Escritório

Software malicioso detectado que rouba dados em 500 aplicativos

Índice:

Anonim

Informamos regularmente sobre algum malware ou aplicativo malicioso que afeta o Android. Um kit de software integrado foi encontrado em muitos aplicativos dedicados ao roubo de dados do usuário. E esses dados são enviados para uma empresa chinesa. Já existem 500 aplicativos afetados por este software.

Software malicioso detectado que rouba dados em 500 aplicativos

Todos esses aplicativos estavam disponíveis no Google Play. De fato, estima-se que eles já tenham sido baixados cerca de 100 milhões de vezes. Portanto, o risco existente é bastante alto. O problema está na empresa chinesa Igexin. Origem deste software malicioso.

Software malicioso no Android

Após meses de pesquisa pela Lookout, a Igexin foi confirmada como a fonte do problema. Aparentemente, a empresa chinesa estava usando funções legítimas do SDK para enviar comandos maliciosos para aplicativos. E foi observado na pesquisa que o SDK coletou todos os tipos de dados de usuários que instalaram alguns desses aplicativos.

Após a conclusão da investigação, eles entraram em contato com o Google. Portanto, os aplicativos foram desativados no Google Play. Razão pela qual nenhum usuário pode fazer download de nenhum deles. Portanto, parece que o risco não existe mais para os usuários atualmente.

Em nenhum momento os nomes dos aplicativos problemáticos foram mencionados. Embora tenha sido fornecida uma lista genérica na qual o SDK está presente. A maioria são aplicativos para jovens, embora também possamos encontrar outros, como aplicativos climáticos, jogos ou aplicativos de câmera. A parte boa é que parece que os 500 aplicativos ainda não estão presentes. Embora não se saiba o que acontecerá com os dados do usuário.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button