Avaliações

Análise do Corsair h100i rgb platinum se + corsair ll120 rgb em espanhol (revisão completa)

Índice:

Anonim

Temos conosco este novo Corsair H100i RGB Platinum SE, uma versão all-in-one de refrigeração líquida H100i de 240 mm, mas com novos recursos, incluindo a elegante cor branca, e as novas ventoinhas Corsair LL120 RGB, das quais também aproveitaremos Estude-os mais detalhadamente nesta mesma revisão, no seu pacote de compras de três unidades com o microcontrolador Lighting Node Pro incluído para gerenciá-los através do iCUE.

Antes de tudo, agradecemos à Corsair pela atribuição desses produtos por sua análise.

Recursos técnicos do Corsair H100i RGB Platinum SE

Características técnicas da Corsair LL120 RGB

Corsair H100i RGB Platinum SE Unboxing e Design

Vamos começar examinando os principais recursos e a descrição externa do sistema de refrigeração Corsair H100i RGB Platinum SE por ser o principal elemento de nossa análise. Este produto segue a linha de tendência da marca em termos de produtos, com uma grande caixa de papelão espessa perfeitamente identificável por uma grande foto colorida do sistema com a iluminação RGB ativada e as cores da marca, amarelo e preto.

Na parte de trás, podemos ver mais informações técnicas sobre o sistema, bem como um esboço das medições do radiador. Dizer que este sistema é um multifuncional que inclui a nova linha de ventoinhas Corsair LL120 de 120 mm e é por isso que o preço comparado ao Corsair H100i RGB aumenta alguns euros.

Em seguida, abrimos a caixa e encontraremos um grande número de elementos para a instalação do nosso sistema. Todos eles são perfeitamente pedidos em um molde de papelão duro e, por sua vez, são colocados em sacos plásticos para nos isolar um do outro. Vamos ver então, para os principais recursos, quais elementos vamos encontrar:

  • Parafusos de montagem do sistema Corsair H100i RGB Platinum SE para soquete LGA compatível com Intel e cabo USB 2.0 AMDC para controle RGB da iCUE2x Corsair LL120Backplate e suportes para CPUs Intel e AMD Instruções de montagem e do usuário

Dessa forma, temos todo o necessário para instalar este Corsair H100i RGB Platinum SE em todos os soquetes para os quais é compatível, tanto os processadores Intel quanto os AMD.

O radiador do Corsair H100i RGB Platinum SE é semelhante ao dos outros modelos da Corsair, será compatível com o tipo de instalação de 240 mm para o chassi compatível. As medições totais desse trocador são as ventoinhas instaladas: 277 de comprimento, 120 mm de largura e 20 mm de espessura.

Se colocarmos as ventoinhas LL120, que vêm exatamente do radiador, teremos uma espessura total de 52 mm, algo que sempre devemos levar em consideração ao medir nosso chassi para instalar este produto.

O alumínio aletado interno do trocador de calor é muito espesso e o sistema de tubulação de alumínio garante uma distribuição correta de calor por toda a superfície. A área externa também é feita de metal, neste caso não é de alumínio, mas de aço, e fornece rigidez ao conjunto fenomenal, de modo que dura muito tempo.

O bloco de bombeamento é praticamente o mesmo no design e nas especificações do restante dos modelos da marca. Com uma cabeça de alumínio e cobre e uma linda cobertura branca com iluminação LED RGB através do Corsair iCUE em seu halo duplo de 48 lâmpadas LED endereçáveis.

A placa fria Corsair H100i RGB Platinum SE é inteiramente feita de cobre. Não podemos ver o polimento de sua parte central porque ela já inclui uma forte camada de pasta térmica Corsair de alta qualidade. Mas, a julgar pela parte externa , temos um ótimo polimento quase acabando no espelho, algo que sem dúvida ajudará na transferência de calor.

