O Directml adicionará 'machine learning' ao directx 12 e chega em 2019
Índice:
- DirectML oferece tecnologia semelhante ao DLSS da Nvidia
- Comparação do DirectML redimensionando uma imagem de 1080p para 4K (esquerda) versus o método tradicional (direita)
A Microsoft lançou uma atualização para a próxima API do DirectML, uma adição à atual API do DirectX 12 que atuará de maneira semelhante ao DXR (DirectX Raytracing). Em vez de adicionar suporte ao Ray Tracing, o DirectML foi projetado para adicionar suporte à inferência em jogos e outros aplicativos, permitindo que os jogadores utilizem os recursos de IA das placas gráficas modernas.
DirectML oferece tecnologia semelhante ao DLSS da Nvidia
No curto prazo, a IA provavelmente será um recurso mais procurado do que o Ray Tracing, permitindo que os desenvolvedores usem os poderes do 'Machine Learning' (ML) para trazer jogos de design com gráficos ainda mais realistas.
A tecnologia DLSS da Nvidia é um exemplo disso, pois usa o 'Deep Learning' para criar uma técnica de super amostragem que pode ser usada nas placas gráficas GeForce RTX para oferecer uma experiência de jogo de alta resolução e, ao mesmo tempo, um aumento significativo no desempenho do sistema. No passado, a Microsoft mostrava o DirectML realizando feitos semelhantes, o que significa que em breve poderá haver uma alternativa de vários fornecedores à tecnologia DLSS da Nvidia.
O DirectML é compatível com todo o hardware DirectX 12, assim como o DXR, e assim como o DXR, você também pode aproveitar os recursos de aceleração de hardware das arquiteturas gráficas modernas. Dessa forma, isso permitirá que os desenvolvedores acessem recursos de hardware como os núcleos Tensor da Nvidia, assim como o DXR permite que os desenvolvedores usem os núcleos RT da Turing.
Comparação do DirectML redimensionando uma imagem de 1080p para 4K (esquerda) versus o método tradicional (direita)
A Microsoft já mostrou o potencial do 'aprendizado de máquina' nos videogames, com a imagem a seguir mostrando o que acontece quando o aprendizado de máquina é usado para ampliar uma imagem até quatro vezes a resolução original (basicamente de 1080p a 4K) para gere uma imagem final mais nítida e aliasing reduzido. A imagem acima é uma comparação entre Super Sampling ML e upsampling bilinear.
Com o DirectML chegando na primavera, ele poderá ser adicionado quando a próxima atualização do Windows 10 chegar às ruas em 2019.
Fonte Gizmodo (imagem) Overclock3DO messenger do Facebook adicionará mensagens "autodestrutivas"
No Facebook Messenger, podemos optar por excluir as mensagens após 1 minuto, 15 minutos, 1 hora e até 1 dia inteiro.
Apple adicionará '' módulos '' no iphone 7
Verifica-se que o iPhone 7 adicionará a possibilidade de usar módulos pela primeira vez, como vimos no novo Moto X ou no LG G5.
O Steam adicionará suporte completo ao dualshock 4
Uma nova atualização para o Steam chegará ainda este ano para oferecer compatibilidade nativa com o DualShock 4 no PlayStation 4.