Tutoriais

Quantos núcleos são necessários em 2019 - multimídia, jogos ou estação de trabalho

Índice:

Anonim

A primeira pergunta que enfrentamos quando queremos comprar um novo processador ou PC será: de quantos núcleos eu preciso ? Bem, essa pergunta é a que tentamos responder neste artigo.

O ano de 2019 está chegando e é quando nossas economias vêm à tona, aquelas que nos custaram muito para ser ótimo pensar em comprar um novo PC. Como costuma acontecer na computação, todo o hardware progride rapidamente, e o que mais nos parece hoje em dia, pode ser superado amanhã por algo ainda melhor. Talvez estejamos exagerando, mas, a menos que você esteja atento às nossas notícias e eventos atuais, poderá verificar se há vazamentos diários de placas gráficas, processadores, memórias etc. que eles poderiam ver a luz em breve.

Mas é claro que devemos ser realistas, e sempre aguardar o lançamento do mais recente não é uma boa estratégia, porque no final nunca decidimos. Além disso, muito poucos têm um orçamento ilimitado; portanto, precisamos encontrar o processador que melhor se adequa ao nosso objetivo, pensar em um SSD, uma placa de vídeo ou uma placa-mãe. No final, trata-se de construir um conjunto equilibrado e barato.

Índice de conteúdo

Os núcleos não são a única coisa que importa

Hoje vamos nos concentrar no processador, o elemento responsável por executar todas ou a maioria das operações lógicas e aritméticas que compõem os programas. Sem a CPU, não conseguimos conceber o que é um computador, pois não conseguimos executar aplicativos, assistir vídeos, navegar na Internet ou jogar jogos.

No mercado de desktops e laptops, basicamente temos dois fabricantes, Intel e AMD, e pelo menos avançamos um pouco na busca. Mas agora é quando os problemas começam, já que temos um grande número de modelos, com sua própria arquitetura, um certo número de núcleos, threads de processamento ou memória cache. Como podemos esclarecer com tudo isso? Bem, acima de tudo, saber para que servem esses elementos e quais números são tratados atualmente.

Arquitetura e IPC

Um dos fatores mais importantes na escolha de uma CPU é a arquitetura. Entendemos por arquitetura a maneira como os diferentes componentes do processador são instalados. Cada geração de processadores possui uma arquitetura diferente, não se trata apenas de variar núcleos ou colocar mais cache, mas de modificar a maneira como cada um desses elementos se interconecta e funciona.

Cada fabricante atribui um nome à sua arquitetura, criando assim diferentes gerações de processadores. O objetivo de criar uma nova arquitetura é melhorar o desempenho do processador, seu IPC ou o número de instruções por ciclo. O IPC mede o número de instruções que um processador é capaz de executar em um ciclo de clock. Quanto melhor o IPC, mais rápido será, e isso não tem a ver com o número de núcleos, mas com a forma como eles são produzidos no interior.

O problema geral com a alteração da arquitetura é que outros hardwares, como a placa-mãe, podem se tornar obsoletos. Por exemplo, se temos um Intel Core i5-6500 em nosso computador e queremos comprar um Intel Core i5-9400, precisamos de uma nova placa-mãe.

Tornar mais fácil; Na Intel, precisamos nos concentrar na arquitetura Coffee Lake e nos processadores Core ix-8000 e ix-9000, compatíveis com as mesmas placas-mãe. A diferença entre eles não é o processo de fabricação, uma vez que ambos possuem transistores de 14nm, mas a melhoria de seu IPC, dessa maneira um i5-8400 terá um desempenho menor que um i5-9400, apesar de ser muito semelhante. Em relação à AMD, temos sua arquitetura Zen 2, com sua Ryzen 3000, com transistores de 7 nm e um IPC que excede o dos atuais processadores Intel. Por exemplo, uma Ryzen 3600 é melhor que uma Ryzen 2600.

