Notícia

Drivers da amd radeon: problemas de estabilidade continuam

Índice:

Anonim

Apesar do fato de a AMD estar fazendo o possível para otimizar o máximo possível seus controladores Radeon, ainda são detectados problemas de estabilidade neles. Estamos falando de telas pretas, oscilações, artefatos em jogos, downclock em alguns modelos. Em suma, problemas de estabilidade que de alguma forma alienam os jogadores dessa plataforma.

Problemas de tela preta com drivers AMD Radeon

Um dos problemas mais frequentemente relatados pelos usuários nos threads da AMD é o problema de tela preta. Esse problema não surge por um motivo específico, mas aleatoriamente com cartões aleatórios ao reproduzir e instalar o driver. Acabamos experimentando essa tela preta em certos jogos como o Metro Exodus durante os testes. Achamos que era por ser modelos ainda pouco testados, mas parece que eles ainda ocorrem em cartões com quase 8 meses de vida.

De fato, em alguns casos ( inclusive nós mesmos) , também vimos telas verdes em alguns modelos do RX 5600 XT, e outros usuários relatam o mesmo. Isso pode ser devido ao superaquecimento da memória, o que faria sentido, considerando que eles aumentaram de 12 para 14 Gbps. O problema pode surgir quando o GDDR6 excede o limite de 100 o C, algo pouco comum se o resfriamento for adequado, por isso recomendamos visitar nossas análises, onde também revisamos o resfriamento de cada modelo. Por exemplo, a Asus foi um dos fabricantes que revisou seu RX 5700 e 5700 XT O8G para esse problema.

Continuando nosso foco em oferecer o melhor driver possível para 2020 da Amd

O que a AMD diz sobre isso? Bem, em uma das afirmações, ele afirma ter resolvido esses problemas de tela preta. De fato , ainda existem usuários relatando problemas não apenas no Navi, mas também nas arquiteturas anteriores Polaris e Vega.

Outros problemas de instalação e downclocking

O segundo problema mais comum é uma instalação incorreta do driver. Em nossa experiência, a primeira coisa que devemos fazer é evitar a instalação de versões de avaliação, e a segunda e muito importante é desinstalar a versão anterior antes de instalar a versão mais recente. Também enfrentamos esse problema após a atualização para versões anteriores. O que devemos fazer é passar a ferramenta DDU para remover completamente os drivers e fazer uma instalação limpa.

O downclock ocorre quando a GPU não consegue alcançar as frequências para as quais foi projetada. Estamos bastante claros de que essas placas gráficas já são muito extraídas da fábrica, a julgar pela falta de capacidade de overclock que elas mostram em nossa análise. Mas, em alguns casos, eles não conseguem atingir o relógio especificado, por exemplo, os 1770 MHz em um RX 5600 XT permanecem em cerca de 1650 MHz.

Diante desses e de mais erros, é a própria comunidade que fornece certas soluções mais ou menos eficazes que funcionam para alguns e outros não. Mas a responsabilidade, em qualquer caso, deve recair diretamente sobre a AMD, pois são seus desenvolvedores que devem ajustar esses drivers. O fabricante já falou em seu próprio blog relatando que está investigando todos os problemas relatados.

A Nvidia também não foi poupada dos erros no lançamento de novas placas gráficas, mas os desenvolvedores conseguem eliminá-las com maior solvência e velocidade. Isso não impede que a luta entre os dois gigantes da placa gráfica seja bastante interessante hoje. É claro que isso nos beneficia, com uma notável queda nos preços das GPUs da Nvidia para competir com a grande fatia de mercado que a AMD conquistou, algo que não acontecia há muito tempo.

Vamos confiar na AMD para resolver esses problemas nos controladores AMD Radeon, porque se gastarmos mais de 300 euros em uma GPU, é para que funcione de maneira estável e com as garantias máximas.

Você já experimentou problemas desse tipo se tiver uma placa AMD? Conte-nos sobre esses ou outros problemas que você teve.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button