Se nos colocarmos em sua área lateral, poderemos ver outro halo de iluminação lateral que completa a seção RGB desta AIO. Também observamos a porta Mini USB na bomba para conectar ao USB 2.0 na placa-mãe.

A bomba e o trocador serão conectados por dois tubos, um indo e outro de volta, é claro. Devemos dizer que a seção dos tubos é um pouco menor do que os novos modelos que a marca introduziu recentemente. Como o resto do bloco, a cor branca predomina neles, mais especificamente em seu revestimento de reforço trançado, que pode ser visto como sendo da mesma qualidade que o restante dos modelos.

A aparência do Corsair H100i RGB Platinum SE é impressionante, embora seja parcialmente verdade que o fato de incluir a cor branca em vez de preta está tornando o produto mais caro devido à sua exclusividade. Mas a seguir veremos que isso também se deve, em parte, aos novos fãs do LL120.

O bloco da bomba vem com os conectores de conexão para os ventiladores e também inclui o cabo de alimentação do tipo SATA e o cabo que irá para a porta USB 2.0 na placa-mãe.

Devemos considerar que são numerosos cabos e que precisaremos fazer um esforço extra para que eles fiquem ocultos na montagem do nosso PC. De qualquer forma, poderíamos conectar os fãs diretamente ao conselho, embora não estivéssemos tirando proveito de seu gerenciamento via iCUE.

Kit de ventilação Unboxing e Design Corsair LL120 RGB

Aproveitamos esta análise para falar também sobre os novos ventiladores Corsair LL120, que estão prontos para ser um dos melhores do mercado hoje, tanto em design quanto em desempenho. Como mencionamos anteriormente, dois deles serão incluídos no sistema de refrigeração líquida que essa análise ocupa, de modo que as características técnicas serão extensíveis aos dois produtos.

Bem, começaremos com a embalagem deste kit de fãs. É um conjunto que podemos adquirir como o vemos aqui, que possui os seguintes elementos:

  • 3x Parafusos de instalação Corsair LL120 RGB Nó de iluminação Pro Microcontrolador Parafusos Manual de instalação

Todos esses elementos serão perfeitamente isolados na caixa principal, graças a sacos plásticos e moldes de papelão para cada um desses ventiladores.

Esses três ventiladores são a nova geração da marca, com um design aprimorado em relação ao ML120 e maior desempenho com iluminação em anel duplo e uma ampla gama de PWM. Em sua aparência externa, vemos que não faltam borrachas antivibração para melhor isolamento acústico e dois conectores para cada ventilador, um para gerenciamento de iluminação por meio de software e outro para controle de velocidade PWM.

Essas ventoinhas Corsair LL120 RGB têm medidas de 120 mm de diâmetro por 25 mm de espessura. Seu mancal é do tipo hidráulico, com um motor que trabalha na faixa de 7 a 13, 2 V e 0, 3 A para velocidade de rotação mínima e máxima. Ele também possui controle PWM de 360 ​​RPM a um máximo de 2200 RPM, muito mais do que, por exemplo, a série básica ML120, que só vai até 1600 RPM.

O aumento nas voltas aumenta o ruído para 36 dBA discretos e a pressão estática do ar para 3, 0 mmH2O, ou seja, 0, 29 milibares. Tudo isso nos permitirá fornecer um fluxo de ar de 63 CFM (pés cúbicos por minuto), que traduzido para o sistema internacional terá um valor de 107 m 3 / h (metros cúbicos por hora), valor realmente alto para um fã de 120 mm de diâmetro.

Neste kit de ventiladores, incluímos o microcontrolador para estabelecer a comunicação entre esses ventiladores e o software iCUE. O Corsair LL120 RGB pode ser facilmente conectado ao software via USB 2.0 na placa-mãe. Por sua vez, o Lighting Node Pro nos fornece controle PWM inteligente com até 6 ventiladores compatíveis e controle de iluminação, todos usando o iCUE. Cada um desses elementos será conectado à energia através de um conector do tipo SATA.