Pontuação do Cinebench R15 em um Core

Um exemplo que ilustra bem a evolução da arquitetura e também o aumento do IPC está neste gráfico. Vemos desempenho de núcleo único ao renderizar uma imagem no Cinebench. Vejamos os três processadores pintados de vermelho, que são o Ryzen de 3 gerações. Vemos que o núcleo da primeira geração é o pior, enquanto o da terceira geração é o mais alto. Isso se deve principalmente a uma melhoria na arquitetura, aumentando assim a frequência de 3, 6 GHz em 1600 para 4, 2 GHz em 3600. O mesmo acontece se compararmos as Ryzen 7 2700X e 3700X.

Núcleos e frequência de clock

E, é claro, se estamos imaginando quantos núcleos eu preciso, o mínimo que podemos fazer é prestar atenção neles. Se eles tiverem esse impacto em algo, será e, de fato, o número de núcleos afeta o desempenho, digamos 75% do conjunto, para colocar um número.

Núcleos são as unidades de processamento de uma CPU, a entidade básica de trabalho. Com o Intel Pentium 4 em quase 4 GHz, a gigante azul atingiu seu limite térmico, além disso, seu núcleo queimava e não podia fazer o suficiente. Então pensamos em duplicá-los, em vez de processar uma instrução de cada vez, duas foram processadas e depois quatro, com quatro núcleos e assim por diante. Essa é a maneira de criar processos paralelos para multiplicar o trabalho em cada ciclo do relógio e poder trabalhar com mais programas e mais rapidamente. Atualmente, temos processadores de 12 núcleos, como o AMD Ryzen 3900X, ou até processadores de 32 núcleos, como o AMD Threadripper 2990WX.

As mudanças na arquitetura e a diminuição no tamanho dos transistores fizeram com que as frequências do clock aumentassem incrivelmente, chegando a 5, 00 GHz que o Intel Core i9-9900K possui e com a possibilidade de overclock. A frequência é medida em Hz e é o número de ciclos por segundo de um processador. Idealmente, uma operação é executada em cada ciclo; portanto, quanto mais ciclos, mais operações por segundo podem ser executadas. Um Ryzen 3900X é capaz de cerca de 400.000.000 de operações por segundo.

Processando threads

Pontuação Cinebench R15 Multi Core

Intimamente relacionados aos núcleos estão os threads, threads e threads. Se antes estávamos falando de processos de paralelização, agora estamos falando de dividi-los em threads, tarefas mais curtas para que não haja tempos mortos nos núcleos. Nem todas as operações levam o mesmo tempo para serem feitas; portanto, para aproveitar o tempo de inatividade em cada núcleo, ele é dividido logicamente (no nível do software) em dois threads, melhorando assim a eficiência.

Atualmente, os processadores possuem um ou dois threads; nesse caso, eles usarão a tecnologia multithreading Hyperthreading no caso da Intel ou SMT no caso da AMD. Quando vemos em uma CPU isso: 6C / 12T, significa que eles têm 6 núcleos (núcleos) e 12 threads (threads). Cuidado, é uma divisão lógica e não física, estamos aproveitando a energia residual dos núcleos físicos; portanto, uma CPU com 4C / 4T terá mais desempenho que 2C / 4T, da mesma forma que uma CPU com 6C / 6T produzirá mais de um com 4C / 8T. Exceto que é uma arquitetura mais antiga ou tenho menos frequência ou IPC.

Vamos ilustrar isso com uma referência de desempenho no Cinebench, desta vez com todos os núcleos e threads funcionando. Destacados em vermelho e laranja, temos um 6C / 6T i5-9400F, um 6C / 12T i7-8700K e um 6C / 12T Ryzen 5 3600, vendo como, tendo os mesmos núcleos e o dobro de threads, o desempenho é muito maior. A Ryzen 3400G tem 4N / 8C e vemos que a 9400 com apenas 6 físicos a ultrapassa.

Memória em cache e controlador de E / S

Arquitetura zen 2

A memória cache é muito mais rápida que a RAM e menor, que fica dentro da CPU. É do tipo SRAM em vez de DRAM, portanto, você não precisa de atualização constante. Atualmente, uma RAM de 3600 MHz pode atingir velocidades de 45 GB / s, enquanto um cache L3 excede 350 GB / s, e um cache L1 de 2.300 GB / s. Mas é medido por tamanho e atualmente é sempre recomendável ter uma CPU com 4 MB L3 ou mais.

