Processadores

Comparação de desempenho e jogos do Core i7 8700k vs ryzen 7

Índice:

Anonim

Voltamos com uma nova comparação com o Core i7 8700K como protagonista, desta vez com a família Ryzen 7 da AMD para avaliar o comportamento de jogos e aplicativos. Lembre-se de que o Ryzen 7 veio oferecendo um equilíbrio sensacional entre preço e desempenho.Eles ainda serão os reis após a chegada do mais novo da Intel?

Características técnicas do Core i7 8700K vs Ryzen 7

Lembre-se de que o Core i7 8700K é o novo processador topo de linha da família Intel Coffee Lake, é um silício fabricado no processo refinado a 14 nm ++ Tri-Gate que oferece eficiência energética sem precedentes. Isso permite que um projeto de 6 núcleos e 12 fios seja alcançado a uma velocidade básica de 3, 7 GHz que sobe para 4, 7 GHz no modo de tubo máximo com um TDP de apenas 95W, tornando-o um processador que consome muito pouco e gera pouco calor. O restante de seus recursos passa por 12 MB de cache L3, juntamente com uma GPU Intel UHD 630 integrada, composta por 24 unidades de execução e que oferece excelentes recursos de multimídia, embora seu potencial para videogames seja muito pequeno.

Do outro lado do anel, temos os processadores AMD Ryzen 7, há um total de três modelos, embora suas características sejam quase idênticas, pois diferem apenas na frequência operacional e no TDP. Todos eles consistem em 8 núcleos Zen e 16 threads de processamento, graças ao uso da tecnologia SMT. Seus recursos comuns continuam com um total de 16 MB de cache L3 e um processo de fabricação a 14nm Fin-FET da GlobalFoundries, bem abaixo do Trin Gate de 14nm da Intel. A microarquitetura Zen da AMD possui tecnologias como XFR, SenseMI e Presicion Boost para melhorar o desempenho que esses processadores são capazes de oferecer.

Se focarmos nos modelos, temos o seguinte:

  • AMD Ryzen 7 1700: 3 GHz / 3.7 GHz 65W AMD Ryzen 7 1700X: 3.4 GHz / 3.8 GHz 95W AMD Ryzen 7 1800X: 3.6 GHz / 4 GHz 95W

Como podemos ver, o Ryzen 7 tem uma vantagem por ter dois núcleos e quatro threads extras em comparação com o Core i7 8700K. Será suficiente para compensar a maior velocidade e potência por núcleo do Core i7 8700K?

Bancada de testes e desempenho de aplicativos

A bancada de testes usada nos testes é a seguinte:

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen 7 vs Core i7 8700K

Placa de base:

Asus Maximus X Hero / MSI X370 XPOWER Gaming Titanium

Memória RAM:

Corsair LPX 64 GB DDR4 a 2600 MHz / Corsair Vengeance 32 GB DDR4

Dissipador de calor

Corsair H115 / Noctua NH-D15 SE-AM4

Disco rígido

Exemplo 850 EVO.

Placa gráfica

Gigabyte GTX1080 Ti 11GB

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Começamos analisando o desempenho de ambos os processadores em aplicativos que fazem uso intensivo dele.

Teste de jogo

Os jogos sempre foram um terreno muito mais favorável para a Intel e, com o Core i7 8700K, deve ser ainda mais devido às altas frequências de clock que é capaz de alcançar. Nenhum jogo atual pode usar mais de oito threads de processamento; portanto, ambos os processadores têm muitos núcleos e aquele com os mais poderosos será o vencedor.

Os testes foram feitos com uma GeForce GTX 1080 Ti e resolução de 1080p, 2K e 4K.

Análise e conclusão dos dados

No início do ano, a AMD virou o mercado de processadores de cabeça para baixo com a chegada do Ryzen 7, seus primeiros modelos baseados na nova microarquitetura Zen e que vieram dar à Intel mais dor de cabeça. Esses processadores rapidamente se tornaram o melhor valor para o dinheiro e a escolha de escolha para muitos usuários.

Isso não gostou nada de uma Intel que veio de 2011 com uma evolução quase nula todos os anos, de modo que o setor de processadores estava muito estagnado. Pela primeira vez em muitos anos, o Intel Core tinha um rival no auge que até o Eu estava fazendo muitas coisas, apesar dos jogos ainda serem domínio da Intel.

A Intel não quis ficar de fora e já estava trabalhando no que seria Coffee Lake, sua oitava geração de processadores Core que finalmente chegou ao mercado com a intenção de colocar o AMD Ryzen em xeque.

O Cinebench R15 é o aplicativo principal quando se trata de tirar todo o desempenho que um processador oculta. Aqui vemos como o Core i7 8700K consegue se colocar acima de todos os Ryzen 7, provando que os 6 núcleos e 12 threads da Intel são superiores a 8 Ryzen 7 núcleos e 16 threads. Isso ocorre porque o novo processador Intel alcança frequências operacionais muito altas com um turbo máximo de 4, 7 GHz, isso torna sua potência por núcleo muito alta e não tem problema em superar os processadores com mais núcleos.

O restante dos testes não é exceção, o Core i7 8700K é superior ao Ryzen 7 em tudo e mais nos jogos, o território da Intel por excelência, onde o poder do núcleo é de vital importância. Aqui, o AMD Ryzen 7 simplesmente não tem nada a ver faça.

Recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores processadores do mercado (2017)

Se no início do ano foi a AMD que estava revolucionando o mercado de processadores, agora a Intel está fazendo isso com o maior salto que a empresa deu desde a chegada de Sandy Bridge em 2011, levou seis anos para a gigante Os semicondutores despertaram da letargia, mas o fizeram de maneira excepcional e sem hesitação.

Hoje, o Core i7 8700K é o melhor processador convencional do mercado para tudo, apenas seu alto preço de 400 euros e a baixa disponibilidade atual dão um balão de oxigênio a alguns AMD Ryzen 7 que já estão pedindo uma substituição, não será até fevereiro quando tivermos uma nova geração de processadores Ryzen de 12 nm que tentarão dificultar a vida da Intel novamente.

RECOMENDAMOS VOCÊ O AMD Ryzen 5 3600 no Geekbench é superior ao Ryzen 7 2700X

Espera-se que entre agora e fevereiro o preço do Core i7 8700K diminua gradualmente até atingir aproximadamente 320-340 euros, o que apenas complicará ainda mais a vida da AMD. Atualmente, as Ryzen 7 1700, 1700X e 1800X têm preços de aproximadamente 290 euros, 340 euros e 416 euros, respectivamente.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button