Análise da Corsair rm850x white em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas Corsair RM850X Branco
- Análise externa
- Análise interna
- Bancada de testes e testes de desempenho
- Cenários de teste
- Regulação de tensão
- Consumo
- Velocidade do ventilador
- Palavras finais e conclusão sobre o Corsair RMx White
- Corsair RM850x Branco
- QUALIDADE INTERNA - 94%
- SOM - 94%
- GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 95%
- SISTEMAS DE PROTEÇÃO - 90%
- PREÇO - 85%
- 92%
As fontes de alimentação são, para muitos, um componente com um exterior muito 'chato': uma caixa preta e voilá. Por esse motivo, a Corsair decidiu lançar uma fonte com a estética mais atraente possível. Para fazer isso, eles pintaram seu conhecido RMx em branco e incluíram cabos com mangas individuais. Nesta análise, vamos dar uma olhada no Corsair RM850x White, bonito por fora… E por dentro?
Fique conosco e vamos ver. Vamos começar!
Agradecemos à Corsair por confiar em nós com essa fonte de análise.
Características técnicas Corsair RM850X Branco
Análise externa
A frente da caixa mostra a fonte em seu esplendor branco, seguindo a linha tradicional de caixas Corsair. A gritante garantia de 10 anos oferecida pela marca é interessante, tentando confirmar sua confiança na linha.
Além disso, são mencionados seu certificado de eficiência 80 Plus Gold, o uso de capacitores 100% japoneses e a existência de um modo de ventilador semi-passivo que promete 'ruído ultra-baixo'.
Na parte traseira, mais do mesmo com um pouco mais de detalhes. Notável a curva de ruído do ventilador, o que indica que, teoricamente, ele não liga até passar 340W com uma temperatura ambiente de 25ºC.
A fonte vem com excelente proteção e com uma apresentação que certamente dá uma sensação 'premium', pois além da espuma protetora, ela vem em uma elegante caixa preta e os cabos em uma caixa neste fantástico Corsair RM850x.
A marca fornece um manual do usuário, fiação, hardware, algumas abraçadeiras, um adesivo de marca e vários pentes para os cabos, além de uma pequena folha explicativa sobre como usá-los corretamente. Antes de dar uma olhada nos cabos especiais que ele inclui, vamos dar uma olhada no exterior da fonte.
A estética deste Corsair RM850x White 'se apaixona' desde o primeiro momento. Seu acabamento branco realmente se destaca da maioria dos modelos no mercado, com um chassi bastante atraente.
Um adesivo na frente nos alerta que o ventilador permanecerá desligado em cargas baixas e médias, devido ao seu modo semi-passivo.
Na parte traseira não há nada além da placa de conexão modular. Estamos desapontados, como nas outras fontes RMx, por não haver um botão para desativar o modo semi-passivo do ventilador. Existem usuários que preferem ter o ventilador sempre ligado e, de fato, é recomendável montar com a fonte abaixada, pois é recomendável montar em fontes semi-passivas para cima, pois o calor aumenta naturalmente e, portanto, é evitado. acumular dentro da fonte.
Abrimos o estojo que vem na caixa e encontramos os cabos embainhados individualmente em toda a sua glória. A malha branca do paracord é simplesmente maravilhosa e nós adoramos desde o início. Esse é o aspecto mais diferencial dessa fonte e muitos usuários desejam esse tipo de cabo em seus equipamentos. A compra de um kit custa um pouco de dinheiro, e o revestimento manual dos cabos é um processo relativamente simples, mas extremamente demorado e tedioso. Esses cabos são o motivo pelo qual essa fonte custa muito mais do que a faixa RMx preta.
E a flexibilidade desses cabos? A verdade é que ela se perde em comparação com os cabos planos 'normais', mas muito pouco. Em vez disso, vence os cabos de malha tradicionais. O principal motivo para escolher a capa é a estética, mas a organização da fiação geralmente requer ainda mais cuidado do que o normal para torná-la perfeita.
Os cabos são de bom comprimento. Temos dois conectores EPS, algo quase obrigatório por esse preço, para quem deseja montá-lo nas plataformas X299 ou X399, por exemplo. Além disso, os tão esperados 6 conectores PCIe (boa figura para 850W) e os 10 SATA. Vamos lá, o que há para dar e receber. Que luxo Corsair RM850X!
Algo que nos surpreendeu foi a inclusão de capacitores nesses cabos, que a princípio pareciam um tanto imprudentes que poderiam arruinar a estética, mas, como mostraremos a seguir, eles não são vistos em uma montagem normal.
É assim que os cabos ficam montados no equipamento, a verdade é que eles ficam ótimos mesmo em uma configuração preta como esta e isso é tão "negligenciado". Em equipes mais focadas em estética, será ainda melhor. Por exemplo, se tivéssemos usado os pentes incluídos para o cabo PCIe e GPU. O que você acha do Corsair RM850X esteticamente?
