Desvantagens de celulares com processador mediatek
Índice:
Ao escolher um novo celular, há muitos aspectos que levamos em conta, desde seu design e preço, até a capacidade da bateria ou seu armazenamento interno, que nos permite salvar muitos aplicativos, fotos, vídeos e outros. No entanto, às vezes não prestamos atenção a algo tão essencial como “o coração do smartphone”, o processador, o componente que move tudo. Existem vários fabricantes de processadores móveis, e hoje falaremos sobre um deles, especificamente, as desvantagens do processador MediaTek.
MediaTek perde força contra a Qualcomm
Nos últimos tempos, alguns fabricantes de smartphones deixaram de integrar processadores de alta tecnologia fabricados pela MediaTek em seus smartphones, substituindo-os por processadores Qualcomm Snapdragon de gama média. É meio engraçado, não é? Por que um fabricante de telefone celular gostaria de passar de um processador de ponta para um processador de médio alcance? Talvez porque esse processador high-end não seja tão sofisticado quanto afirma ser?
No momento, dois são os reis indiscutíveis no setor de fabricação de processadores móveis. Por um lado, a Qualcomm com sua série de chips Snapdragon que, tenho certeza, soam para todos vocês. Por outro lado, o MediaTek, com cujos processadores Helio X10, Helio X20 e Helio X30 pareceu dar um salto significativo em frente. Mas Qualcomm e MediaTek não são os únicos. A Huawei também fabrica seus próprios processadores, a série Kirin, assim como a Samsung (série Exynos) ou a Apple (série A). Mas por que os fabricantes estão se recusando a oferecer seus smartphones com um processador MediaTek integrado?
Principais desvantagens de um processador MediaTek
Antes de tudo, é conveniente esclarecer que, apesar da importância essencial do processador em um telefone celular, outros aspectos, como GPU, RAM, sistema operacional e até aplicativos que costumamos usar, também têm muito a ver com o sensação de poder, desempenho, fluidez etc. Portanto, o que veremos a seguir são generalidades, não verdades absolutas. Primeiro, porque existem vários modelos de processadores MediaTek, alguns mais poderosos que outros, outros mais eficientes em termos de energia que outros, e assim por diante. E segundo, porque o mesmo processador MediaTek não responderá da mesma maneira em um smartphone com 512 MB de RAM e no Android 4.4, como em um smartphone avançado de ponta com 4 ou 6 GB de RAM e a versão mais recente do Android Nougat. correndo.
Tendo esclarecido esse aspecto, podemos apontar que algumas das desvantagens observadas nos processadores móveis da Mediatek estão relacionadas aos seguintes aspectos:
- Bateria. Para muitos usuários, a bateria é essencial porque eles precisam que o smartphone chegue ao final do dia sem preocupações. Para isso, a capacidade dele (o mAh que ele suporta) é um fator fundamental, mas também o gerenciamento que o processador faz da bateria. Em smartphones semelhantes, mas com processadores diferentes (você sabe que é comum as marcas diferenciarem os processadores por região), os processadores MediaTek gerenciam a bateria com menos eficiência do que os processadores Snapdragon da Qualcomm. Isso se traduz em uma diminuição da autonomia ao longo dos meses e também em um superaquecimento do terminal que, de maneira alguma, é agradável. Se você tem dois ou três shows de RAM, uma versão atualizada ou pelo menos não antiga do Android, e seu telefone deve ser "bom", mas é difícil alternar entre aplicativos simples com multitarefa, é que algo acontece. Normalmente, isso acontece quando encontramos um processador MediaTek, que tem dificuldade em alternar entre aplicativos básicos e usuais, eu amo o WhatsApp e o Telegram, algo que um processador Qualcomm Snapdragon não apresenta nenhum problema. De fato, você pode encontrar smartphones a um preço ridículo que, incluindo um Snapdragon, oferecem maior fluidez de uso do que outro terminal mais caro, mas com um processador MediaTek.
Considerando as desvantagens que os processadores Mediatek geralmente oferecem e levando em consideração que o preço entre duas versões do mesmo smartphone é geralmente semelhante, sempre que possível, você será aconselhado a adquirir um telefone com um processador Qualcomm Snapdragon porque, globalmente, Ele provou ser mais eficiente e oferece melhor desempenho que o MediaTek.
Mantendo o PC ligado: vantagens e desvantagens
Tudo o que você precisa saber sobre por que é bom ou ruim manter o PC ligado com suas vantagens e desvantagens: consumo leve, conforto, vida útil ...
Compra de peças de computadores em segunda mão: vantagens e desvantagens
Analisamos se é bom comprar peças de computador em segunda mão. E as vantagens e desvantagens de comprar peças de computador usadas, para PCs de segunda mão.
Vantagens e desvantagens de comprar um robô aspirador de pó
Nós detalhamos as principais vantagens e desvantagens de ter um aspirador de pó robô. Vale a pena o investimento? Tiramos você de qualquer dúvida que você tenha.