Debian vs ubuntu: qual distro escolher?
Índice:
- Ubuntu vs Debian
- Filosofia do Ubuntu
- Filosofia Debian
- Repositórios do PPA
- Segurança
- Comunidade
- Terminal
- Pacotes
- Conclusão sobre a batalha Debian x Ubuntu
Muitos de nós já pesquisamos bastante sobre Ubuntu e Debian. Afinal, Debian x Ubuntu são os dois sistemas operacionais Linux mais populares do planeta. Para acabar com tantas dúvidas sobre as diferenças entre eles, decidimos preparar um guia de estudo completo, onde falaremos sobre várias partes dos dois sistemas.
Índice de conteúdo
Recomendamos a leitura dos nossos artigos mais importantes sobre Linux:
- Como atualizar o Ubuntu 14.04 LTs para o Ubuntu 16.04 LTS. Revisão do Ubuntu 16.04 Xenial Xerus. Análise Elementar OS. Melhores comandos para Linux. Guia rápido para comandos básicos. Melhores comandos de ajuda do linux.
Ubuntu vs Debian
O Ubuntu é um sistema operacional Linux completo e disponível gratuitamente. A comunidade Ubuntu foi construída com base nas idéias consagradas no Manifesto do Ubuntu: o sistema deve estar disponível, deve ser usado por pessoas em seu idioma local e as pessoas devem ter liberdade para personalizar e adaptar o sistema conforme sua conveniência. A origem da palavra "Ubuntu" vem de uma palavra africana cujo significado é "humanidade para com os outros" e a distribuição traz esse espírito do Ubuntu ao mundo do software.
O Projeto Debian são pessoas associadas e unidas por uma causa que desenvolveu um sistema operacional livre. Esse sistema operacional foi chamado Debian GNU / Linux, ou simplesmente Debian. Os sistemas Debian atualmente usam o Linux Kernel, o software criado por Linus Torvalds, e suportado por milhares de programadores em todo o mundo. Ele vem com mais de 20 mil pacotes e todos são gratuitos. É como se fosse uma torre. Na base vem o Kernel e no topo as ferramentas básicas. No topo da torre vem o Debian cuidadosamente ajustando e organizando para que tudo funcione em conjunto.
Filosofia do Ubuntu
O Debian foi a pedra sobre a qual o Ubuntu foi construído. Um projeto voluntário que desenvolve e mantém um sistema operacional GNU / Linux. O Ubuntu é um projeto de código aberto que desenvolve e mantém uma multiplataforma de código aberto baseada no Debian. Inclui o Unity, uma interface de usuário para smartphones, tablets e PCs.
As atualizações são lançadas a cada seis meses e o suporte é garantido pela Canonical até 5 anos após a instalação. Além disso, a Canonical fornece suporte comercial para implantações do Ubuntu em desktops, servidores e na nuvem. O Ubuntu é construído sobre os fundamentos do Debian, mas existem várias diferenças importantes. Possui uma interface de usuário própria, uma comunidade independente de desenvolvedores (embora muitos desenvolvedores participem dos dois projetos) e um método de lançamento diferente.
A Canonical é uma empresa privada com sede no Reino Unido. Foi fundada pelo empresário sul-africano Mark Shuttleworth e financiada para comercializar suporte, serviços e projetos relacionados ao Ubuntu. Emprega funcionários em mais de 30 países e possui escritórios em Londres, Montreal, Boston, Taipei, São Paulo, Xangai e Ilha de Man.
Filosofia Debian
Provavelmente, a principal coisa que diferencia o Debian de praticamente todos os outros sistemas operacionais do planeta são as políticas do Debian, que é o que impulsiona o famoso controle de qualidade do Debian. O Ubuntu não tem nada parecido. É difícil vencer o Debian nesse sentido.