Como dissemos, você não pode ver os capacitores dos cabos, mas vimos fotos de outros conjuntos com fontes expostas, onde eles podem ser vagamente apreciados. Não achamos que é um empecilho para a estética, pois um bom trabalho foi feito para escondê-las. De qualquer forma, eles poderiam ter sido omitidos, pois seu objetivo é melhorar a qualidade da corrente que sai da fonte , mas sem eles será excelente.
Análise interna
O interior do Corsair RM850x White é fabricado pela Taiwan Channel Channel Technology (CWT), assim como a maioria das fontes da Corsair. Este modelo é baseado em um design interno personalizado para a Corsair, idêntico ao RMx normal, embora para o último, uma revisão mais compacta com um design interno diferente esteja chegando ao mercado.
Como já é um padrão nas fontes dessa faixa, as tecnologias internas usadas são LLC no lado primário e DC-DC no secundário, que são bastante eficientes e, no caso de DC-DC, ajudam a melhorar regulação de tensão.
O filtro primário consiste em 2 capacitores X, 2 bobinas e no mínimo 6 capacitores Y (a maioria dos fabricantes se limita a 4), dos quais existem 4 na placa de circuito impresso e 2 na entrada atual. Esta parte é importante para filtrar o ruído da rede elétrica doméstica e impedir a interferência com outros aparelhos.
Além disso, um varistor ou MOV reduz sobretensões e uma resistência NTC suprime os picos de corrente que ocorrem na fonte ao ligar o equipamento, protegendo-o.
Para esta última tarefa, também é usado um relé. Nesse caso, a Corsair não o incluiu. Não sabemos o motivo, mas é provável que tentemos evitar o 'clique' audível que ele faz quando é ativado.
Nesta área, vemos muitas 'filas' que podem dar uma imagem de 'trabalho ruim realizado'. Nada está mais longe da realidade, pois essa cola é usada para impedir que as bobinas e outros componentes vibrem, tentando evitar a bobina de lamentação.
Os materiais utilizados para esse fim são condutores de calor, portanto não afetarão adversamente o resfriamento interno da fonte.
As duas pontes de diodo retificador têm um dissipador de calor para resfriamento e não conseguimos identificar a qual modelo elas pertencem.
Os dois capacitores principais são fabricados pela Nichicon, são japoneses e pertencem à série GG de boa durabilidade. Sua capacidade é de 470µF cada, perfazendo um total de 970µF, uma quantidade bastante alta para uma fonte de 850W, excelente.
Os capacitores japoneses também são usados exclusivamente no lado secundário. Na área dos MOSFETs de 12V (uma área bastante quente) estão os capacitores eletrolíticos Nippon Chemi-Con da série KZH, que têm uma vida útil estimada mais alta para esse tipo de componente.
Tanto nos módulos DC-DC, encarregados de criar e regular os trilhos de 5V e 3, 3V, quanto no restante da fonte e na placa modular, vários capacitores sólidos foram usados (as peças de metal com uma faixa vermelha), muito mais durável que qualquer eletrolítico e são fabricados pela japonesa Nichicon / FPCAP.
Na placa modular, a qualidade da solda não é a melhor que já vimos, mas é mais do que aceitável.
O circuito integrado de supervisão das proteções é um Weltrend WT7502 básico, mas lida apenas com as proteções OVP, UVP e SCP, já que o restante, OCP, OPP e OTP, são implementados de outras maneiras nos diferentes microcontroladores que a fonte possui..
Terminamos com o ventilador, o Corsair 135mm, que usa rolamentos 'Rifle' de qualidade decente. É conhecido como um fã bastante silencioso e, dado o perfil descontraído que o Corsair usa, ele raramente precisa ser ativado.
Bancada de testes e testes de desempenho
Realizamos testes de regulação de tensões, consumo e velocidade do ventilador. Para isso, usamos o seguinte equipamento, que cobra da fonte aproximadamente 75% de sua capacidade:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i5-4690K |
Placa de base: |
Asus Maximus VII HERO. |
Memória: |
16GB DDR3 |
Dissipador de calor |
Cooler Master Hyper 212 EVO |
Disco rígido |
SSD Samsung 850 EVO. Seagate Barracuda HDD |
Placa gráfica |
Sapphire R9 380X |
Fonte de energia |
Corsair RM850x Branco |
A medição das tensões é real, pois não é extraída do software, mas de um multímetro UNI-T UT210E. Para o consumo, temos um medidor Brennenstuhl e um tacômetro a laser para velocidade do ventilador.
Cenários de teste
Os testes são divididos em vários cenários, na ordem do menor para o maior consumo.