O controlador de E / S é basicamente o controlador de memória RAM ou PCIe, anteriormente chamado de ponte norte e inserido na CPU da arquitetura Sandy Brigde com a nova era do Intel Core. Esse elemento é o que determina o número de pistas PCIe que a CPU possui e a quantidade de RAM que ela suporta, atualmente em 128 GB DDR4.

Mínimo de núcleos que devemos solicitar em 2019

Todos os itens acima devem ser levados em consideração, além de saber quantos núcleos eu preciso. Mas existem usuários que não querem complicar tanto a vida e a verdade é que os núcleos serão um guia muito bom ao fazer a compra.

Quantos núcleos eu preciso para trabalhar

Vamos começar sabendo de maneira confiável quantos núcleos precisamos trabalhar, mas estamos falando de trabalhos consistentes em automação de escritório, finanças, direito, etc. O que tem sido um computador de escritório que pode eventualmente executar funções multimídia, como a reprodução de vídeo em 4K.

Contando que são programas que não consomem muita CPU por terem poucos processos simultaneamente, com quatro núcleos teremos o suficiente. Mas é claro que teremos que saber quais quatro núcleos, porque no caso da Intel, não devemos descer do Intel Core i3, por exemplo, o Core i3-9100 ou 9300, e no caso da AMD , devemos optar por uma Ryzen 3 3200G ou superior. Com essas CPUs, temos o pacote completo, ou seja, 4 núcleos que excedem 4 GHz (até o Ryzen 5 3400G possui 4C / 8T) e gráficos integrados capazes de reproduzir conteúdo em 4K, como o AMD Radeon Vega e o Intel UHD Graphics. Essas CPUs são de última geração e possuem IPCs extremamente bons.

Não vamos recomendar nem o Athlon da AMD nem o Pentium Gold e muito menos o Celeron da Intel, pois não são CPUs tão baratas e com desempenho muito interno para os modelos comentados. Somente se tivermos um orçamento muito básico, optaremos pelos Pentiums da Intel.

Intel Core i3-9320 - Processador (Intel Core i3-9xxx, 3, 7 GHz, LGA 1151 (Zcalo H4), PC, 14 NM, i3-9320) AMD Ryzen 5 3400G, Processador de dissipador de calor Wraith Spire (4 MB, 4 núcleos, 4, 2 GHz de velocidade, 65 W) Tdp / tdp padrão: 65 w; Número de núcleos da CPU: 4; Max Boost Clock: 42ghz; Solução térmica: pináculo do espectro 199.99 EUR

Quantos eu preciso para jogar no nível amador ou e-sport

Nesse aspecto, a coisa mais normal será recorrer a processadores de 6 núcleos. Jogos de nova geração que usam mecanismos gráficos, como Unreal Engine, Frosbite com RTX ou similares, exigem pelo menos 6 núcleos para processar eficientemente a grande quantidade de física e partículas.

Não se trata apenas de procurar uma GPU poderosa, como podemos ver na captura de tela anterior dos processadores mais recentes que testamos, que as CPUs de 6 núcleos estão um passo acima de processadores como o Ryzen 5 3400G + RTX 2060 ou mesmo o Threadripper, cujo utilitário reside mais na renderização. De fato, apreciamos como um 99C com 8C / 16T ou 3900X com 12C / 24T mal consegue 1 FPS dos Ryzen 5 e 7, mais baratos.

Outro fator a ser levado em consideração é que, quanto maior a resolução, mais a GPU importa e menor a CPU, o que também é demonstrado nos gráficos anteriores. Se tivermos um orçamento alto à frente com sua compra, mas a melhor opção hoje pode ser um Intel Core i5-9400F, i7-9600K ou AMD Ryzen 5 3600, 3600X ou Ryzen 7 3700X.