Os desenvolvedores do Debian são voluntários, com pouco tempo livre, mas muito amigáveis e úteis. Além disso, o Debian é completamente dedicado ao software livre, o que pode ser muito irritante. Por outro lado, o Ubuntu / Canonical tem uma atitude muito mais relaxada em relação a software não livre.
Repositórios do PPA
Existem razões pelas quais você pode querer adicionar outros repositórios com o Ubuntu. Para fazer isso, foram criados PPAs (Personal Package Archive), que são repositórios adicionais para o Ubuntu, ou seja, criados por qualquer pessoa que possa conter software mais atualizado ou inexistente nos repositórios padrão do Ubuntu. Sugere-se que eles sejam usados com moderação, pois podem quebrar o sistema e criar vulnerabilidades de segurança.
Uma coisa a ser observada sobre o uso de PPAs é que, quando você adiciona um PPA para suas fontes de software, você concede acesso de administrador (raiz) a todos que podem fazer upload para esse PPA. Os pacotes PPA têm acesso a todo o sistema à medida que são instalados (como um pacote normal do Ubuntu), portanto, sempre tenha cuidado com um PPA antes de adicioná-lo ao seu sistema. Os PPAs são a principal diferença entre o Debian e o Ubuntu a esse respeito.
Segurança
Primeiro: não há 100% de segurança. Uma certa quantidade de risco, embora pequena, é inevitável. Mas para o Debian e o Ubuntu, você não precisa instalar um antivírus.
Vulnerabilidades de segurança exploráveis podem aparecer em qualquer sistema operacional e em qualquer aplicativo. Também no Linux. Dessas vulnerabilidades, você estará protegido com atualizações. O Ubuntu executa automaticamente uma verificação diária das atualizações de segurança disponíveis. Portanto, é importante instalar as atualizações de segurança propostas imediatamente, se você deseja manter o sistema o mais seguro possível.
Uma vez descoberta e reparada rapidamente, uma vulnerabilidade não é um grande problema. É difícil instalar um vírus em uma máquina Linux, mas certamente não é impossível. O maior perigo está em repositórios de software não confiáveis e em algum código inseguro que um administrador descuidado executa. No Linux, um usuário normal tem permissões muito limitadas. Por exemplo, um usuário normal não pode executar tarefas administrativas.
Para instalar o software, o usuário sempre precisa ser root (ou ter direitos temporários de root, que é o que o Ubuntu faz). No Debian, a segurança é ainda maior, considerando que o sistema possui pacotes mais obsoletos e um ciclo de atualização muito mais lento em comparação ao Ubuntu.
Comunidade
Para muitos usuários, os problemas técnicos são provavelmente a principal preocupação na escolha de uma distribuição. No entanto, para usuários mais experientes, as comunidades e como eles funcionam podem ser igualmente importantes.
As interações na comunidade Ubuntu são governadas por um Código de Conduta, que geralmente é bem-sucedido, garantindo que as discussões sejam educadas e construtivas.
Esse código fornece uma medida do comportamento esperado que pode ser mencionado quando as discussões ameaçam sair do controle. Por outro lado, a comunidade Debian tem uma reputação de ser mais agressiva.
Às vezes, alguém é hostil a mulheres e iniciantes em geral. Esse ambiente melhorou nos últimos anos, mas ainda pode pegar fogo. Uma razão para isso é que a atmosfera do Debian é uma meritocracia institucionalizada. Embora alguns desenvolvedores possam escrever documentação, testar bugs ou fazer parte de uma equipe, ser um desenvolvedor completo do Debian é um processo exigente no qual os candidatos devem ser patrocinados por um desenvolvedor existente e demonstrar repetidamente competência e comprometimento..
RECOMENDAMOS O Ubuntu 16.10 já está na fase de congelamento, no dia 13 chegaFinalmente, a diferença entre as comunidades Debian e Ubuntu está em seus valores principais. Apesar de ser menos importante do que há alguns anos atrás, o Debian é uma distribuição baseada na comunidade, dedicada aos seus próprios conceitos de liberdade e democracia, meritocráticos, mesmo às custas da rápida tomada de decisões. A comunidade Ubuntu, no entanto, é mais hierárquica que a do Debian e mais aberta que a maioria das empresas de alta tecnologia.
