Tutoriais

Diferenças entre nvme x2 e nvme x4

Índice:

Anonim

NVMe x2 e NVMe x4 são dois termos que normalmente vemos quando compramos um SSD de alto desempenho ou vamos consultar dados sobre a unidade que nos interessa. Este é um parâmetro de grande importância, mas não é conhecido por todos os usuários

Por esse motivo, preparamos este artigo, onde explicamos as diferenças entre os dois formatos e qual deles deve ser usado para você. Além de como saber como configurar seu SSD passo a passo na sua placa-mãe.

Índice de conteúdo

O que significa o NVME?

O protocolo NVMe é o usado pelas unidades de armazenamento SSD de mais alto desempenho; este protocolo usa as pistas PCI Express 3.0 do chipset para oferecer um meio de armazenamento de velocidade muito alta, pois a interface PCI Express é a mais rápida que existe em o mundo do PC. A interface PCI Express consiste em 16 faixas ou faixas, portanto, seu nome completo é PCI Express 3.0 x16. Podemos dizer que eles são como as faixas de uma rodovia, quanto mais você tiver, mais informações poderá circular por unidade de tempo.

Samsung 970 EVO rodando em NVME X2

Cada uma dessas faixas é capaz de transportar 985 MB / s de informações, o que se traduz em uma interface PCI Express 3.0 x16 capaz de transferir 15, 75 GB / s de informações. Um SSD NVMe x2 usará duas faixas, podendo oferecer uma velocidade de até 1970 MB / s, enquanto um SSD NVMe x4 usará quatro faixas e é capaz de oferecer uma velocidade de 3940 MB / s.

Samsung 970 EVO rodando em NVME X4

Neste ponto, você não deve ter dúvidas de que os SSDs NVMe x4 são os mais rápidos e são totalmente verdadeiros. No entanto, eles também são mais caros e nem sempre é possível aproveitar todo o seu potencial. Os SSDs NVMe x2 surgiram como uma alternativa mais barata, que, embora mais lenta, supera em muito o que os SSDs SATA III podem oferecer. Durante o uso diário do PC, você não verá uma grande diferença entre eles, a menos que você mova grandes quantidades de dados com muita regularidade.

Como configurar seu SSD NVME corretamente a partir do BIOS

Além do preço, lembre-se de que a quantidade de faixas PCI Express de um PC é limitada; por exemplo, o chipset Intel Z370 oferece apenas 24 faixas. Essas faixas são usadas por várias conexões de PC, embora principalmente as portas USB. Isso levanta a situação de que muitas vezes usamos um grande número de dispositivos, saturando as pistas PCI Express do PC. Nessas situações, pode ser útil configurar nossos SSDs para o NVMe x2 para liberar faixas para outros dispositivos.

Neste caso, usamos uma placa-mãe ASUS, mas você pode usá-la em qualquer placa-mãe moderna. Lembre-se de que os nomes serão semelhantes, mas não iguais.

O equipamento de teste utilizado foi:

  • Processador: Intel Core i7-8700K Placa-mãe: Placa gráfica Asus Maximus X Hero: Nvidia GTX 1080 Ti SSD: Samsung 970 EVO

Para fazer isso, basta acessar o BIOS e alterar alguns parâmetros, as imagens a seguir mostram como fazer isso em um BIOS Asus UEFI. Antes de tudo, precisamos ir para a seção Avançado e depois entrar na Configuração dos dispositivos integrados.

Então vamos para PCIEX4_3 Bandwidth e clique no menu suspenso.

A partir daqui , podemos mudar entre os dois modos.

Em seguida, alteramos a opção M.2 PCIe Bandwidth Configuration.

Comparando resultados

Depois que soubermos configurar nosso SSD corretamente. Usamos um Samsung 970 EVO em sua versão de 512 GB para testar o desempenho que ele oferece entre o uso de uma configuração NVME x2 e NVME x4 e, assim, ver rapidamente as diferenças de desempenho (você tem as capturas acima) na tabela a seguir:

Samsung 970 EVO NVME x4 (MB / s) Samsung 970 EVO NVME x2 (MB / s)
Leitura sequencial Q32Ti 3555 1783
Gravação sequencial Q32Ti 2482 1730
Leitura 4K Q32Ti 732 618
Escrita 4K Q32Ti 618 728
Leitura 4K 52 51
Escrita em 4K 209 198

Como podemos ver as diferenças, marque a leitura e a escrita sequenciais. No restante da leitura / gravação em 4K, não vemos uma desigualdade tão escandalosa. O NVME X4 vale a pena? Sim, é claro, mas se sua placa-mãe suportar apenas o NVME X2, não se preocupe, a melhoria em relação a um SSD SATA é péssima. Especialmente quando você precisa trabalhar com vários discos?

Você queria saber mais sobre SSDs? Temos vários artigos super interessantes que você aprenderá muito:

  • Os melhores SSDs do momento

Aqui termina nosso post sobre a diferença entre escolher um SSD NVMe x2 e x4, esperamos que você ache útil. Lembre-se de que você pode compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais para nos ajudar a alcançar mais usuários, para ajudá-los quando eles precisarem. Você também pode deixar um comentário se tiver alguma sugestão ou algo a acrescentar.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button