqueles que se apegam ao ano modelo de 2012, as notícias não são tão boas. Pouco mais de seis anos depois que a Apple lançou o modelo de 15 polegadas "Meados de 2012" do MacBook Pro com tela Retina, a Apple o classificou oficialmente como "vintage" ou "obsoleto".

Isso significa que pelo menos cinco anos se passaram desde que o modelo foi fabricado pela última vez e, conseqüentemente, os fornecedores autorizados da Apple e a própria Apple não precisam mais fornecer serviços de hardware ou peças de reposição, com as únicas exceções do estado. Califórnia (EUA) e Turquia, de acordo com as leis desses locais.

Este passo dado pela empresa não implica de forma alguma que, se você possui um MacBook Pro 2012, não pode continuar a usá-lo com absoluta normalidade ou que não pode repará-lo "sozinho", desde que existam as peças necessárias.

A Apple atualiza periodicamente sua lista de produtos antigos ou obsoletos com o passar do tempo, portanto, é uma notícia que, de certa forma, era esperada, como continuará a acontecer com outros produtos da empresa em os próximos meses e anos. Enquanto isso, a próxima geração já está "iminente" com o Cofee Lake.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button