CPU Intel Core I5-9400F 2.90GHZ 9M LGA1151 SEM GRÁFICOS BX80684I59400F CPU 999CVM compatível com aqueles com chipsets z390 e poucos z370 (após a atualização do BIOS) 146, 90 EUR Intel bx80684i59600k - CPU Intel Core i5-9600k 3.70ghz 9m l11 984505, cinza Processador intel core i5 9600k de seis núcleos com seis núcleos; Velocidade base de 9600k a partir de 3, 7ghz e turbo até 4, 6ghz na fábrica 243, 17 EUR AMD Ryzen 5 3600 - Processador com dissipador de calor Wraith Stealth (35MB, 6 núcleos, 4.2GHz velocidade, 65W) TDP / tdp padrão: 65 w; Número de núcleos da CPU: 6; Max Boost Clock: 42ghz; Solução térmica: wraith stealth EUR 168, 13 AMD Ryzen 7 3700X, Processador de dissipador de calor Wraith Prism (32 MB, 8 núcleos, velocidade de 4, 4 GHz, 65 W) Relógio de impulso máximo: 4, 4 GHz; CMOS: TSMC 7nm FinFET 317, 08 EUR

Quantos núcleos são necessários para o design e a renderização (nível avançado)

Teste de tempo de renderização Blender Robot

Talvez você pense que, por tratar-se de tratamento gráfico e de imagem, estamos nas mesmas condições de um computador para jogos, mas longe disso. Aqui o que prevalece é o rendimento bruto, algo que pode ser visto no gráfico anterior, onde um programa como o Blender. Isso permite renderizar objetos 3D e nos dá o tempo que a CPU leva para fazê-lo, menos, porque será mais rápido.

Veja quem está nas primeiras posições, evitando processadores de mais de 100 euros. De fato, todo o AMD Ryzen 3000, cujo aumento no IPC os torna reais nessas obras, especialmente o 3800X ou o 9700K por cerca de 500 euros que teremos que pagar por eles. Mas se não formos tão exigentes, a Ryzen 3800X, 3700X ou 2700X é uma excelente opção por 400 euros ou menos.

Intel BX80684I79700K - CPU INTEL Core I7-9700K CPU 3.60GHZ 12M LGA1151 BX80684I79700K 985083, Cinza Oito núcleos de 8a geração Intel Core i7 9700K Processador, 404, 74 EUR AMD Ryzen 7 3800X, Dissipador de calor Prisma Wraith 8 (32) Núcleos, 4, 5 Ghz de velocidade, 105 W) DT RYZEN 7 3800X 65W CAIXA AM4 WW PIB SR4; É da marca AMD; É de grande qualidade 354, 00 EUR

E quantos eu preciso para design e renderização (nível profissional)

Se queremos nos dedicar profissionalmente a isso ou criar uma estação de trabalho apenas para essa função, podemos considerar a montagem dos processadores das séries X e XE da Intel, como o i7-7820X ou o Ryzen 3900X ou o próximo 3950X, por serem Mais barato que o Threadripper 2950X e maior desempenho hoje.

Em relação ao Intel i9-9900X e outros, nós os vemos muito caros para esses fins e mais orientados ao servidor. Embora, é claro, eles tenham um grande trunfo por terem um grande número de pistas PCIe para o Thunderbolt 3.

Intel Bx80684I99900K Intel Core I9-9900K - Processador, 3.60Ghz, 16MB, LGA1151, cinza 8a geração Intel Core i9 9900k processador com oito núcleos 479.22 EUR COMPRAR Ryzen 9 3900X

Quantos núcleos são necessários para programação ou virtualização (nível amador)

Antes de falarmos sobre tarefas básicas que podem ser executadas em um escritório, agora aumentamos o nível do uso de programas que podem consumir mais de 4 threads. Estamos falando de programas que usam grandes volumes de informações, como bancos de dados SQL ou compiladores profissionais.

Nesse caso, responder a quantos núcleos eu preciso aqui pode ser um pouco complicado, porque talvez possamos criar programas que precisem de 8 núcleos e 16 threads, ainda mais. De qualquer forma, a partir dos 6 núcleos seria uma opção lógica, onde a nona geração Core i5-9600 ou i7-9700 seria uma boa opção, ou a Ryzen 5 3600 e a Ryzen 7 3800X na plataforma AMD.

