Tutoriais

▷ Temp. Núcleo: o que é e para que serve?

Índice:

Anonim

Neste artigo, apresentamos o Core Temp, uma ótima ferramenta gratuita para controlar a temperatura do processador.

Certamente muitos de vocês estão preocupados se a temperatura da sua CPU estiver muito alta, certo? Esse problema geralmente aparece apenas em casos de overclock, embora também possa ocorrer se o dissipador de calor estiver mais instalado ou se a pasta térmica secar excessivamente.

Core Temp permite controlar a temperatura do seu processador de uma maneira muito simples

Cada vez mais usuários escolhem comprar PCs personalizados, montados em peças, isso abre a porta para um iniciante fazer overclock na CPU ou para que o dissipador de calor seja instalado incorretamente. Essas duas situações podem causar superaquecimento na CPU, portanto, tenha cuidado para verificar se o processador está operando na temperatura correta. Para descobrir a temperatura da CPU, você pode baixar um programa de terceiros que pode ler a temperatura em cada núcleo do processador.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a AMD Ryzen - Os melhores processadores fabricados pela AMD

A maneira mais fácil de verificar a temperatura da sua CPU é instalar o Core Temp, uma ferramenta gratuita que inclui muitas funções. O Core Temp é um programa compacto, sem complicações, compacto e poderoso para monitorar a temperatura do processador e outras informações vitais. O que torna o Core Temp único é a maneira como ele funciona. É capaz de exibir a temperatura de cada núcleo em seu sistema.

Todos os principais fabricantes de processadores implementaram um "DTS" (sensor térmico digital) em seus produtos. O DTS fornece leituras de temperatura com resolução mais precisa e mais alta do que os sensores térmicos a bordo convencionais. Esse recurso é compatível com todos os processadores x86 recentes. Processadores Intel, AMD e VIA são suportados.

Depois de baixar o software, basta executar o instalador e abri-lo como qualquer outro programa. Quando o Core Temp estiver aberto, você poderá ver a temperatura média da CPU olhando para o canto inferior direito da janela. Você poderá ver os valores mínimo e máximo em graus Celsius, algo que é muito útil para saber a temperatura máxima atingida. Esses valores serão alterados conforme você executa tarefas diferentes no seu PC. Por exemplo, ao reproduzir ou usar um programa de edição de vídeo, a temperatura da sua CPU aumentará em maior medida.

É totalmente normal, pois a temperatura do processador depende da carga que ele suporta. O valor Tj. Max nos informa sobre a temperatura máxima suportada pelo processador; se atingir esse limite, diminuirá seu desempenho para reduzir o consumo de energia e evitar queima.

O Core Temp também nos oferece a opção de limitar a temperatura máxima do nosso processador, para isso basta acessar "opções" e selecionar "proteção contra superaquecimento". A partir daqui, podemos selecionar uma temperatura operacional máxima, por exemplo 90ºC neste caso. Também podemos solicitar que o sistema nos notifique quando esse valor for atingido, ou mesmo desligue, suspenda ou hiberne.

Temperatura ideal da CPU sob carga e ociosa

A temperatura ideal da CPU dependerá do processador que você possui, embora existam algumas recomendações que podem ser aplicadas à maioria dos modelos. Lembre-se também de que alguns processadores podem aquecer mais que outros; o AMD Ryzen tende a aquecer menos que o Intel Core devido à maneira como foram projetados.

Na maioria das vezes, uma boa regra geral é que você deve tentar manter a temperatura do processador abaixo de 80ºC ao reproduzir ou usar programas pesados como edição de vídeo. Os processadores atuais podem suportar temperaturas de até 100ºC, embora apenas em tempo hábil, e não é recomendável que sejam mantidos próximos a esse limite por longos períodos de tempo. Seu processador não quebra devido ao trabalho a 90ºC, mas sua vida útil pode ser reduzida.

Se sua CPU chegar perto de 100ºC, você poderá começar a notar uma degradação no desempenho, porque o processador está limitando seus recursos para ajudar a esfriar, o que é conhecido como regulação térmica. Felizmente, os processadores modernos são projetados de maneira inteligente; se suas temperaturas ficarem muito altas, isso simplesmente limitará seu desempenho geral; portanto, é sempre melhor manter as coisas o mais legal possível. Uma situação em que as coisas podem dar errado é se você possui um processador capaz de fazer overclock e decide ajustar manualmente a tensão e a frequência no BIOS. Nesse caso, você pode causar danos reais à CPU ou à placa-mãe. Além disso, o Windows quase certamente trava quando a CPU fica muito quente.

Em relação à temperatura em repouso, como regra geral, qualquer coisa entre 25 e 40 ºC é considerada "fria". SUA CPU deve ser mantida próxima a esses valores se não estiver executando nenhuma tarefa. Se você mora em uma área muito quente, é possível que eles sejam ainda mais altos, mas em nenhum caso deve exceder 45ºC.

Isso encerra nosso artigo dedicado ao Core Temp, uma ferramenta muito simples, mas poderosa para controlar a operação do nosso PC.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button