Hardware

Eles conseguem fazer overclock do zero zero de framboesa até 1600mhz

Índice:

Anonim

O EverPi, um portal brasileiro dedicado a mexer com as placas Rasperry Pi Zero, alcançou um novo recorde mundial atingindo mais de 1600Mhz por overclocking. O limite teórico é de 1620Mhz.

Raspberry Pi Zero com overclock de até 1600Mhz

Há alguns meses, eles já haviam realizado testes preliminares de overclock com o Raspberry Pi Zero, sem fazer nenhuma modificação de hardware na placa. Com overclock de até 1100MHz, a placa começou sem problemas, mas quando alcançou 1200Mhz nem sempre foi capaz de concluir sua inicialização, recebendo o processador Vcore de 1, 4 volts.

O recorde anterior de overclock do Rasperry Pi Zero ficou em 1550Mhz.

Para fazer o overclock em 1600Mhz, eles tiveram que criar um dissipador de calor personalizado para que a temperatura não subisse muito alto. Eles também adicionaram um módulo Peltier que o coloca em água gelada para manter a temperatura adequada. Começou com uma temperatura de 2, 4 graus Celsius até estabilizar em 16 graus Celsius.

Como eles chegaram a 1600Mhz?

O problema com o Raspberry Pi Zero é que ele é limitado pelo firmware que impede que tensões superiores a 1, 4 volts sejam usadas na placa. Para isso, o pessoal da EverPi precisou remover o indutor de controle encarregado do gerenciamento de tensão da placa e alterou-o para o regulador LM2596 para poder usar tensões superiores a 2 volts.

Você pode quebrar o recorde de 1200Mhz?

De acordo com o EvenPi, isso não é possível devido às seguintes limitações:

  1. O firmware de fábrica estava bloqueado anteriormente em 1500 MHz e atualmente está limitado a 1600 MHz. Existe um limite de 3, 2 GHz PLL, o que faria com que frequências acima de 1600 MHz não funcionassem.

Fonte: EverPi

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button