O mesmo pode ser dito sobre virtualização, vários sistemas com VMware ou Virtual Box terão bom desempenho com 6, 8 ou 12 núcleos e 16 ou 32 GB de RAM.

AMD Ryzen 5 3600 - Processador de dissipador de discrição Wraith Stealth (35 MB, 6 núcleos, 4.2 GHz de velocidade, 65 W) Tdp / tdp padrão: 65 w; Número de núcleos da CPU: 6; Max Boost Clock: 42ghz; Solução térmica: wraith stealth EUR 168, 13 AMD Ryzen 7 3700X, Processador de dissipador de calor Wraith Prism (32 MB, 8 núcleos, velocidade de 4, 4 GHz, 65 W) Relógio de impulso máximo: 4, 4 GHz; CMOS: TSMC 7nm FinFET 317, 08 EUR Processador Intel Core i5-9600 de 3 GHz (Coffee Lake) Sockel 1151 - Em caixa BX80684I59600 Intel Core i7-9700, 8X 3.00GHz, Em caixa 384.99 EUR

Quantos núcleos eu preciso virtualizar (nível profissional)

E se o que queremos é virtualizar em nível profissional, precisamos investir em algo superior, especialmente se for virtualização de hardware. Nesse caso, devemos elevar o nível das plataformas Intel X299 com o Intel Core i7-7740X como mais discreto, até o brutal I9-9900X ou 9980XE de 18 núcleos e 18 com desempenho sublime. Não devemos esquecer os núcleos Threadripper 2990WX 32 e 64 threads.

Estamos falando de computadores orientados ao servidor, não de um simples computador de mesa para virtualizar algumas máquinas.

AMD Ryzen Threadripper 2990WX - Processador (32 Core, 4, 2 GHz, cache de 3 MB, 250 W) Processador AMD Ryzen com 32 núcleos; Cache de 3 MB L1, 16M L2, 64M L3; Velocidade da CPU em 4, 2 GHz 1.802, 45 EUR Processador Cach Intel Core i7-7740X da série X: 8 MB SmartCache, velocidade do barramento: 8 GT / s DMI3; Processador de 4 núcleos e 8 fios; Frequência de 4, 3 GHz. Turbofreqüência de 4, 5 GHz EUR 280, 00 Intel Core I9-9900X - Processador de CPU (3, 50 GHz, 19, 25M, LGA2066) Cor Cinza 995, 00 EUR Processador Intel 999Ad1 de 24, 75 MB Smartcache com 18 núcleos de 3 GHz, Velocidade del Bus 8 GT / S Dmi3 Y Litografa Compatível com memória intel optane; Frequência básica do processador de 3 GHz; Tipos de memória ddr4-2666

Processadores mais recomendados

Todos os processadores mais recomendados para este 2019 que reunimos em nosso guia de hardware, por isso recomendamos vivamente que o faça. Veremos não apenas as CPUs listadas, mas uma teoria explicativa completa de suas características.

Conclusões e futuro próximo

Como comentamos no início do artigo, estar focado em sempre obter as últimas novidades não é uma boa estratégia, pois todos os anos temos novos modelos e cada vez mais caro, devemos dizer. Uma dica sensata é identificar a necessidade e conhecer nosso orçamento e seguir esse caminho com as diretrizes que lhe fornecemos.

O futuro parece bastante promissor, este ano lançamos a geração Zen 2 com os novos processadores AMD e parece que eles estão dispostos a continuar com o Zen 3 em 2020 para continuar "incomodando" a Intel que descansou sobre os louros. Mas fique atento ao gigante azul, porque sua décima geração está em declínio, e sabemos que o que faz, faz muito bem, e pode tirar animais de verdade com sua nova arquitetura de 10nm.

Deixamos alguns tutoriais interessantes:

Qual CPU você tem e qual planeja comprar? Intel ou AMD, você tem um favorito? Se você acha que deixamos algum modelo particularmente bom para trás, informe-nos na caixa de comentários e vamos incluí-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button