Internet

O antivírus webroot remove arquivos do Windows e classifica o sistema operacional como "malware"

Índice:

Anonim

Os usuários do produto de segurança Webroot tiveram azar nesta semana, quando o programa começou a classificar arquivos legítimos do Windows como arquivos "maliciosos".

Embora a empresa tenha lançado um tutorial sobre como corrigir o problema, muitos usuários ainda encontraram dificuldades na recuperação dos arquivos excluídos e no retorno do sistema operacional a um estado funcional.

Webroot, um antivírus que vê o Windows como "malware" e o Facebook como um portal de "phishing"

O problema é conhecido no setor de antivírus como " falso positivo ", um caso em que um arquivo legítimo é classificado como malicioso e, portanto, fica completamente bloqueado ou excluído do sistema operacional.

Incidentes de falsos positivos geralmente não têm muito impacto, embora algumas vezes um aplicativo legítimo possa parar de funcionar. Mas no caso do Webroot, todo o sistema operacional foi afetado, considerando que o aplicativo começou a considerar que os arquivos do sistema eram malware.

A detecção incorreta pelo Webroot no Windows durou duas horas e, como resultado, uma grande porcentagem dos arquivos do Windows foi confundida com o Trojan W32.Trojan.Gen.

Por enquanto, o Webroot forneceu uma solução em seu fórum da comunidade, pelo qual os usuários deverão fazer login no console online do Webroot e criar manualmente regras que colocarão em quarentena ou excluirão todos os arquivos erroneamente marcados como Trojans.

Mesmo assim, a empresa está preparando uma solução universal para clientes corporativos e usuários particulares, pois nem todos podem corrigi-la manualmente, e menos ainda quando se trata de empresas com dezenas de servidores.

Se o seu sistema for afetado por essa falha, você pode tentar desinstalar o Webroot e restaurar os arquivos em quarentena usando um disco de recuperação do Windows e reinstalar o antivírus novamente. Segundo Webroot, isso poderia resolver o problema.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button