Processadores

Eles descobrem o problema do i9

Índice:

Anonim

Se você leu nossa análise do i9-9900K, notou que o processador pode facilmente exceder 90 graus de carga total com um OC de 5 GHz. O overclocker profissional Der8auer descobriu por que esses processadores ficam tão quentes..

O i9-9900K tem uma solda ruim

O Der8auer não perdeu tempo abrindo um Intel Core i9-9900K de 9a geração, um chip notável em parte porque é o primeiro CPU convencional para desktop de 8 núcleos e 16 threads. A 9ª geração da série Core também marca o retorno ao uso de um material de interface térmica soldado (STIM) entre a matriz da CPU e o IHS, em vez de uma graxa térmica tradicional de qualidade inferior. No entanto, Der8auer descobriu algo interessante que o faz pensar se mudar para uma solução soldada era realmente a melhor jogada.

Para quem não está familiarizado com o conceito de 'delidding', trata-se de retirar cuidadosamente o IHS da matriz da CPU, geralmente substituindo o TIM por algum metal líquido. Overclockers extremos rotineiramente fazem esse tipo de coisa, apesar de alguns entusiastas que talvez não estejam buscando velocidades recordes e resultados de benchmarking, mas ainda desejam melhorar a temperatura do processador.

Quanto ao Core i9-9900K, a Der8auer notou que sua amostra estava mais quente do que o esperado. Então, o IHS começou a investigar. O que ele descobriu é que tanto a matriz metálica quanto a PCB são mais espessas que a geração anterior. É assim que o Core i9-9900K se compara ao Core i7-8700K, conforme medido por Der8auer:

Matriz metálica e PCB são mais espessas na i9-9900K

  • I9 9900K: PCB de núcleo: 1, 15 mm i7-8700K: PCB de núcleo: 0, 87mm i9 9900K: Matriz de núcleo: 0, 87mm i7-8700K: Matriz de núcleo: 0, 42mm

Der8auer supõe que a espessura adicional da CPU como um todo possa prejudicar a temperatura. Como o chip é mais espesso, a dissipação de calor é pior. Então, o que o famoso overclocker fez foi polir parte do chip de silício de 0, 87 mm para torná-lo mais fino e melhorar a dissipação de calor. Os resultados são os seguintes.

O Der8auer conseguiu atingir temperaturas 13 graus mais baixas do que em uma i9-9900K soldada, polindo o chip e adicionando o composto térmico Thermal Grizzly Conductonaut.

Parece que o processo de remoção se tornou mais perigoso com a solda adicionada à mistura. O que está claro é que a Intel poderia ter melhorado as temperaturas do processador com melhor solda e uma matriz mais fina e PCB. Lembre-se de que o processador i9-9900K tem uma temperatura operacional máxima de 100 graus e, no modo OC, é perigosamente próximo desses números.

Fonte Overclock3D

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button