Voltamos agora com nossos dois fãs do Corsair H100i RGB Platinum SE, sabendo que eles são exatamente iguais aos do kit analisado, é uma ótima notícia para os usuários que estão interessados ​​neste elegante sistema.

Instalação na plataforma Corsair H100i RGB Platinum SE LGA 1151

Já vimos a ficha técnica e a aparência externa da AIO, agora é hora de realizar sua instalação e conhecer os resultados das temperaturas, o que, em última análise, é o que mais nos interessa para o nosso PC de alto desempenho.

Começamos a instalar em um painel traseiro de metal na parte traseira da placa-mãe. Embora não seja visto na imagem, os quatro parafusos deslizam no respectivo trilho, então solte-os e mova-os até que estejam perfeitamente alinhados com os orifícios na placa-mãe.

Em seguida, instalamos os 4 parafusos nos orifícios que se projetam da placa-mãe, para fixar a placa traseira na placa e eliminar qualquer movimento possível.

Agora é hora de remover a tampa de plástico da placa fria delicadamente e sem tocar na pasta térmica e colocar o bloco com igual delicadeza em cima da CPU. Agora pegamos os quatro parafusos correspondentes e os parafusamos no soquete instalado anteriormente. Recomendamos instalar os parafusos na diagonal e apertar progressivamente os quatro ao mesmo tempo, para que o bloco fique equilibrado na parte superior da CPU o tempo todo. Cuidado para apertar demais o conjunto, apenas para que ele não se mova, pois podemos danificar a CPU.

O resultado é fantástico, com um sistema cheio de iluminação e, acima de tudo, com um ótimo desempenho, como veremos abaixo. Você vê que a instalação de refrigeração líquida é extremamente fácil.

Bancada de testes e desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Fórmula ASUS Maximus XI

Memória RAM:

Corsair Dominator Pro RGB de 32GB

Dissipador de calor

Corsair H100i RGB Platinum SE

Disco rígido

Kingston KC500 SSD

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Para testar o desempenho deste Corsair H100i RGB Platinum SE, enfatizaremos nosso poderoso banco de testes com um i9-9900K inteiro na velocidade das ações. Como é tradição, nossos testes consistem em aproximadamente 72 horas ininterruptas de trabalho, a fim de sujeitar a CPU e o resfriamento a um alto estresse e ver se ele realmente responde bem.

Assim, poderemos observar os picos mais altos de temperatura que o dissipador de calor atingiu. Nesse caso, devemos levar em consideração que, ao reproduzir ou usar o software normal, a temperatura cairá entre 7 e 12 graus.

Para realizar essas medições, o que faremos é usar os sensores internos do processador sob o controle estrito do aplicativo HWiNFO64 em sua versão mais recente. Sem dúvida, um dos melhores softwares de monitoramento existentes e que usamos desde tempos imemoriais.

Devemos dizer que os resultados são realmente bons, nunca excedendo os 63 graus no histórico de medições em todas essas longas horas. Não dormimos ao lado, mas podemos dizer que o sistema é extremamente silencioso, principalmente a bomba, que nem é perceptível.

Os fãs do LL120 fazem um ótimo trabalho e, mesmo com a rotação máxima, são muito silenciosos e, acima de tudo, eficientes. O excelente trabalho da Corsair na AIO e no seu novo LL120, caro, mas recomendado para PCs de alto desempenho.

Testes de overclock

Com a intenção de procurar um extra da Corsair H100i RGB Platinum SE e do nosso Core i9-9900K, monitoramos as temperaturas no overclock. Lembre-se de que esses processadores são soldados entre o DIE e o IHS; portanto, as temperaturas geralmente são um pouco mais altas devido à espessura do DIE.

Teste de overclock Inativo Cheio
I9 9900k a 5 GHz em todos os seus núcleos a 1, 33v 36 ºC 69 ºC

A pasta térmica e de resfriamento da Corsair funcionam muito bem, ainda melhor do que o esperado, por isso consolidamos esses bons sentimentos.

