Índice:
A D-Wave Systems anunciou hoje a primeira venda de seu computador quântico de próxima geração com 5.000 qubit ao Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL). O computador também recebeu um nome oficial de mercado, "Advantage", para enfatizar que o novo sistema se concentrará em dar às empresas uma "vantagem" sobre os concorrentes que não possuem seu próprio computador quântico.
O novo computador quântico da D-Wave tem 5.000 qubits
O Advantage é um tipo de computador quântico chamado (recozimento), especialmente focado em ajudar a resolver problemas de otimização (logística, problemas de tráfego etc.). A D-Wave disse que a LANL é cliente há muito tempo, com a LANL e seus parceiros focados em segurança nacional, tendo desenvolvido mais de 60 aplicativos para o sistema D-Wave 2000Q da geração anterior, e agora também é a primeira a Experimente o novo sistema de 5.000 qubit.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
"Esta é a terceira vez que atualizamos nosso sistema D-Wave" , afirmou Irene Qualters, diretora associada do laboratório de simulação e computação da LANL. “Cada atualização permitiu novas pesquisas sobre o desenvolvimento de algoritmos quânticos e novas ferramentas de apoio à missão de segurança nacional de Los Alamos. A computação quântica é uma área crítica de pesquisa para Los Alamos, e nossos pesquisadores estão entusiasmados em acessar o sistema quântico Advantage da D-Wave . ”
A LANL terá acesso a um novo processador quântico que não apenas possui um número maior de qubits, mas também menor ruído e uma nova topologia de qubit altamente conectada. Todos eles permitem um desempenho muito maior.
Dessa forma, a computação quântica continua avançando com computadores novos e cada vez mais poderosos. Estamos nos aproximando de ver computadores quânticos para o desktop?
Fonte Tomshardware