Processadores

A CPU kx-6000 da Zhaoxin combina com o desempenho do core i5

Índice:

Anonim

No final do ano passado, o designer de processadores chinês Zhaoxin Semiconductor (de propriedade conjunta do governo de Xangai e da VIA Technologies) prometeu que seus futuros processadores de 8 núcleos baseados no nó de 16 nm da TSMC poderiam corresponder ao desempenho de Processadores i5 de 4 núcleos, e hoje é hoje: Diz-se que os novos CPUs KX-6000 oferecem desempenho a par do Core i5-7400, com clock de 3, 0 GHz.

A CPU KX-6000 possui 8 núcleos e oferece desempenho semelhante ao Core i5-7400.

Embora esse nível de desempenho possa parecer inexpressivo, na verdade é um desenvolvimento muito significativo por alguns motivos.

Empresas como VIA e Zhaoxin estão ansiosas para competir com Intel, AMD, IBM e outros fabricantes porque a China quer seus próprios processadores, não apenas para competir dentro de suas próprias fronteiras, mas também para competir no exterior e reduzir a exposição do país a influência externa. O cenário internacional de CPU é dominado por empresas americanas como Intel, AMD e IBM, entre outras. Seja por razões políticas ou econômicas, a perspectiva de a China produzir e exportar processadores lucrativos e poderosos é tentadora.

É também uma conquista tecnológica significativa para o Zhaoxin. Qualquer tipo de CPU que possa competir com a Intel em qualquer campo é impressionante, pois a Intel está no topo da hierarquia em tamanho e tecnologia.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores para PC

A Zhaoxin poderia oferecer processadores competitivos para o mercado x86 e isso mudaria a dinâmica atual da AMD-Intel-IBM. O Core i5-7400 não é o CPU de desktop mais rápido da Intel, mas é um dos mais equilibrados atualmente. Até os processadores Ryzen de primeira geração da AMD enfrentaram dificuldades em cargas de trabalho de thread único.

A Lenovo já usa processadores Zhoaxin da geração mais antiga em alguns notebooks. A Zhaoxin também planeja lançar CPUs de servidor competitivas (série KH-40000), mas com um nó TSMC de 7 nm com suporte para PCIe 4.0 e DDR5. Zhaoxin não disse exatamente quando essas CPUs chegarão, mas levará um tempo desde que a próxima memória DDR5 esteja planejada para ser usada.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button