Conheça os pacotes de snap do ubuntu e suas vantagens
Índice:
Uma das grandes novidades do Ubuntu 16.04 Xenial Xerus são os pacotes Snap que você provavelmente já leu antes de entrar neste post. O que são pacotes Snap e quais são suas vantagens?
Antes de continuar com os pacotes Snap, devemos revisar a operação do GNU / Linux e Ubuntu, em particular em termos de gerenciamento de software.
Como lidamos com o software no Ubuntu?
Se você já usou o Ubuntu ou outra distribuição GNU / Linux, pode ter notado que sua maneira de instalar e desinstalar o software é muito diferente do Windows. No GNU / Linux, o software de estrutura de pacotes e esses pacotes estão disponíveis nos repositórios para download.
Podemos definir um repositório como um conjunto de pacotes classificados que contêm todos os elementos necessários para instalar um determinado programa no sistema, por exemplo, wmaker ou um conhecido como media player VLC. A instalação de um determinado programa pode exigir um único pacote ou vários deles.
No caso do Ubuntu, em particular, temos várias opções para gerenciar os pacotes.deb disponíveis nos repositórios e instalados em nosso sistema, embora todos façam uso do conjunto de ferramentas apt (do inglês Advanced P ackage T ool) criado pelo Debian na época (Ubuntu é um derivado do Debian).
Console de comando: o uso do console é o método preferido pelos usuários mais avançados ao gerenciar software no Ubuntu devido à sua grande versatilidade e velocidade.
Para instalar um programa a partir do console de comandos, devemos indicar a seguinte ordem:
sudo apt-get install "nome do pacote"
Um exemplo seria o seguinte:
sudo apt-get install wmaker
Para desinstalá-lo, basta alterar a palavra instalar para remover:
sudo apt-get remover wmaker
Em seguida, o sistema solicitará nosso código de usuário e começará imediatamente a baixar e instalar todos os pacotes necessários para a instalação do nosso programa. Nesse caso, é muito simples, porque o programa tem o mesmo nome do pacote que devemos baixar (wmaker), portanto não temos problemas. No entanto, muitas vezes o nome do programa não corresponde ao nome do pacote e, em seguida, temos um problema, talvez também seja necessário baixar mais de um pacote manualmente.
Synaptic: synaptic é outra ótima ferramenta criada pelo Debian para gerenciamento de software. Synaptic nada mais é do que uma interface gráfica para usar o apt de uma maneira muito mais simples e amigável, com isso podemos procurar os diferentes pacotes para instalar / desinstalar de maneira gráfica.
Centro de Software Ubuntu: O Centro de Software Ubuntu é uma nova interface gráfica criada pela Canonical para simplificar ainda mais o uso do apt e facilitar para usuários menos experientes. É uma interface na qual aparecem os diferentes programas e pacotes disponíveis para instalação, classificados por categorias.
Gdebi: Esta é outra ferramenta gráfica que utiliza o apt para a instalação de pacotes no Ubuntu e que também foi criada pelo Debian. Nesse caso, ele nos permite instalar pacotes em nosso sistema que baixamos de outro computador ou aqueles que conseguimos baixar em nosso próprio computador. O Gdebi cuidará de baixar o restante dos pacotes possíveis que forem necessários
Compilação de binários: existe uma última opção muito mais avançada e complexa que consiste em baixar o código fonte (se disponível) e compilá-lo manualmente para o nosso sistema. Com isso, conseguimos que os programas sejam adaptados ao máximo às características do nosso PC para melhor desempenho.
O gerenciamento do software no GNU / Linux, na forma de repositórios e pacotes, apresenta uma série de vantagens importantes para os usuários, por um lado os responsáveis pela distribuição podem verificar a correta operação e segurança de todos os arquivos do sistema e, também, Permite atualizar todo o software instalado com apenas alguns cliques ou com um único comando no terminal.
Limitações e benefícios do repositório dos pacotes Snap
Como mencionamos anteriormente, a instalação de um determinado programa pode exigir um único pacote ou vários deles; este último caso é conhecido como dependências e pode (de fato) causar vários problemas importantes.
RECOMENDAMOS A Microsoft lança os novos microcódigos através do Windows UpdateA primeira é que podemos continuar usando uma versão relativamente antiga do Ubuntu e desejar instalar a versão mais recente de um determinado programa. Nessa situação, pode ser que uma das dependências do programa que queremos instalar não esteja disponível nos repositórios disponíveis para a nossa versão do Ubuntu; nesse caso, simplesmente não conseguimos instalar o nosso amado programa ou teríamos que recorrer a muito mais métodos avançado e complexo para resolver o problema com dependências.
O outro grande problema afeta principalmente computadores que não possuem conexão à Internet; nesse caso, é impossível ou muito complicado baixar manualmente todos os pacotes necessários de outro computador e instalá-los no nosso.
Tendo em vista esses problemas, os pacotes Snap disponíveis no Ubuntu 16.04 LTS nascem, contêm todos os arquivos e todas as dependências para instalar um determinado programa, podemos dizer que é uma solução semelhante à do Windows e que, com um único arquivo, podemos instalar um programa. Esses pacotes Snap nascem da inspiração em sistemas operacionais móveis, por exemplo, Android, onde podemos baixar um arquivo apk e depois transferi-lo para o nosso smartphone ou tablet e instalar o aplicativo em questão de uma maneira muito simples.
Nesse momento, é importante observar que os aplicativos instalados nos pacotes Snap permanecerão isolados do restante do sistema, um ponto importante para garantir a segurança, pois os arquivos contidos nesses pacotes não serão monitorados ou controlados pela Canonical. Dessa forma, se um pacote Snap apresentar um arquivo com uma falha de segurança, ele não afetará o restante do sistema, mas apenas seu próprio programa, não se esqueça de que o GNU / Linux é um sistema operacional caracterizado por oferecer grande segurança ao sistema. usuário.
O snap do Ubuntu já tem mais de 500 pacotes disponíveis
A Canonical informou que mais de 500 pacotes Ubuntu Snap já estão disponíveis para instalação em seu sistema operacional e derivados.
O que é o cloudlinux e quais são suas vantagens
O CloudLinux é um software vital para as empresas que oferecem hospedagem compartilhada, podendo ajustar os parâmetros de cada conta individual.
O Discover será compatível com pacotes de snap canônicos
O Discover dará mais um passo em outubro com a chegada do Plasma 5.11 e a compatibilidade com os populares pacotes Snap.