Terminal
Ubuntu e Debian têm o mesmo sistema shell (traço) e o mesmo shell usuário padrão (bash, como quase todos os sistemas operacionais GNU / Linux). A maioria, se não 99% dos comandos de linha, funciona da mesma maneira no Ubuntu e no Debian.
Você encontrará, por exemplo, o Aptitude instalado no Debian, mas não no Ubuntu. O mesmo vale para comandos que são apenas do Ubuntu, como o Ubuntu-bug. Mas, em geral, o que é aprendido no Debian pode ser aplicado em qualquer uma das distribuições derivadas dele. Com isso em mente, a maioria das coisas relacionadas ao terminal que você aprendeu no Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Linux Mint Debian ou qualquer outra distribuição derivada, também serão válidas para o Debian.
Pacotes
A maioria dos pacotes de código fonte em todos os componentes do Ubuntu é copiada sem modificação do Debian. Em alguns casos, o mesmo software é empacotado separadamente no Ubuntu e Debian, embora isso deva ser evitado, a menos que haja uma razão justificada para isso. Diferentemente do Debian, os pacotes do Ubuntu geralmente não têm um gerente designado. Assim, todos os pacotes no Ubuntu são mantidos por equipes.
Em alguns casos, funciona muito bem para que os desenvolvedores Debian e Ubuntu compartilhem a manutenção do pacote.
Usando um repositório de código-fonte comum, os desenvolvedores do Ubuntu podem aplicar várias correções de bugs diretamente na ramificação Debian e, em seguida, apenas integrar a correção na ramificação Ubuntu.
Conclusão sobre a batalha Debian x Ubuntu
O Debian e o Ubuntu são distribuições Linux gratuitas que usam o sistema de gerenciamento de pacotes APT. O Ubuntu é desenvolvido no Debian, com uma comunidade e um processo de lançamento diferentes. Foi criado com um desejo expresso de tornar o Linux mais acessível para usuários comuns.
Como tal, criou interfaces mais limpas, melhor suporte de mídia e um processo de instalação mais fácil. Devido a essa facilidade de uso, tornou-se rapidamente a distribuição Linux mais usada, com cerca de 20 milhões de usuários em todo o mundo. O Debian é uma distribuição Linux robusta, segura e poderosa.
Não é exatamente projetado para iniciantes no Linux. Sua comunidade de desenvolvedores trabalhou incansavelmente nos últimos anos para facilitar o processo básico de instalação, mas ainda é mais complicado que a usabilidade do Ubuntu. Comunidade é provavelmente a maior diferença entre os dois sistemas.
Os fóruns do Ubuntu são mais acessíveis para iniciantes, enquanto os fóruns do Debian são mais técnicos. Se a facilidade de uso é uma preocupação, escolha Ubuntu. O Debian tem seus pontos positivos, mas o carisma não é um deles. Por outro lado, usuários avançados e administradores amam o minimalismo do Debian. Dois grandes sistemas unidos por um único coração: Linux.
Hp ou epson: qual marca escolher ao comprar uma impressora?
A eterna pergunta ao comprar uma impressora ... EPSON ou HP? Neste artigo, falamos sobre os prós e contras de cada um deles: cartuchos.
Intel core i7 vs xeon qual processador devo escolher?
Trazemos a você todas as diferenças a serem consideradas na batalha do Core i7 x Xeon. Onde o Core é perfeito para jogar e o Xeon como estação de trabalho.
T Ntfs vs fat32: qual é a diferença e qual escolher a qualquer momento
Você sabe qual é a diferença entre NTFS e FAT32? See Veremos em que consiste cada sistema e qual escolher de acordo com as necessidades