Software ICUE

E se comprarmos um produto Corsair que inclua iluminação ou permita seu gerenciamento em nosso sistema operacional, somos obrigados a instalar o Corsair iCUE, o software de marca genérica que se comunica com qualquer produto instalado em nosso PC e conectado a um USB.

Neste Corsair H100i RGB Platinum SE, podemos fazer o mesmo que com outros sistemas AIO RGB da marca, embora neste caso possamos personalizar o bloco da bomba e os ventiladores LL120.

Nós teremos um grande número de animações predefinidas no software para escolher, mas lembre-se de que o verdadeiro poder do iCUE está na criatividade de cada uma, pois poderemos criar nossos próprios perfis de iluminação por camadas e sincronizar todos os dispositivos Cosair que temos. Dê uma olhada no nosso recente artigo do Metro + iCUE para ver suas possibilidades.

Mas não apenas configuraremos a iluminação, também monitoraremos as temperaturas, configuraremos alertas e, claro , seremos capazes de visualizar e modificar o regime de velocidade dos ventiladores que instalamos e também da bomba de água.

Palavras finais e conclusão sobre os ventiladores Corsair H100i RGB Platinum SE e Corsair LL120 RGB

A primeira coisa a observar não apenas sobre o resfriamento líquido, mas também sobre os novos ventiladores, é seu design requintado e elegante. Um conjunto branco inteiro que será instalado idealmente em um chassi branco como o próximo Corsair Carbide 678C que será vendido em breve, ou em placas como a série MSI Titanium ou Asus Prime será um dissipador de calor legal. Embora seja verdade que parte do custo extra que pagamos em comparação com o modelo preto H100i RGB se deva em parte a essa cor e seu design cuidadoso.

Mas não é apenas bonito, mas também eficiente, já que as temperaturas com um Intel Core i9 são realmente boas, trabalhando em plena capacidade por vários dias, tivemos apenas picos de 63 graus, especialmente quando consideramos que temos um trocador de 240 mm. Aqui, novamente, os LL120s fazem um ótimo trabalho, sem precisar colocá-los na velocidade máxima quase a qualquer momento.

Recomendamos o nosso guia sobre os melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida do mercado

Bloqueie a iluminação RGB e os ventiladores fecham o círculo de exclusividade, com gerenciamento extremamente completo dos equipamentos da iCUE. Vimos outros equipamentos com ventilação no próprio bloco de bombeamento, por enquanto não é uma técnica que a Corsair seja implementada nos novos modelos, mas seria positivo que a marca introduzisse um desses. Por outro lado, devemos dizer que os tubos de transporte de líquidos são um pouco mais finos do que em outros modelos da marca.

Em relação ao kit de ventiladores, devemos dizer que é extremamente completo, três desses poderosos ventiladores nos fornecerão um grande fluxo de ar em nosso chassi e, o melhor de tudo, inclui um microcontrolador para conectá-lo ao iCUE de maneira simples e direta.

Finalmente, teremos este Corsair H100i RGB Platinum SE pelo preço de 167, 90 euros e o kit de ventilador Corsair LL120 pelo preço de 100 euros. Vemos que eles não são produtos realmente baratos, se considerarmos, por exemplo, que a versão preta do H100i custa cerca de 138 euros. A exclusividade do branco e os novos fãs da LL aumentam o preço em alguns euros.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ BOMBA MUITO SILENCIOSA

- ALGO PREÇO
+ DESIGN

- NÓS FAZEMOS TUBOS DE TAMANHOS MAIORES

+ GRANDE DESEMPENHO

+ ILUMINAÇÃO + ICUE

+ LL120 INCLUI MICROCONTROLADOR

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de platina:

Corsair H100i RGB Platinum SE

PROJETO - 97%

COMPONENTES - 90%

REFRIGERAÇÃO - 96%

COMPATIBILIDADE - 100%

PREÇO - 79%

92%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button