Carga da CPU | Carregamento de GPU | Consumo real (aprox) | |
---|---|---|---|
Cenário 1 | Nenhum (em repouso) | ~ 70W | |
Cenário 2 | Prime95 | Nenhuma | ~ 120W |
Cenário 3 | Nenhuma | FurMark | ~ 285W |
Cenário 4 | Prime95 | FurMark | ~ 340W |
Para medir a velocidade do ventilador, é adicionado um cenário inicial que é medido exatamente quando o equipamento é ligado, enquanto o restante dos cenários é medido após 30 minutos de uso (2h no caso do cenário 1)
Regulação de tensão
Consumo
Os valores de consumo são praticamente atribuídos a outras fontes de mais de 80 ou mais ouro.Velocidade do ventilador
O modo semi-passivo da Corsair é extremamente relaxado e funciona bem, embora gostaríamos de ter a capacidade de desativá-lo.
- A Corsair possui um dos modos semi-passivos mais relaxados do mercado. No nosso caso, o ventilador não ligou até uma hora depois que começamos nosso último teste de estresse. Deve- se notar que, sendo uma fonte de 850W, estamos sujeitando-a a uma carga relativamente baixa, em torno de 40%. No entanto, o comportamento é semelhante ao observado com um RM550x. O bom desse perfil semi-passivo é que um microcontrolador digital é usado para regulá-lo. Em outras palavras, eles usam um algoritmo bastante eficaz que leva em consideração a temperatura interna, a carga e o tempo de uso.Um aspecto positivo é que, quando a ventoinha é ligada, leva alguns minutos para desligar, em vez de fazê-lo assim que o carregamento, como fizemos com outra fonte de alimentação. Assim, se estivermos em cenários de carga altamente variável, como um jogo e seu consumo atingir altos e baixos, o ventilador permanecerá ligado o tempo todo, em vez de ligar e desligar continuamente, algo prejudicial à sua vida útil. Em resumo, gostamos de ver modos semi-passivos bem projetados, mas, dada a sua agressividade , acreditamos que deveria ter sido possível desativá-lo.
Palavras finais e conclusão sobre o Corsair RMx White
Esse intervalo é basicamente um RMx normal, com uma camada de tinta e fiação excepcional com 'capa'. O que significa isto? Bem, obtemos excelente qualidade interna, eficiência respeitável e excelente desempenho, como foi confirmado por tanto tempo no mercado.
Por fora, você se apaixonará pelo visual e a fiação de malha individual em branco será um luxo na maioria das instalações. No interior, a qualidade é excelente, com um design interno moderno, apoiado por bons componentes e pelo menos uma garantia de 10 anos.
Este modelo está à venda por cerca de 170 euros, sendo o RM750x White muito mais atraente por menos de 140 euros. Um preço alto ou baixo deve ser considerado? Estamos falando de 25 a 30 euros acima do RMx normal e, considerando que um kit de cabos Corsair com mangas custa cerca de 80 euros, esse é um bom preço. No entanto, se omitirmos o valor agregado da estética, o preço pode ser considerado alto, pois a própria marca oferece melhores faixas a esse preço, como o RMi, HX ou HXi.
Recomendamos a leitura do nosso guia sobre as melhores fontes de alimentação do mercado.
Muitos usuários se preocupam muito pouco com esse tipo de fiação, enquanto outros o têm entre suas principais prioridades. Se você estiver nesse último grupo de usuários, essa é uma das melhores opções do mercado. Caso contrário, você pode se concentrar nas gamas Corsair mencionadas acima.
Vamos resumir as principais vantagens e desvantagens deste RM850x White:
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
- ESTÉTICA IMPRESSIONANTE |
- NENHUMA OPÇÃO PARA DESATIVAR O MODO DE VENTILADOR HÍBRIDO |
- EXCELENTE GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO E "MANGUEIRA" SERÃO APRECIADOS POR MUITOS ENTUSIÁSTICOS | - ALGO PREÇO ALTO PARA SUAS CARACTERÍSTICAS ESTÉTICAS E FIO COM "MANCHA", MAS É MAIS BARATO DO QUE RMX NORMAL + MANCHA SEPARADA. |
- 10 ANOS DE GARANTIA | |
- SILENCIOSO |
|
- QUALIDADE INTERNA MUITO ALTA |
Corsair RM850x Branco
QUALIDADE INTERNA - 94%
SOM - 94%
GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 95%
SISTEMAS DE PROTEÇÃO - 90%
PREÇO - 85%
92%
Se você procura estética branca e com mangas, esta fonte é para você. No entanto, se você não se importa com esses aspectos, a própria Corsair oferece fontes ainda melhores por esse preço.
Análise da Corsair sp120 rgb em espanhol (análise completa)
Revisão em espanhol das ventoinhas Corsair SP120 RGB com dimensões 120 mm, RPM, fluxo de ar, sistema de iluminação RGB, disponibilidade e preço.
Análise da Corsair k70 lux rgb em espanhol (análise completa)
Revisão em espanhol do teclado Corsair K70 LUX RGB com switches Cherry de segunda geração, iluminação LED RGB, software, disponibilidade e preço
Análise do kfa2 geforce gtx 1080 ti exoc white em espanhol (análise completa)
Apresentamos a revisão da placa gráfica KFA2 Geforce GTX 1080 Ti EXOC: características técnicas, design, pcb, jogos, overclock, consumo e preço.