De onde vem a sexta-feira negra?
Índice:
Se você não conhece o significado do termo, a verdade é que a "sexta-feira negra" pode nos fazer pensar em algo negativo. É preciso lembrar apenas a "Quinta-Feira Negra" de 1929, na qual a Bolsa de Valores de Nova York entrou em colapso, iniciando uma das maiores crises econômicas do capitalismo, a "Grande Depressão" da década de 1930. No entanto, a realidade é que a Black Friday é o maior evento de compras do ano, um bom momento para avançar nas compras de Natal, economizando um pouco de dinheiro ou dar a si mesmo o capricho que está adiando há tanto tempo. No entanto, qual é a origem da sexta-feira negra que já assumimos como mais uma celebração na maioria dos países do mundo?
A origem da sexta-feira negra
Black Friday é o ponto de partida para as compras de Natal. É uma tradição relativamente recente na Espanha e em muitos outros cantos do planeta que foi importada dos Estados Unidos, como muitos outros eventos (Halloween no sentido moderno). Basicamente, consiste em uma queda significativa nos preços e, embora seja dada mais atenção aos produtos eletrônicos e de informática, é comum empresas de todos os tipos participarem dessa celebração. Durante a Black Friday, as vendas disparam tanto que algumas empresas realizam seu agosto em particular. Mas ei, você já sabia tudo isso, certo? Vamos ver de onde vem essa Black Friday.
A celebração da Black Friday não ocorre em uma data específica do calendário a cada ano, mas é comemorada na sexta - feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Portanto, em 2018, a Black Friday será na sexta - feira, 23 de novembro, apenas no dia seguinte àquele feriado tão familiar e profundamente enraizado nos Estados Unidos. Em alguns lugares, você encontrará que "Black Friday" acontece "na última sexta-feira do mês de novembro", mas não parece ser verdade porque em 2018, essa última sexta-feira é sexta-feira, 30, e não é o dia em que faremos compras loucas.
Como eu disse no começo, embora hoje a Black Friday seja um evento positivo, de ofertas e descontos em milhares de produtos e milhares de lojas, a origem da expressão não está relacionada a essas oportunidades, nem às compras de Natal. A origem da sexta-feira negra está ligada às primeiras crises do capitalismo.
Recomendamos dicas para não cometer um erro de compra na Black Friday
Jay Gould e Jim Fisk, dois senhores dedicados a bancos, finanças e investimentos na Wall Street (Bolsa de Valores de Nova York, Estados Unidos), fizeram um esforço para obter grandes benefícios; no entanto, todos os seus esforços não foram muito bons. Sexta-feira, 24 de setembro de 1869, o mercado faliu. Por isso, naquele dia, passou a ser conhecido como "Black Friday", possuindo conotações negativas que não existem atualmente para o evento moderno. Mas essa não é a única explicação para a Black Friday.
A história que acabou moldando o que conhecemos hoje como Black Friday também está relacionada aos pequenos negócios. Eles dizem pelas terras de Trump que houve um ano em que tudo foi perda e, portanto, números vermelhos. No entanto, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, os lucros começaram a registrar-se e esses números vermelhos ficaram pretos, daí a "sexta-feira negra", desta vez, com uma conotação positiva muito mais alinhada com o sentido atual.
E se continuarmos avançando na linha do tempo, foi o prestigioso jornal The New York Times que, em 19 de novembro de 1975, falou pela primeira vez em "preto", desta vez referindo-se ao caos experimentado na cidade de Nova York o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, devido aos poderosos descontos oferecidos por muitas empresas.
Conforme você avança, a Black Friday foi configurada ao longo dos anos e tem uma longa história por trás disso. Claro, sempre ligado aos Estados Unidos até muito recentemente.
Onde posso voar meu drone?
Artigo onde explicamos onde podemos pilotar meu drone. Uma leitura obrigatória, para usuários que desejam iniciar.
Onde comprar o sony xperia x compact
Nós dizemos a você onde comprar o Sony Xperia X Compact. Compre o Sony Xperia X Compact online, barato, ao melhor preço com oferta e desconto.
De onde vêm as criptomoedas extraídas?
A tecnologia Blockchain e as criptomoedas que surgiram nos últimos meses ocupam cada vez mais páginas nos jornais de Nova York.